Enfermeiras…enfermeiros…técnicas e técnicos de enfermagem… o que você associa a essas palavras?

Esses profissionais de saúde são talvez os mais importantes para o funcionamento de um hospital, sendo ele público ou privado. Claro, os médicos propõe os tratamentos, realizam procedimentos e são considerados os “líderes” da equipe, no entanto, o que seriam esses médicos e médicas sem os enfermeiros?

Aquele que cuida

O significado da palavra enfermeiro é justamente “aquele que cuida dos enfermos/ dos doentes”.

A enfermeira não irá propor um tratamento ao paciente, mas garantirá que o mesmo seja executado corretamente, realizando o acesso, coleta de sangue e atendendo aos pedidos do paciente.

Desde pedidos que parecem mais simples, porém são essenciais, como ajudá-los no banho até pedidos  mais complexos serão realizados por esses profissionais de saúde.

Setor de enfermagem

Vacinações, exames físicos, realização de acessos e auxílio em procedimentos, auxílio no dia a dia do paciente (banho, medicamentos, alimentação)…. tudo é realizado ou completamente ou parcialmente pelo setor de enfermagem.

Mas mesmo com tantos anos de estudo e com o tanto que tem que trabalhar, esses profissionais são tratados de forma injusta pela sociedad, recebendo salários ínfimos comparados ao seus trabalhos, tratados como inferiores aos médicos pelos seus amigos, familiares e colegas de trabalho, além de pelos próprios médicos, que muitas vezes não percebem como a equipe de enfermagem é indispensável!

Por esses motivos, principalmente com a situação da pandemia atual, decidi escrever esse texto para valorizar e celebrar esses incríveis profissionais.

Texto Stephanie Cruz, estudante de medicina e estagiária da Conexa Saúde.