Benefícios da tecnologia no tempo de atendimento

tecnologia na medicina

É inegável que o Tempo Médio de Atendimento é um potencial indicador de produtividade em consultórios, hospitais e laboratórios. 

Como se sabe, esse número significa o tempo que o profissional precisa para realizar assistência adequada e de qualidade a quem necessita. 

Continue lendo para saber mais sobre esse tema e como ele pode influenciar na saúde brasileira. 

Aumento do tempo de espera, lotação e prejuízo no atendimento

O cenário da saúde atualmente é de superlotação nos postos de atendimento, longa espera pela assistência, falta de especialistas nas emergências, entre outros problemas. 

Muitas dessas dificuldades são explicadas pela falta de treinamento da equipe, o que reduz a agilidade na coleta de dados e o atendimento primário como na coleta dos sinais vitais. 

Outra solução para esses problemas seria o uso das tecnologias para aumentar a produtividade, facilitar o acesso aos dados atualizados dos pacientes e o histórico sobre sua saúde. 

Com essas medidas é possível reduzir o tempo médio de atendimentos, além de oferecer serviços de qualidade e com maior rendimento. 

Essa medida é a soma do tempo total de atendimentos dividido pelo número de pacientes atendidos no período que deseja avaliar. 

Sendo assim, é muito importante o conhecimento sobre quem é o público que procura o serviço, o horário que possui maior procura, sistemas com informações corretas, automáticas e ágeis.  

Treinamento dos profissionais de saúde

Dessa forma, um passo para a solução de alguns dos problemas enfrentados na saúde é a capacitação dos profissionais para um atendimento de qualidade. 

Um exemplo disso é o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que tem priorizado o treinamento da equipe de emergência. De acordo com os dados, as mudanças observadas foram significantes, como a redução do tempo de permanência na unidade.

Foi notado uma redução de aproximadamente 53%, ou seja, antes a permanência era em média de 18,8 dias e passou para 8,8 dias. Outro dado relevante foi no setor de Emergência, que reduziu em 74% (caiu de 15 dias para 3,9).

Aumentando a produtividade

A tecnologia, por sua vez, é uma ferramenta que promove aumento da produtividade dos atendentes, melhora a qualidade do atendimento e possibilita a troca de experiências entre os profissionais de diferentes áreas, por meio da Telemedicina

Os prontuários eletrônicos, por exemplo, proporciona uma visão ampla sobre todas as informações das condições clínicas dos pacientes e integra todas as áreas de apoio a área assistencial, com atendimento rápido e seguro. 

Além disso, com os agendamentos online, é possível reduzir o tempo de deslocamento para marcação de consultas, possibilitando aos profissionais se dedicarem a outras funções importantes e evitar os erros de informações.

Vantagem da tecnologia no serviço de saúde

  • Reduz o tempo de espera;
  • Diminui os custos com funcionários;
  • Não possui a limitação de erros humanos;
  • Padronização das atividades;
  • Aumenta a eficiência dos atendimentos;
  • Melhora a satisfação dos clientes;
  • Melhora o acompanhamento dos pacientes de forma mais eficaz.

Sabe-se que as vantagens são inúmeras e que a saúde necessita de rapidez e qualidade. Por isso, essa associação entre otimizar o tempo e melhorar o atendimento tornou-se não apenas um diferencial, mas sim essencial. 

Portanto, a tecnologia tem papel no cuidado ao paciente, com a interpretação de exames, organização do quadro clínico do paciente, leitura das prescrições médicas e no controle das doenças. 

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Texto: Lyz Tavares

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