Algumas atitudes, feitas de forma repetitiva, podem prejudicar a sua carreira. Engana-se quem pensa que, para manter-se na empresa é necessário apenas competência profissional. Os relacionamentos interpessoais contam muito, inclusive para decidir sobre uma promoção no trabalho.

Não adianta nada ser expert na sua área e ser uma pessoa inconveniente no ambiente de trabalho.  Do tipo que come na mesa de trabalho; que coloca caixa de som e “obriga” os colegas a aceitar seu gosto musical; que fala alto o tempo todo ou vive no celular. Esses são apenas alguns exemplos de comportamentos inadequados que alguns profissionais insistem em continuar praticando no ambiente de trabalho.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira algumas atitudes erradas que devem ser evitadas no trabalho.

Ponto de corte

Foi-se o tempo em que os funcionários eram escolhidos apenas pelas aptidões profissionais ou mesmo recebiam uma promoção só por esse motivo. As organizações estão cada vez mais levando em consideração o comportamento desses trabalhadores nessas decisões.

Um estudo da empresa de recrutamento Zenger/Folkmanna, publicado na Harvard Business Rewiew, apontou que, mais da metade das demissões nas empresas foi por problemas de relacionamento e falta de etiqueta no ambiente de trabalho.

Uso indiscriminado do celular

Não precisamos nem de pesquisas oficiais para saber que essa é uma das principais reclamações das empresas. Estamos tão conectados, que, na maioria das vezes, é difícil separar o pessoal do profissional no uso do celular.

O resultado disso são funcionários que ficam o dia todo navegando no aparelho, seja nas redes sociais ou outros usos pessoais. E isso é muito mal visto pelos gestores porque tira a atenção e prejudica a produtividade.

Uso dos recursos da empresa

Quem nunca imprimiu um documento pessoal na empresa atire a primeira pedra. Quando esse tipo de atitude é autorizada pela chefia não há problemas. Só não dá para virar rotina e nem querer imprimir o “Senhor dos Anéis” versão estendida na impressora do trabalho.

O mesmo podemos dizer sobre o uso da internet e das ligações telefônicas para questões pessoais. Não dá para deixar o trabalho de lado e ficar navegando e nem fazer sessão de terapia no telefone da empresa. Tudo isso gera custos e prejudica a sua imagem.

Atrasos constantes

O trânsito é a desculpa preferida para o atraso. Mas não dá para chegar a semana toda atrasado e dar a mesma justificativa. Pior ainda é dar uma diferente a cada dia. Quando você chega atrasado sempre demonstra desinteresse sobre o trabalho.

No caso de estar realmente com algum problema de ordem pessoal, por exemplo, é melhor conversar e explicar o que está acontecendo. Tentar ajustar o horário. Sem saber o que está se passando, a empresa sempre terá uma imagem ruim de você.

Comer na mesa de trabalho

Sabemos que hoje que várias empresas já estão bem abertas a essa questão, mas nem todas. Até porque se você comer um cereal, uma fruta, tomar um café, algumas toleram, mas levar o almoço e a sobremesa para a mesa, não é adequado. Isso fica deselegante perante o público externo que esteja visitando a empresa, por exemplo.

E as organizações quase sempre dispõem de um espaço para que seus funcionários façam a alimentação. As que não têm, estipulam um horário de lanche para a equipe.

Texto: Luciana Cavalcante

E você, o que tem feito para evitar atitudes erradas em sua empresa? Achou nossas dicas interessantes? Então, compartilhe nossas informações nas redes sociais!

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