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3 ações para cuidar da saúde dos colaboradores
Saúde no Trabalho

3 ações para cuidar da saúde dos colaboradores

Quando uma empresa investe na saúde dos colaboradores, possui consequências positivas, por exemplo, fatores de retenção, desenvolvimento e motivação.

No artigo de hoje, iremos abordar 3 ações que podem ser aplicadas no ambiente corporativo. Com essas ações, a sua empresa estará cuidando da saúde dos colaboradores. Acompanhe!

Menos custos para organizações

Certamente, um funcionário afastado por motivos de doença tem um custo para a organização. Além desse custo, prevenir a saúde do colaborador influencia na imagem corporativa

Quando uma empresa é negligente quanto a saúde de seus colaboradores, pode sofrer processos trabalhistas, indenizações, entre outros. Sendo assim, o valor gasto com a saúde não é desperdício, e sim um investimento.

Investir na saúde do colaborador reduz gastos como encargos com advogados, tratamentos e de prejuízos relacionados a queda na produção.

Ao trocar 1 dólar investido em prevenção, obtém-se um retorno de 4 dólares para a empresa. Isso acontece devido ao aumento da produtividade e da satisfação do profissional.

Pirâmide das necessidades de Maslow

Na pirâmide das necessidades de Maslow, a segurança no local de trabalho e a saúde ocupam o segundo lugar na hierarquia, ficando atrás apenas das necessidades fisiológicas.

Com o plano de saúde e o acompanhamento adequado, fica mais fácil de controlar os afastamentos por motivos de doenças.

Muito além de exames ocupacionais

Os cuidados com a equipe vão muito além dos exames ocupacionais (admissão, demissão etc). O plano de saúde é primordial, mas existem ações que potencializam o retorno sobre esse investimento.

Agora vamos ver três ações simples e de baixo custo para serem aplicadas no dia a dia da sua empresa.

Aplicar essas ações é uma forma de melhorar a saúde dos colaboradores e evitar complicações legais. Assim, contribui-se para direcionar a cultura da organização para a conscientização.

Ações do SIPAT

Como já se sabe, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é obrigatória para todas as empresas, independentemente do número de colaboradores.

Nessa semana, que pode acontecer em qualquer época do ano, devem acontecer palestras, gincanas e demais ações de prevenção.

Ao mapear os principais problemas de saúde e acidentes encontrados no decorrer do ano, com certeza, é possível obter um bom retorno. A partir deste levantamento, devem ser desenvolvidas ações que conscientizem e incentivem o funcionário a cuidar das condições físicas e mentais.

Clima organizacional

Trabalhar em um local de clima desagradável pode ser tóxico e causar adoecimento no colaborador. Os indicativos de que algo não vai bem na equipe é o grande número de afastamentos e faltas.

Uma forma dos gestores identificarem os problemas e agir corretivamente sobre eles é através das pesquisas de clima.

Ergonomia

Através da ergonomia, é possível disciplinar a equipe e desenvolver técnicas de adaptação do profissional com seu trabalho, garantindo a melhor e mais segura forma de desempenhar uma atividade.

A empresa que se preocupa com a ergonomia do colaborador, tem uma equipe produtiva, envolta em um bem-estar maior e menor número de afastamentos por LER/DORT.

Enfim, a saúde dos funcionários influencia em muitos fatores dentro da organização.

A sua empresa tem cuidado dos colaboradores? Deixe seu comentário e siga nosso LinkedIn para acompanhar as novidades!

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