Subscribe Now

Trending News

Acompanhamento mental pode evitar absenteísmo nas empresas
Saúde no Trabalho

Acompanhamento mental pode evitar absenteísmo nas empresas

No mês dedicado à prevenção do suicídio é necessário abordar um tema que tem uma relação direta com a prevenção de transtornos emocionais: o acompanhamento mental.

Com tanta pressão a que estamos expostos diariamente, é importante contar com ajuda profissional para lidar com as situações que vão surgindo no dia a dia.

Essa assessoria também deve estar dentro das organizações, pois o ambiente de trabalho pode ser responsável pelo surgimento de problemas emocionais, como estresse, ansiedade e a depressão.

Uma pesquisa realizada com 1600 pessoas pela Regus- especializada em escritórios flexíveis- citada pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho em seu site apontou que, para mais da metade de trabalhadores (60%), o trabalho é o motivo de estarem sempre irritados, nervosos, cansados, tristes ou sem energia.

Esses sintomas devem ser avaliados regularmente para evitar que evoluam para doenças mais sérias, resultando inclusive no afastamento dos funcionários do trabalho, seja de forma temporária ou até, em casos mais graves, definitiva.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e confira os benefícios de investir em acompanhamento mental regular na sua empresa.

Cobranças diárias

A todo o momento estamos sendo cobrados por alguma coisa que temos que fazer. E a tecnologia obriga que essas respostas sejam cada vez mais rápidas.

E-mail no celular, grupos de WhastApp. Estamos “no ar” o tempo todo mesmo não estando fisicamente na organização.  Na maioria das vezes não conseguimos “desligar” nem nos momentos de folga.

Mas as coisas vão acontecendo tão rápido que a sociedade não atentou para o fato de que é preciso estar preparado psicologicamente e emocionalmente para enfrentar essa enxurrada de cobranças.

A mente adoece

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que até 2020 a depressão será a segunda causa de afastamento do trabalho em todo mundo.

Ainda segundo o órgão oficial, o Brasil é o País mais depressivo e ansioso da América Latina. Os números são a prova de que a mente adoece e que não adianta somente oferecer suporte de saúde para seus funcionários, sem avaliar regularmente a saúde mental deles. E isso pode ser feito através de programas dentro da própria empresa.

Principais motivos

O estresse é um dos principais vilões que pode levar a distúrbios psicológicos diversos, como a ansiedade. E o que não falta são motivos no mundo moderno. 

Nove entre dez pessoas tem sintomas da ansiedade, sendo que quase metade (47%) tem algum nível de depressão, segundo o Isma-BR (Organização sem fins lucrativos que estuda o estresse). Os motivos apontados pelos trabalhadores foram assédio, excesso de trabalho, jornadas inflexíveis e ameaça de desemprego.

Como prevenir

As empresas podem ajudar no combate aos transtornos emocionais criando programas internos de acompanhamento psicológico. É uma medida simples, mas que pode ter um resultado significativo a um custo baixo.

O próprio RH pode atuar nesses programas, inclusive fazendo atendimentos semanais ou mensais identificando possíveis transtornos que possam ser encaminhados para atendimento especializado, em caso de necessidade.

Esses atendimentos, em alguns casos, são até cobertos pelos planos de saúde.

Vantagens da avaliação regular 

A principal vantagem de manter programas com essa proposta é garantir o bem estar mental dos funcionários e prevenir o surgimento de transtornos mentais mais graves

Isso influencia na qualidade e na produtividade do trabalhador, pois a cada desafio ou dificuldade que surgir ele terá o apoio necessário para lidar com as situações.

Esse suporte retém talentos que se sentem mais valorizados. O índice de afastamentos do trabalho por transtornos emocionais também tende a diminuir, evitando prejuízos financeiros para a empresa.

E você tem algum programa de acompanhamento mental em sua empresa?

Texto: Luciana Cavalcante

Gostou do post? Quer ficar por dentro de outras dicas como essa e garantir a saúde de seus colaboradores? Então, siga nosso Facebook e nosso LinkedIn para acompanhar as novidades! 

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *