Conheça a história da telemedicina no mundo

telemedicina no mundo

Sem dúvidas, a telemedicina não possui fronteiras nem barreiras no mundo. Assim sendo, dentro de um contexto no qual uma das características da globalização é a agilidade envolvida nos avanços tecnológicos, essa ferramenta ganha cada vez mais força!

Nesse contexto, o mundo sente uma necessidade latente de se modernizar constantemente e claro, a sociedade está sempre se adaptando a essas transformações.

Dessa forma, esses avanços se amplificam para diversos âmbitos e, um dos âmbitos beneficiados pela tecnologia é o da saúde.

No artigo de hoje, iremos abordar um pouco mais sobre a história da telemedicina e saúde.

Continue a leitura para saber quando isso tudo começou!

Quando começou essa história de Telemedicina?

Essa ideia de telemedicina pode parecer completamente nova para muita gente, certo? Mas na verdade, tudo está relacionado com a evolução dos computadores e redes. A primeira informação do uso da Telemedicina aconteceu na Europa, durante a Idade Média, na época em que as pragas devastavam o continente! Muito tempo, né?

Um médico teve a ideia de se isolar na margem oposto do rio que cercava o povoado e, sendo assim, começou a se comunicar com um ajudante comunitário, auxiliando a população local. Esse ajudante informava os sintomas ou a evolução da doença para o médico e o mesmo passava as orientações a ser tomadas.

Invenção do estetoscópio eletrônico

Essa história pode não ter uma comprovação, mas sabia que a história mais recente que pode ser considerada é a do surgimento partir da invenção do estetoscópio eletrônico em 1910 pelo S. G. Brown?

Pois é! Brown publicou um artigo chamado “A Telephone Relay”, descrevendo o desenvolvimento de amplificadores, receptores e repetidores que conseguiam transmitir sinais por cerca de 50 milhas.

Além disso, depois que o telégrafo e a telegrafia foram criados, o uso da telemedicina no mundo aumentou significativamente, principalmente para o envio de laudos de exames de radiografia entre lugares diferentes.

Até mesmo o telefone foi usado por médicos no final do século XIX para a realização de trabalhos hospitalares! Era uma forma de comunicação, mas também foi utilizado para redes de transferência de dados, através das linhas telefônicas.

Outros exemplos da telemedicina na história

Você sabia que existem registros relatando que, durante a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1946, o rádio foi utilizado para conectar os médicos que se localizavam nas estações costeiras aos médicos dos hospitais de retaguarda? Nesse sentido, esses médicos estavam buscando por informações de apoio.

A Telemedicina também foi muito benéfica na assistência aos astronautas que estavam em órbita, através de envios de sinais respiratórios, por exemplo, pressão arterial, ritmo respiratório, eletrocardiogramas, e temperatura.

Em seguida, esses dados eram enviados diretamente para os centros espaciais na Terra, podendo ser monitorados pelos médicos da própria NASA.

Telemedicina no Brasil

No início da década de 1990 que ocorreram as primeiras experiências da Telemedicina no Brasil. Entretanto, somente em 1994, uma empresa começou a utilizar essa tecnologia para realizar exames de eletrocardiograma à distância.

Certamente, nos últimos anos, houve uma grande evolução da Telemedicina no Brasil, que com o incentivo governamental, possibilitou a formação de novas equipes e núcleos de pesquisas em várias universidades brasileiras.

Atualmente, já existem mais de 20 instituições que utilizam a Telemedicina no Brasil. Enfim, as facilidades que essa tecnologia proporciona são muito significativas. Com ela, os pacientes localizados em lugares distantes dos grandes centros urbanos podem receber a mesma atenção daqueles que possuem o hospital perto de suas casas. E claro, também é muito benéfica para os próprios hospitais, pois diminui a superlotação desnecessária em áreas emergenciais.

Então, o que você achou desse artigo? Deixe a sua opinião nos comentários e compartilhe esse conteúdo para outras pessoas também ficarem sabendo sobre a história da telemedicina no mundo e no Brasil!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!