Por que praticar exercício físico e qual o papel da empresa nesse incentivo? Por que praticar exercício físico e qual o papel da empresa nesse incentivo?

Confira 4 motivos para a prática de exercício físico

5 minutos para ler

Com o dia a dia corrido e a falta de tempo, muitas pessoas deixam de lado os cuidados com a saúde. No entanto, adotar boas ações para garantir o maior bem-estar do corpo e da mente é fundamental para prevenir doenças e manter a vitalidade em dia. Uma delas é a prática de exercício físico.

Manter o corpo em movimento é muito importante para a saúde física e mental, o que melhora a disposição, fortalece o sistema imune e reduz o colesterol ruim. Portanto, incentivar as atividades físicas na empresa é essencial para manter o bem-estar do colaborador e evitar absenteísmos.

Ficou interessado e quer conhecer os benefícios da prática de exercício físico? Então, continue a leitura!

1. O exercício físico pode reduzir os riscos de doenças crônicas

Os exercícios físicos diminuem o risco da pessoa desenvolver doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas no coração. Isso porque, ao movimentar o corpo, o organismo produz o HDL, conhecido como bom colesterol, diminui o nível de triglicerídeos da corrente sanguínea e reduz o LDL. Assim, há a melhora do fluxo de sangue e redução do risco de doenças cardíacas. 

Além disso, quem pratica atividades físicas também previne o AVC, a artrite e alguns tipos de câncer.

2. Melhora a qualidade do sono

Dormir cerca de 8 horas por noite é importante para manter as funções orgânicas do corpo saudáveis. Assim, a prática de atividades físicas ajuda a contribuir para a redução da insônia.

Logo, se você costuma dormir mal, o recomendado é fazer exercícios pela manhã ou durante a tarde. Com isso, o corpo libera endorfina, proporcionando uma sensação de bem-estar. Caso prefira fazer atividades à noite, opte por um exercício mais leve para evitar a insônia, já que a prática deixa o corpo mais ativo e em alerta, dificultando o sono.

3. Exercício físico reduz a ansiedade e o estresse

As atividades físicas são altamente benéficas na redução da ansiedade e do estresse. Por isso, sempre que você se sentir estressado, faça uma caminhada, corrida ou ande de bicicleta — as mudanças no humor podem ser notadas rapidamente.

Durante a prática, existe a produção de neurotransmissores, responsáveis pela sensação de bem-estar, também conhecidos como endorfinas. É importante lembrar que a ansiedade não só prejudica o sono, mas também atrapalha as funções imunológicas. Por isso, movimente-se sempre que o estresse bater à porta!

4. Melhora a consciência corporal

A consciência corporal é a habilidade de conhecer o próprio corpo e saber qual é o seu limite, o que você pode ou não fazer e quais movimentos te fazem bem. Uma boa maneira de desenvolvê-la é por meio dos exercícios físicos, sejam de alto ou baixo impacto.

Yoga, por exemplo, é uma excelente prática para conhecer a si mesmo. Por meio das posturas, é possível focar no agora e desenvolver um elo consigo mesmo. Outro exercício é o treinamento funcional, que trabalha todas as regiões corporais, proporcionando um conhecimento maior sobre como fazer cada movimento.

Por que a empresa deve se preocupar com o bem-estar físico da equipe?

Como vimos, a prática de exercício físico traz muitos benefícios para a saúde, como redução de doenças, melhora do sono e diminuição do estresse.

Sendo assim, é muito importante incluir esse tipo de atividade em um plano de saúde para o time. Por outro lado, é preciso tomar cuidado para não acabar sendo invasivo, ou gerando desconforto nos colaboradores com relação ao próprio corpo.

Nesse sentido, as atividades físicas devem ser incentivadas em prol da saúde, e da aceitação do seu corpo, seus limites e seus pontos fortes. Então, precisamos evitar discursos que foquem na perda de peso, por exemplo.

Por isso, confira algumas dicas para incentivar o exercício físico para sua equipe!

  • Incentive que os seus colaboradores façam pausas para se alongar durante a jornada de trabalho;
  • Crie materiais de comunicação interna para dar dicas de exercícios físicos que podem ser feitos em casa, e quais são os benefícios de cada um;
  • Indique conteúdos digitais que auxiliem no direcionamento de atividades, como vídeos no Youtube de dança, yoga, ginástica laboral, e outros;
  • Se possível, ofereça benefícios como o “auxílio academia, que é um plano empresarial com academias para incentivar colaboradores a se exercitarem, oferecendo o acesso.

Contudo, lembre-se que é fundamental fazer exames de rotina antes de começar a fazer atividades. A Conexa Saúde, por exemplo, oferece serviços em saúde digital para que a sua empresa possa proporcionar bem-estar à equipeVem conhecer a gente!

Posts relacionados

Deixe um comentário