Subscribe Now

Trending News

Bem-estar corporativo e erros comuns
Bem Estar

Bem-estar corporativo e erros comuns

Como já falamos em outro post do blog, otimizar a produtividade do funcionário é muito importante. Uma forma de fazer isso é tomando consciência do que é bem-estar corporativo e erros comuns que podem ser um obstáculo para terem funcionários satisfeitos, saudáveis e felizes.

Saiba quais são as práticas que criam a percepção de que aquele ambiente não é um bom lugar para trabalhar.

São erros comuns dentro do ambiente de trabalho e, muitas vezes, cometidos de forma inconsciente. Quer saber que erros são esses e como evita-los na sua empresa?

Continue a leitura!

Comunicação interna insatisfatória

Em primeiro lugar, é necessário saber que comunicação interna é a troca de informações entre a empresa com o funcionário.

Inegavelmente, dentro de um ambiente corporativo, são criadas diversas expectativas. Entretanto, para o funcionário corresponder a essas expectativas, precisa antes saber exatamente o que a organização espera deles.

Em prol disso, é preciso determinar os objetivos, prazos, além do grau de autonomia e de tomada de decisões. Em seguida, após ter esses pontos esclarecidos, a empresa pode cobrar algum tipo de resultado de conduta.

Dessa maneira, canais de comunicação são eficazes para transmitir a cultura organizacional.

Metas irreais

Impor desafios é um jeito de manter uma motivação na equipe porque com eles, o trabalhador mantém foco e dedicação na realização dos seus trabalhos, tendo um propósito maior para os mesmos. Todavia, as metas irreais têm o efeito inverso e desmotivam o funcionário.

Para estabelecer uma meta, é preciso saber anteriormente se o funcionário acredita na possibilidade de realizá-la. Assim sendo, é preciso existir um equilíbrio entre dificuldade e possibilidade.               

Ausência de feedback

Uma forma de criar uma sensação de segurança nos funcionários é através dos feedbacks porque esses fazem com que vejam seu esforço sendo considerado e para tomarem conhecimento dos pontos de melhoras. Por outro lado, sem um feedback, o funcionário se sente sem rumo, desmotivado, sem um direcionamento para seu trabalho.

Mas, a ausência dessa ferramenta valiosa prejudica, também, a empresa, que deixa de utilizar o potencial de seus colaboradores.

Assim, nota-se que feedback é um instrumento importantíssimo dentro de uma empresa para melhorar a performance da equipe, o que tem como consequência, aumento da produtividade.

Falta de reconhecimento profissional

O reconhecimento profissional tem uma função importante dentro do ambiente corporativo porque é uma forma de contribuir para o crescimento do colaborar e de retê-lo na empresa.

Esse reconhecimento é uma forma de manter o profissional motivado porque ele fica sem ter dúvidas quanto seus esforços estarem sendo notados pelos superiores. Além disso, ficam mais suscetíveis a migrar para a concorrência caso esse reconhecimento não ocorra.

Para demonstrar que o empenho profissional está sendo notado, existem algumas alternativas, por exemplo, viagens corporativas, bônus, premiações, planos de carreira, pacote de benefícios atraentes, apostar no desenvolvimento profissional ou disponibilizando auxílio financeiro para a realização de cursos.

Autoritarismo

O autoritarismo desgasta a relação com os colaboradores porque traz resultados negativos e cria um mal-estar dentro da empresa. Além disso, uma autoridade agressiva não é bem vista e, atualmente, um grupo cada vez maior dentro das organizações – os millenials – banaliza esse modelo hierárquico.  

Recrutamento e seleção sem critérios

Os passos importantes dentro das corporações são o recrutamento e seleção porque asseguram a aquisição de profissionais competentes que aderem à cultura organizacional da empresa e, caso seja mal conduzido, podem acabar acentuando os gastos da companhia.

Em primeiro lugar, é necessário ter critérios claros e pré-estabelecidos no processo seletivo e a especificação de quais os conhecimentos, habilidades e atitudes o cargo em aberto demanda.

Em seguida, o processo seletivo será conduzido da melhor forma possível.

Falta de investimento no bem-estar dos trabalhadores

Certamente, a qualidade de vida no ambiente de trabalho potencializa os seus resultados, além de torná-la mais rentável e produtiva.

Para isso, é importante investir em ações que assegurem a saúde e segurança dos profissionais, por exemplo, treinamentos de segurança, laudos sobre as condições do ambiente de trabalho, eliminação de ruídos e outros aspectos que possam influenciar negativamente a qualidade de vida dentro da empresa.

Enfim, conseguimos analisar erros comuns dentro do ambiente corporativo pelo fato de afetarem o bem-estar dos funcionários. Desse modo, um excelente passo para começar a evita-los é através da tomada de consciência deles.

E ai, quais desses são cometidos na sua empresa? Conta para gente nos comentários e compartilhe esse conteúdo!

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *