41% dos brasileiros aprovam a telemedicina por ser mais acessível 41% dos brasileiros aprovam a telemedicina por ser mais acessível

Telemedicina: 41% dos brasileiros aprovam por ser mais acessível

3 minutos para ler

Uma pesquisa realizada pela Conexa Saúde, em parceria com o Datafolha, mostrou que 41% dos brasileiros aprovam o uso da telemedicina no Brasil. Nesse sentido, os entrevistados disseram que telemedicina é acessível e também uma boa opção para ser usada em casos de emergência.

Confira a seguir a pesquisa completa e descubra as vantagens atendimento de saúde remoto.

Pesquisa Telemedicina no Brasil

Os pesquisadores ouviram 801 pessoas, sendo 127 usuários da plataforma DocPass e 674 da população em geral. Além disso, 100 médicos cadastrados na Conexa Saúde responderam a pesquisa, e o restante do público era de profissionais que não faziam parte da plataforma.

A pesquisa foi feita por telefone, entre os meses de novembro e dezembro de 2020. Nesse sentido, os participantes eram de diversas regiões do Brasil, e responderam a dois questionários estruturados com médicos de várias especialidades.

Depoimento dos médicos

Entre esses profissionais de saúde ouvidos pela equipe de pesquisadores, 68% afirmaram que a telemedicina oferece um melhor acesso à saúde. Mais da metade acredita que essa forma de atendimento será priorizado em um futuro próximo.

Na opinião deles, isso ocorre principalmente pela dificuldade de acesso a especialistas em hospitais públicos e particulares em algumas regiões mais afastadas.

“O SUS é, sem dúvida, uma iniciativa heroica, porém apresenta níveis distintos de qualidade e disponibilidade. O enorme alcance geográfico da telemedicina nos motiva a continuar sonhando com o nosso propósito social: promover a conexão de quem tem a necessidade de atendimento de saúde com médicos especialistas”, ressalta Guilherme Weigert, CEO da Conexa Saúde.

Valores acessíveis

Outra vantagem atraente da telemedicina, para os entrevistados da pesquisa, é a facilidade de acesso a especialistas específicos. Além da consulta mais barata, se comparada com a presencial.

Eles também opinam como vantagem ter o problema de saúde solucionado com eficiência e o acompanhamento do médico com mais facilidade.

77% da população em geral entrevistada considera que o atendimento online é prático. Apesar disso, 44% deles ainda não tiverem nenhuma experiência, mas consideram provável usar a telemedicina.

Benefícios da telemedicina

A partir da pandemia do Coronavírus, médicos e pacientes puderam conhecer melhor o atendimento online e seus benefícios.

Veja outros benefícios:

  • Segurança sanitária para médicos e pacientes, evitando risco de qualquer contágio, já que não há contato físico;
  • Utilize prontuários e históricos eletrônico disponíveis na nuvem. Assim, você pode acessá-los a qualquer momento.
  • Plataforma que garante a segurança de dados através das normas LGPD;
  • Democratização da saúde, levando atendimento médico especializado a regiões distantes e carentes desse tipo de atendimento;
  • Possibilita o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas com maior frequência e de forma segurança;
  • Ganho de tempo, evitando o deslocamento até o consultório e a espera por consultas;

Experimente também a telemedicina e tenha todos os benefícios de um atendimento acessível, eficaz e seguro. Entre em contato com a gente!

Mantenha-se sempre informado sobre os avanços da saúde e da telemedicina, acessando nossos conteúdos nas redes sociais da Conexa Saúde: Instagram, Facebook e LinkedIn!

Posts relacionados

Deixe um comentário