Subscribe Now

Trending News

As vantagens dos atendimentos online
Telemedicina

As vantagens dos atendimentos online

Segundo o IBGE, a expectativa de vida tem aumentado progressivamente. Consequentemente, isso gera maior procura por atendimentos médicos, que muitas vezes são casos prontamente diagnosticados e tratados, não sendo necessário o deslocamento até a emergência ou consultório. 

Cada vez mais torna-se necessário ressaltar a importância e quais os benefícios de evitar as idas desnecessárias aos hospitais e receber assistência sem sair de casa, otimizando o tempo e reduzindo os custos.

Por isso, continue lendo esse artigo e saiba mais!

Evitar deslocamentos e a Telemedicina

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Saúde pública da Nova Inglaterra, em 2010, divulgou que o excesso de idas ao pronto socorro seria responsável por até US$ 38 bilhões desperdiçados nos EUA todos os anos. Além disso, cerca de 56% de todas as visitas seriam desnecessárias e poderiam ter sido evitadas. 

A telemedicina surge como uma ferramenta que garante agilidade, com transmissão de dados do paciente com maior rapidez e custos reduzidos. Desta forma, ela contribui para resolução de problemas ou diagnósticos facilmente esclarecidos, sem a necessidade de deslocamento do paciente ou profissional até o centro de saúde. 

A resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), n° 2.227/2018, publicada no início deste ano no “Diário Oficial da União”, descreve a Telemedicina como “ o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e promoção de saúde”. Essa grande tecnologia  auxilia indivíduos em áreas remotas, onde não há o especialista.

Adicionalmente a isso, o CFM permite os médicos realizarem consultas on-line, telecirurgias, telediagnósticos e outras formas de atendimento à distância, sendo que a primeira consulta deve ser presencial para uma melhor avaliação. Com isso, há uma garantia de integralidade do SUS para milhões de brasileiros, que sofrem atualmente por negligência assistencial. 

Descongestionamento dos pronto atendimentos

Além de todos os benefícios citados, em relação ao atendimento a distância, a telemedicina também beneficia o sistema de saúde, que muitas vezes apresenta superlotação causada pela intensa demanda à procura por tratamentos.

Menor dificuldade no acompanhamento, com um maior retorno

O telemonitoramento e plataformas pós-consultas garantem a supervisão clínica por meio de videoconferências, o que reforça a confiança e a relação médico-paciente sem sair de casa, com a otimização do tempo, tanto da população quanto do médico assistente.

Essa facilidade é importante, visto que, muitos pacientes que residem em municípios distantes ou devido a falta do acesso aos transportes públicos, prejudicam o retorno ao consultório para acompanhamento e isso dificulta o tratamento singular.

Otimização do tempo

Com os Software na nuvem há uma maior segurança de dados dos pacientes e resultados de exames disponíveis para acesso em  qualquer dispositivo eletrônico.

Esse instrumento de trabalho melhora a organização para encontrar os arquivos e histórico médico da pessoa, além de serem facilmente compartilhável a qualquer momento

Custos menores

Para atendimentos presenciais, a clínica precisa de investimentos na infraestrutura, na logística e em funcionários.

Porém, com um sistema online, os profissionais podem usar tablets, computadores e smartphones durante 24h, com assistência a milhares de pessoas, sem gastos com papéis e impressões

Tais investimentos tecnológicos terão infinitas recompensas a longo prazo, com alta eficiência e economia de recursos.

Segunda opinião no diagnóstico

A teleconsulta consiste no compartilhamento de informações entre o clínico e os especialistas, a fim de trocar ideias sobre os diagnósticos e melhores tratamentos para cada caso.

Esta prática é possível nas consultas online, feita diretamente entre médicos e pacientes.

Laudos à distância

Por meio do mundo virtual, o exame pode ser realizado em qualquer local e ter acesso às hipóteses dos melhores especialistas do país, disponível na internet.

Enfim, essas são algumas das vantagens do atendimento online. Esse artigo sobre as vantagens dos atendimentos online foi útil para você? Então, curta nossa página no Facebook  e fique por dentro de informações sobre essa temática!

Texto: Lyz Tavares

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *