Inovações na saúde garantem transformação digital

inovações na saúde

Ao observar os avanços e transformações digitais, percebemos sua importância em diversas áreas da saúde. 

Isso porque tais inovações na saúde possibilitam melhores métodos diagnósticos, terapêuticos e consequentemente melhoram a qualidade de vida dos pacientes. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura com a gente!

As tecnologias para os profissionais da área

As idas desnecessárias ao pronto socorro, inúmeros papéis a preencher, filas para atendimentos. Esses são alguns dos problemas que dificultam a produtividade dos profissionais da saúde. 

Assim, boa parte desse acompanhamento pode ser realizado à distância, com o máximo de desempenho dos profissionais, melhorando o atendimento e garantindo maior produtividade. 

O olhar dos pacientes sobre a transformação digital na saúde

Qualidade, rapidez e segurança no atendimento são alguns dos aspectos importantes na hora da escolha do serviço. 

Com o uso da tecnologia é possível economizar tempo de deslocamento e espera em filas, evitar os erros comuns dos atendimentos e proporcionar uma melhora do monitoramento dos pacientes. 

Além disso, adequar a condição de trabalho aos profissionais, e consequentemente refletir de forma positiva na qualidade da consulta. 

A importância do Big data na saúde

A união das informações sobre atualidades na saúde permite melhores avaliações e estimativas para servirem de base para programas de prevenção, promoção e rastreamento de doenças. 

Com as pesquisas na Medicina, é possível alcançar maior precisão na medicina e personalizar os tratamentos a cada paciente.

Dessa forma, o Big data concentra as informações criadas através da digitalização de arquivos médicos e dados dos pacientes para serem analisadas por tecnologias específicas.

A partir disso, os dados ajudam a prevenir as epidemias, tratamentos de doenças antes incuráveis e reduzir os custos. 

Para reunir todas essas informações dos pacientes em um só local, é importante o uso integrado do prontuário eletrônico em todos os serviços de saúde.

Universalização do Prontuário eletrônico

Com o prontuário em papel torna-se difícil a transmissão das informações, atualização dos dados e compreensão da escrita. 

Para solucionar esse problema existe a forte tendência de universalizar a digitalização dos prontuários no Brasil. Entretanto, muitos profissionais não conseguem acessá-los de outros centros de saúde, gerando perda de tempo, mais gastos e vidas. 

Portanto, hoje em dia há o prontuário eletrônico do paciente (PEP), que permite o uso do mesmo prontuário à distância, em qualquer estabelecimento de saúde. 

Só para exemplificar, o Reino Unido utiliza o PEP universalmente na atenção primária e isso tem proporcionado um grande número de pesquisas. 

Assim, os benefícios do PEP são:

  • Ganho de tempo no preenchimento;
  • Diminuição do viés de memória/esquecimentos;
  • Informações completas;
  • Pode ser utilizado como material de pesquisas científicas. 

Internet das coisas

Outra inovação que será usada em diversos objetos é a internet das coisas, isto é, os objetos estarão conectados à internet. 

O exemplo do seu uso é se o idoso sofrer uma queda e o chão da casa tiver um sensor conectado à internet, ele poderá gerar um alerta automático para os cuidadores ou para o próprio SAMU. 

Isso garante o rápido atendimento, monitoramento 24 horas e evita diversas complicações. 

Wearables

Além disso, pode ser usado o wearables, que são objetos conectados ao corpo possibilitando identificar quando o paciente está em iminência de infartos ou acidentes vasculares. 

Assim, todos os dados como pressão alta, alteração da frequência cardíaca, entre outros, podem ser compartilhados com o médico assistente. Isso garante melhor controle dos parâmetros cardiovasculares e previne os eventos agudos. 

Diante disso, o investimento em inovações tecnológicas na área da saúde é extremamente importante para diversos setores, como na pesquisa e programas de prevenção de doenças.

Este artigo sobre as inovações do mundo digital na saúde foi útil para você? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos relevantes e exclusivos como este.

Texto: Lyz Tavares

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!