Higiene pessoal no trabalho: como o RH pode atuar em seu auxílio

higiene pessoal trabalho colaboradores mascara

O cuidado com a saúde e integridade dos trabalhadores, a higiene pessoal no trabalho, tem ganhado cada vez mais força em empresas públicas e privadas, independentemente do porte. 

Assim, medidas que assegurem a higiene do colaborador no trabalho estão presentes em sua rotina de trabalho, fazendo com que os empregados estejam cientes de medidas de prevenção e de higiene para se proteger dos agentes que causam risco à saúde.

Mas, para que essa conscientização aconteça, os setores precisam trabalhar em conjunto e construir uma rede colaborativa, além de organizar eventos que visam a conscientização de boas práticas. 

Fazer com que isso aconteça é o papel do RH na higiene no ambiente de trabalho. Se você quer saber mais sobre como o setor de Recursos Humanos atua nessa área, continue conosco.

Boa leitura!

O que é a higiene pessoal?

higiene pessoal trabalho mulher espelho
Higiene pessoal no trabalho.

A higiene pessoal leva em consideração todas as medidas de autocuidado para promover a saúde do trabalhador. 

Dessa forma, a higiene pessoal envolve outros tipos de higiene, como a corporal, estando incluída aqui também a bucal, além da mental. 

Assim, os cuidados com a higiene pessoal são fundamentais para a promoção da saúde e precisam ser feitos de forma regular.

Exemplos de higiene pessoal

Agora, vamos citar alguns exemplos de higiene pessoal, confira:

  • Tomar banho todos os dias, escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia (depois das refeições), usar roupa limpa, cuidar dos cabelos e das unhas;
  • Lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro;
  • Lavar as mãos antes das refeições;
  • Evitar andar descalço, usar sandálias ou sapatos;
  • Ao lavar as toalhas e roupas íntimas, coloque-as para secar diretamente no sol, não as deixando dentro do banheiro ou na sombra;
  • Cada pessoa da família deve ter sua própria toalha e escova de dente, evitando compartilhá-las;
  • Evitar sentar em vasos sanitários de banheiros públicos ou em casas de pessoas desconhecidas;
  • Evitar ficar muito tempo com roupa molhada;
  • Não compartilhar roupas íntimas, como calcinhas, cuecas, sutiãs, com outras pessoas.

Importância da higiene pessoal no trabalho

Conhecemos a palavra higiene ligada à limpeza, certo? Mas o conceito de higiene no trabalho é um tanto diferente.

Essa é uma ciência que preza pela saúde e integridade de qualquer trabalhador. Para isso, é necessário identificar, eliminar ou controlar agentes de riscos de diversas naturezas e substâncias que podem ser prejudiciais à saúde.

Os profissionais responsáveis pela higiene no trabalho precisam identificar e evitar doenças que, muitas vezes, podem ser imperceptíveis aos olhos menos treinados. 

A exposição a gases, fluidos, poeira, entre outros elementos, podem implicar no aparecimento de alguma enfermidade.

Os riscos ocupacionais podem existir em qualquer tipo de empresa. Por isso é importante a função da higiene no trabalho, que poderá indicar esses agentes e as medidas que devem ser tomadas a fim de evitar danos à saúde e integridade de um colaborador. 

Saiba quais são os riscos ocupacionais existentes:

  • Risco físico: é relacionado aos sentidos humanos, como sons, temperaturas, umidade, vibrações, radiações, ruídos e outros;
  • Risco ergonômico: é relacionado ao esforço físico desempenhado pelo trabalhador em sua função. São analisados fatores como esforço físico intenso, postura adequada e a quantidade de peso que é carregada pelo colaborador;
  • Risco de acidente: o local é avaliado como agente de risco. É preciso observar se o ambiente é adequado, se há iluminação incorreta, se os equipamentos têm proteção adequada, risco de incêndio, entre outros;
  • Risco químico: é preciso analisar se os trabalhadores estão expostos a substâncias químicas, como gases, vapores, neblina, poeiras tóxicas, entre outros compostos químicos;
  • Risco biológicos: os agentes de risco são microorganismos que podem afetar a saúde do trabalhador, como bactérias, fungos, vírus, bacilos, entre outros organismos.

Como funciona a higiene pessoal no trabalho?

higiene pessoal trabalho mulher escovando dentes
Como funciona a higiene pessoal no trabalho?

A cultura organizacional de uma empresa é implementada e coordenada pelos seus gestores. 

Se você, como gerente de um time, não se preocupa em manter essas ações com os colaboradores, eles não se sentirão motivados a seguir as regras estabelecidas.

Por isso, logo abaixo vamos informar como funciona a higiene pessoal no trabalho.

Asseio pessoal

Mesmo sabendo que há um programa efetivo de higiene pessoal no trabalho, com um fluxo de limpeza positivo, é importante cada um cuidar do seu espaço.

Esse tipo de ação é muito importante para a higiene respiratória e mental, isso porque, quando a pessoa limpa frequentemente sua mesa, blocos de anotações, computadores e mesa, inibe a ação de bactérias e fungos que podem causar alergias comuns em ambientes empresariais. 

Ao mesmo tempo, a organização traz uma maior sensação de bem-estar, favorecendo a produtividade do seu dia.

Higiene do ambiente de trabalho

Com que frequência os seus espaços são limpos? Ter em mente que os locais precisam ser limpos mesmo que, aparentemente, eles não estejam sujos é muito importante. 

Desde o início da pandemia do coronavírus percebemos uma mudança muito positiva neste aspecto, mas ainda assim vale o reforço.

É preciso limpeza em todas as estações de trabalho pelo menos uma vez todos os dias, trocar lixo sempre que for necessário, passar desinfetante pelos corredores e salas, limpar cantos e paredes, etc. Todas essas ações precisam ser rigorosas.

É muito comum ver salas onde a limpeza acontece com um longo espaço de tempo. Isso ocorre, principalmente, em locais maiores, como call centers, lojas de varejo, supermercados, etc. 

Os microorganismos acumulados em poeira, gorduras e outros resíduos que ficam pelo espaço podem deixar seu time mais suscetível a diversos problemas de saúde.

Higiene mental

A higiene mental fortalece a autoestima, tão necessária para que desempenhemos com qualidade as atividades que temos em nosso trabalho e também para que haja harmonia, calma e cooperação no convívio com outras pessoas.

Existe uma série de hábitos e muitas estratégias para manter a mente saudável. Portanto, basta que sejam aplicados. 

A compreensão de que a mente cria presença no mundo e nos ambientes que frequentamos e atuamos, favorece um estado de leveza e tranquilidade em tempos conturbados.  Aliás, tal compreensão já faz parte da filosofia de muitas empresas e carreiras de sucesso.

Quando sabemos qual é nosso estado interno e como mantê-lo longe do vírus da negatividade, desânimo, preguiça e baixa autoestima, o que nos chega não se torna um limite ou problema que nos paralisa. 

Diante de um desafio somos capazes de aprender e reinventar formas de prosperar e seguir adiante.

Como o RH pode atuar para promover a higiene pessoal no trabalho?

Profissionais de RH administram pessoas, portanto, quase todos os processos que envolvem ações humanas precisam ser de conhecimento desse setor. 

Em empresas pequenas, é normal que o RH esteja envolvido em funções da higiene pessoal no trabalho, já que é comum que se terceirize esse serviço.

É preciso que o setor garanta que a empresa contratada seja de confiança e que desempenhe um serviço com qualidade, o que se reflete na segurança e integridade física e mental dos colaboradores.

Além disso, os profissionais de RH devem, já no momento de recrutamento e seleção, informar aos colaboradores a importância da higiene e segurança no trabalho, bem como a necessidade da utilização correta de equipamentos de segurança e respeito da sinalização das áreas da organização.

É importante que os profissionais do RH se reúnam com os líderes de cada equipe para fornecer informações sobre as prevenções de acidentes e o controle de agentes de risco. 

Os líderes têm uma melhor interação com seus colaboradores, o que pode fazer com que os funcionários compreendam com mais facilidade a importância desses fatores.

A busca de recursos para disseminar a conscientização da importância desses processos não deve parar por aí. 

Existem algumas estratégias que podem fazer com que os colaboradores entendam e passem a participar ativamente de projetos e iniciativas que estejam ligadas à higiene e segurança no trabalho. Veja algumas a seguir.

Práticas cotidianas para manter a higiene do ambiente de trabalho

A implementação de uma política de higiene no ambiente de trabalho inclui fatores essenciais para a saúde e a postura do colaborador. 

É muito importante que esse material seja escrito, impresso e entregue ao funcionário logo haja a sua contratação. 

Dessa forma, os novos hábitos serão parte efetiva do processo de integração na nova empresa.

É também muito indicado que no material haja todas as intenções e expectativas quanto à aplicação dessas regras. 

Quanto mais clara e objetiva for a sua comunicação, mais fácil será o entendimento por parte do time.

Campanhas de incentivo à boa higiene pessoal no trabalho

Para que as medidas sejam realmente efetivas, é essencial contar com a colaboração dos trabalhadores. 

Não adianta, por exemplo, ter um plano de limpeza dos ambientes se os funcionários levam alimentos para o espaço laboral. Então, é fundamental implementar medidas de conscientização e treinamento.

Demonstre a importância de cuidar da higiene pessoal no trabalho e como isso impacta o bem-estar e a qualidade de vida de cada um. Apresente, ainda, quais são as boas práticas e como cada pessoa deve se portar para ter os melhores efeitos.

Essa preocupação garante resultados mais consistentes, além de evitar riscos que surgem, justamente, por causa da atuação incorreta ou pouco estratégica dos colaboradores.

Reconhecer a importância da higiene na segurança do trabalho é uma forma de demonstrar aos colaboradores que eles são valorizados pela empresa. Essa atitude certamente se converterá em motivação e melhores resultados.

Como abordar um colaborador que esteja em falta com a higiene pessoal no trabalho?

Hábitos de higiene inaceitáveis no trabalho devem ser tratados como qualquer outro problema de comportamento de um empregado. 

Seja alguém se vestindo impropriamente (ou sem uniforme) ou um funcionário que precisa ser lembrado da necessidade de tomar banho, essas situações devem ser abordadas por um supervisor.

Abordar essas questões pela perspectiva política da empresa impede que o problema se torne pessoal. 

Por exemplo, a conversa não precisa ser sobre uma pessoa específica que cheira mal, mas sim sobre como todos os funcionários devem atender a um determinado padrão. 

Em segundo lugar, se o trabalhador não cumprir a política da empresa, um supervisor terá autoridade para agir.

A seguir, separamos mais algumas dicas de como abordar um colaborador a respeito de sua higiene pessoal:

  • 1ª Dica

Mantenha uma cópia escrita da política da empresa sobre vestuário e higiene aceitáveis. Se a sua empresa não tiver uma, elabore. 

A política deve ser detalhada e incluir um programa de consequências para o descumprimento.

  • 2ª Dica

Reserve um momento para um bate-papo informal com o empregado. O tom dessa conversa deve ser útil e compreensivo, em vez de agressivo ou disciplinador. 

“Pedro, parece que você anda tendo um pouco de dificuldade de cuidar de si mesmo recentemente. Há algo que eu possa fazer para ajudar?” é preferível a “Pedro, dê um jeito nesse mau cheiro antes que ninguém mais aguente ficar por perto.”

  • 3º Dica

Caso o funcionário não cumpra, tenha uma conversa formal. Chame-o em seu escritório e discuta a sua higiene em termos de política da empresa. 

Desse ponto em diante, sempre tenha um segundo gerente na sala quando estiver conversando com a pessoa sobre esse assunto.

  • 4ª Dica

Em alguns casos, pode ser apropriado contar com a ajuda de alguns dos colegas de trabalho do empregado. 

Aproxime-se de alguém que pareça ser próximo dessa pessoa e pergunte se ele pode ajudar a incentivá-lo a aderir às expectativas da empresa.

  • 5ª Dica

Se o empregado ainda não aderir, emita um aviso verbal. Diga a ele especificamente o que precisa ser mudado, além do que vai acontecer se não houver mudança. 

Mais uma vez, pergunte o que você pessoalmente ou o que a empresa pode fazer para ajudá-lo a cumprir a política definida. Embora essa seja uma advertência verbal, documente a data, hora e natureza da reunião.

  • 6ª Dica

Se o cumprimento ainda for um problema, emita uma advertência por escrito. Por escrito, reveja os dados do problema até esse ponto.

Faça um plano de ação escrito para cumprimento futuro, incluindo etapas e prazos específicos. 

Discuta essa advertência por escrito com o funcionário. Você, o empregado e o outro gerente na sala devem assinar o documento.

  • 7º Dica

Se o trabalhador não cumprir o seu plano de ação escrito, é hora de considerar medidas mais extremas. 

Sua empresa deve ter procedimentos específicos para rebaixamento, suspensão e demissão. Aplique-os neste momento.

4 dicas para manter a higiene pessoal o trabalho

higiene pessoal trabalho lavando mao
Dicas para manter a higiene pessoal o trabalho.

Praticar a higiene pessoal no trabalho traz benefícios para proteção tanto para o funcionário, como para o time como um todo. 

Por isso, o assunto deve ser trabalhado constantemente para conscientizar e motivar os trabalhadores sobre a importância de manter a boa saúde.

Na maioria das vezes, as atividades são preventivas e, quando seguidas rotineiramente, trazem benefícios para todos os envolvidos.

Por isso, separamos agora 4 dicas de como manter a higiene no ambiente de trabalho.

Mantenha uma rotina de limpeza e higiene pessoal no trabalho

Ter uma rotina de limpeza bem estabelecida é um dos passos fundamentais para garantir a boa higiene no ambiente corporativo.

Para que isso aconteça, é preciso que o serviço especializado determine um cronograma de execução e os produtos necessários para realizar a higiene no trabalho.

Nesse sentido, existem duas formas de limpeza:

  • Limpeza diária: retirada da poeira e da sujeira aparente no piso;
  • Limpeza profunda: deslocamento dos móveis e um período maior para a realização das atividades previstas.

Nesse sentido, é preciso comunicar sobre a rotina de limpeza diária e profunda, para não impactar as atividades profissionais.

Além disso, também recomendamos incentivar os colaboradores a evitarem o acúmulo de impurezas em seu ambiente particular de trabalho.

Crie regras de boa convivência

Apesar de ser trabalhoso, criar boas regras de convivência continua sendo a melhor estratégia para conscientizar os colaboradores sobre causas importantes. Por exemplo, adotar ações para informar sobre a importância da higiene no trabalho e descarte consciente de lixo podem ser uma boa ideia.

Nesse sentido, dependendo do perfil do grupo e do tamanho da empresa, é possível estimular até o descarte seletivo de lixo.

Um assunto que pode ser abordado é o reaproveitamento de insumos do escritório, entre outras iniciativas com custo-benefício favorável para todos os envolvidos.

Ofereça artigos de higiene pessoal

Uma boa forma de incentivar a higiene no trabalho é fornecer aos colaboradores alguns artigos de limpeza para manter seu próprio ambiente e a própria higiene pessoal. Confira alguns produtos que podem fazer parte desse kit:

  • Álcool 70º;
  • Lixeirinha para a mesa;
  • Sabonete líquido;
  • Escova e pasta de dentes.

Além disso, também é possível disponibilizar kits individuais para refeições, com copos, talheres e pratos. Nesse sentido, é sempre bom sugerir que refeições e lanches aconteçam sempre no espaço reservado para isso, não em sua mesa de trabalho.

Dessa forma, todos podem contribuir para manter o ambiente limpo, e aumentando a produtividade de seus colaboradores e evitando doenças ocupacionais e crônicas.

Estabeleça a cultura da higiene pessoal no trabalho

Em geral, respondem melhor às sugestões quando entendemos o impacto da ação. Sendo assim, é recomendado sempre dar exemplos de consequências do que está sendo pedido para não fazer.

Fazer as refeições na mesa de trabalho, por exemplo, pode deixar sujeiras no teclado do computador e em outros objetos pessoais. Dessa forma, facilitamos a proliferação de micro-organismos ali.

Nesse sentido, o setor de recursos humanos pode fazer uma parceria com a medicina do trabalho, e realizar uma análise das dúvidas e atitudes dos colaboradores. Assim, é possível levantar as principais dúvidas dos profissionais, e saber quais materiais e ações que podem ser mais efetivos para conversar com eles.

Afinal, entender a importância da higiene no trabalho colabora para a mudança de comportamento. Por isso, elaborar um planejamento de ações efetivas e com informações bem comunicadas traz diversos benefícios para a cultura organizacional da empresa.

Conheça a Conexa Corporate

Depois de revolucionar a forma de cuidar da saúde, a Conexa continua investindo e aprimorando seus serviços remotos. Por meio do Conexa Corporate oferece um produto exclusivo e personalizado de acordo com a necessidade das empresas. 

Cuidados com a saúde e com o bem-estar físico e mental, disponibilizados aos colaboradores e seus familiares também. Facilidade para empregados que têm acesso à medicina preventiva sem se ausentar do trabalho e também para o empregador. 

O funcionário tem a sua disposição uma rede médica com mais de 30 especialidades, sem precisar se ausentar do trabalho. 

Já o gestor, além do bem-estar do funcionário, é possível reduzir a taxa de absenteísmo; facilitar a otimização dos indicadores chaves de desempenho, conhecidos por KPIs de saúde; reduzir os sinistros. 

Desta forma consegue melhorar o engajamento do funcionário e  o reconhecimento dos recursos humanos. 

A plataforma permite fácil acesso para agendar consultas sem precisar sair da empresa, atendimento emergencial, promoção de saúde emocional com psicólogos renomados, entre outros benefícios. 

Para saber mais informações acesse www.conexasaude.com.br e confira as novidades criadas sob medida para sua empresa.

Conclusão

Fazer menção a higiene e segurança no trabalho em eventos corporativos, que geralmente reúnem toda a equipe de colaboradores, pode reforçar as ações já citadas, fazendo com que os trabalhadores conheçam as medidas de segurança e agentes de risco existentes no ambiente.

Percebeu como o papel do RH é importante? Esse setor é o responsável por fazer com que todos os colaboradores saibam da importância da higiene e segurança no trabalho!

A integração entre profissionais da higiene e segurança no trabalho, líderes das equipes e demais colaboradores é organizada pelo RH, que também é responsável por organizar atividades de conscientização sobre prevenção de acidentes e controle de agentes de risco à saúde.

Gostou de conhecer como o departamento de RH ajuda na higiene do trabalho? Continue conosco e saiba muito mais!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!