Veja quais áreas da medicina são mais beneficiadas com a telemedicina

áreas da medicina

Conhecer as áreas da medicina e como os recursos tecnológicos podem aprimorá-las é uma estratégia que transforma o cuidado com o paciente e a visão do profissional clínico sobre o diagnóstico e a terapia.

Nesse sentido, a telemedicina é uma das ferramentas com o propósito de ampliar a assistência à saúde para indivíduos em distâncias geográficas e facilitar a discussão de casos clínicos com especialistas, dentre outras possibilidades.

Por isso, se quiser saber mais sobre quais são as áreas da medicina beneficiadas com essa tecnologia, continue lendo este post!

Oncologia

O tratamento de câncer avançou significativamente nos últimos anos, bem como os métodos de detecção precoce por meio da identificação de pequenas nuances interpretadas nos equipamentos de diagnóstico.

Enquanto antes não se dispunha de alternativas para quem já estava em estágio avançado da doença, atualmente, é possível adotar diversas intervenções, que podem ser medicamentosas, cirúrgicas ou uma combinação de técnicas.

Dentre elas, é viável a utilização da telemedicina para apresentar os casos clínicos sob investigação para especialistas oncológicos situados em qualquer parte do Brasil e do mundo. Também é possível disponibilizar os exames, procedimentos ou acompanhar uma cirurgia em tempo real.

Esse cenário é idealizado graças aos aparelhos que viabilizam esse encontro por meio de videoconferências realizadas em tempo real com todos os envolvidos, de forma a instituir a intervenção mais apropriada ao estadiamento do câncer e chegar a um prognóstico mais confiável.

Cardiologia

A utilização de robôs nos ambientes de saúde parecia ser uma cena apenas de filmes de aventura. Mas, nos dias de hoje, é possível que essas máquinas realizem procedimentos cirúrgicos com a coordenação do médico, que pode estar a quilômetros de distância.

Também é uma realidade a monitorização remota do paciente cardiopata, à medida que o médico recebe informações em tempo real dos parâmetros cardiológicos que são obtidos pelos instrumentos situados no corpo do paciente.

Assim, qualquer alteração brusca da pressão arterial que possa comprometer a condição clínica do paciente é imediatamente notificada para os aplicativos instalados nos telefones celulares e afins e facilita a tomada de decisão pelo médico.

Radiologia

Os exames de diagnóstico por imagem são excelentes metodologias para rastreamento de doenças, identificação precoce de malignidade, entre outras possibilidades terapêuticas aventadas.

Esse processo é realizado da seguinte maneira pelos princípios da telerradiologia: o paciente é submetido ao exame, as imagens são enviadas para os radiologistas elaborarem o laudo, e esse documento é submetido novamente ao indivíduo.

A terceirização de laudos digitais é uma realidade vantajosa para os gestores de clínicas, para os radiologistas, que são remunerados pelo número de documentos emitidos, e para o paciente, que recebe esse documento em um prazo inferior se comparado ao método tradicional.

Conhecer as áreas da medicina que já são beneficiadas com a telemedicina e como esse cenário modifica toda a assistência prestada ao paciente serve de incentivo para que o profissional se interesse por essa ferramenta. A partir desses serviços bem-sucedidos, será mais fácil fazer a adaptação a outras especialidades médicas.

Agora que ficou interessado em assuntos sobre essa natureza, não deixe de assinar a nossa newsletter e atualizar-se!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!