Subscribe Now

Trending News

A Telemedicina no ambiente Hospitalar
Telemedicina

A Telemedicina no ambiente Hospitalar

Frequentemente são encontradas diversas tecnologias no ambiente hospitalar, seja tecnologias de informação ou seja de equipamentos mais modernos.

Temos como exemplo de uma dessas tecnologias a telemedicina, responsável por transferências de informações entre hospitais, estatísticas sobre as mortalidades e doenças, implementar protocolos baseados em evidências, além do apoio e auxílio à decisão médica. 

Continue a leitura do artigo para saber algumas novidades sobre o reflexo da telemedicina no mundo.

História da telemedicina nos hospitais

De acordo com o artigo Telemedicina da USP, a introdução dessa grandiosa tecnologia foi na década de 70, com a fundação da Sociedade Brasileira de Informação em saúde.

Porém, a difusão dessa tecnologia ainda é pequena, uma vez que são necessáriasmudanças no sistema e adaptações às novas rotinas que ela proporciona.

Segundo a pesquisa, no Brasil há 7 mil entidades hospitalares, no entanto, apenas 19% aderem aos serviços de tecnologia de informação e comunicação. Logo, tal fato é extremamente preocupante para o sistema de saúde, uma vez que a curva da expectativa de vida cresce exponencialmente, o que pode gerar maior sobrecarga ao serviço público. 

Contribuições para entidades de atenção terciária

Conforme o artigo sobre o Impacto da telemedicina na cultura hospitalar, as principais contribuições identificadas foram: orientação ao diagnóstico e manejo clínico.

Nota-se em doenças graves, por exemplo na sepse, que a maioria recebe orientação de especialistas para alterar a terapia antimicrobiana com o objetivo de melhorar a eficácia terapêutica, favorecendo o prognóstico do paciente em tempo hábil.

De acordo com outro artigo sobre Telemedicina e Telessaúde – Um panorama no Brasil, fica evidenciado outras duas importâncias dessa tecnologia: a teleducação interativa e a 2ª opinião especializada formativa.

Quando associadas, transmitem o conhecimento de forma rápida e objetiva sobre a melhor conduta, favorecendo uma construção do raciocínio clínico do médico assistente.

A telemedicina na atuação médica dos hospitais

A literatura confirma que um dos grandes benefícios aos médicos, é o fato de adquirirem maior confiança nas condutas tomadas, seja no tratamento de doenças agudas ou crônicas, garantindo maior satisfação com a profissão escolhida.

Muitos recém formados e médicos generalistas se sentem inseguros em tratar doenças comuns em especialidades e complexas. Além disso, os próprios médicos reforçaram que com o uso da ferramenta, há maior interação entre os médicos, ajudando uns aos outros em suas condutas. 

Ao contrário do que muitos pensam, a telemedicina será uma ponte que aproximará multiprofissionais da saúde, mesmo distantes, contribuindo para o diálogo entre eles, com o objetivo de solucionar casos clínicos encontrados nas emergências.

Com isso, compartilham experiências da prática clínica, trocando informações, o que torna profissionais mais confiantes para o exercício da medicina. 

Sendo assim, além de todos os benefícios que a telemedicina proporciona aos pacientes, ela possui um papel transformador ao ambiente hospitalar, com impacto na segurança da atuação médica em suas condutas e com a qualidade ao cuidado.  

Quer saber mais informações sobre o assunto? Então, entre em contato com a Conexa Saúde e saiba mais sobre o que é telemedicina.

Texto: Lyz Tavares

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert


fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *