41% dos brasileiros aprovam a telemedicina por ser mais acessível 41% dos brasileiros aprovam a telemedicina por ser mais acessível

Telemedicina: 41% dos brasileiros aprovam por ser mais acessível

3 minutos para ler

Uma pesquisa realizada pela Conexa Saúde, em parceria com o Datafolha, mostrou que 41% dos brasileiros aprovam o uso da telemedicina no Brasil.

Nesse sentido, os entrevistados disseram que telemedicina é acessível e também uma boa opção para ser usada em casos de emergência.

Confira a seguir a pesquisa completa e descubra as vantagens atendimento de saúde remoto.

Pesquisa Telemedicina no Brasil

No total, 801 pessoas participaram da pesquisa. Entre elas, 127 são usuários da plataforma docpass, e 674 da população em geral. Além disso, 100 médicos que fazem parte da equipe Conexa Saúde também responderam a pesquisa. Já o restante do público era de profissionais que não faziam parte da plataforma.

Médicos de várias especialidades contribuíram para o desenvolvimento dos questionários.

Nossos pesquisadores realizaram as entrevistas via telefone, e assim conseguimos ouvir pessoas de diversas regiões do Brasil.

Depoimento dos médicos

Entre esses profissionais de saúde ouvidos pela equipe de pesquisadores, 68% afirmaram que a telemedicina facilita o acesso à saúde. Além disso, mais da metade acredita que essa forma de atendimento será priorizado em um futuro próximo.

Na opinião deles, isso acontece porque, muitas vezes, hospitais públicos e particulares têm dificuldade em contatar especialistas, principalmente em regiões mais afastadas.

“O SUS é, sem dúvida, uma ótima iniciativa. Por outro lado, ele também apresenta diferentes níveis de qualidade e disponibilidade. Sendo assim, seguimos focando em nosso principal objetivo: utilizar o grande alcance da telemedicina para ajudar a levar um atendimento de qualidade para quem não tem acesso aos médicos especialistas”, ressalta Guilherme Weigert, CEO da Conexa Saúde.

Valores acessíveis

Para os entrevistados, outra vantagem da telemedicina é que ela permite que a consulta com especialistas se torne mais barata, quando comparamos com a presencial. Segundo eles, os problemas de saúde são solucionados com mais facilidade a partir do acompanhamento médico, mesmo que a distância.

Nesse sentido, 77% das pessoas entrevistadas considera que o atendimento online é prático. Por outro lado, entre essas pessoas, 44% ainda não teve nenhuma experiência com a telemedicina, mas acreditam que irão usar em um futuro próximo.

Benefícios da telemedicina

A partir da pandemia do Coronavírus, médicos e pacientes puderam conhecer melhor o atendimento online e seus benefícios.

Veja outros benefícios:

  • Segurança para a saúde de médicos e pacientes. Afinal, como não existe contato físico, as chances de transmissão de doenças acabam;
  • Prontuários e históricos eletrônicos disponíveis na nuvem. Dessa forma, você pode acessar as informações a qualquer momento;
  • Segurança de dados através das normas LGPD, utilizando uma plataforma confiável;
  • Democratização da saúde, levando atendimento médico eficiente para regiões com dificuldades de acesso;
  • Facilita o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, de forma prática e segura;
  • Economia de tempo. Afinal, não é necessário ir até o consultório, e também não acontecem longos atrasos.

E você, já conhece a Telemedicina? Entre em contato com a gente, e descubra na prática todos os benefícios!

Acompanhe nossas redes sociais e esteja sempre informado sobre as novidades da área de medicina! É só seguir no Instagram, Facebook e LinkedIn!

Posts relacionados

Deixe um comentário