4 benefícios de promover a saúde no trabalho

promover a saúde no trabalho

Cada vez mais, as empresas estão percebendo os benefícios de promover a saúde no trabalho. Por isso, estão tomando consciência da influência do funcionário tem quando se procurar obter melhores desempenho da organização.

Ao direcionar esforços para promover a saúde no trabalho, é preciso estar de olho em certos fatores responsáveis pelos altos custos empresariais. Mas, esses fatores podem se neutralizar ao focar na saúde do trabalhador.

Sendo assim, torna-se indispensável investir na saúde e segurança do trabalho. Vejamos, então, quais são os benefícios obtidos ao realizar isso.

Diminuição das doenças ocupacionais

Com certeza, as doenças ocupacionais podem trazer prejuízos tanto para a empresa quanto para o funcionário.

Estudos norte-americanos apontaram uma perda anual de 150 bilhões de dólares por causa do estresse no local de trabalho.

No Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística) apurou que as principais causas de faltas ao serviço devem-se a gripes, dores nas costas e pescoço. Sem falar que cerca de 700 mil acidentes de trabalho acontecem todos os dias.

Mas, quando os gestores conseguem criar um ambiente em que é priorizado a qualidade de vida, segurança e saúde dos profissionais, as doenças ocupacionais podem ser evitadas.

Menor taxa de absenteísmo

Quando há uma alta taxa de absenteísmo em uma empresa, com certeza isso é prejudicial para a mesma, visto que, qualquer empresa é feita de colaboradores.

As razões para essa ausência ao trabalho ou aos compromissos empresariais podem ser diversas. Como acidentes de trabalho, doenças, fatores sociais ou culturais e direitos legais garantidos ao funcionário. Mas, por outro lado, as altas taxas de absenteísmo podem ser sintoma de problemáticas maiores como desvios de comportamento, conflitos internos, falta de motivação ou exaustão.

Saúde ocupacional e absenteísmo estão relacionados. Logo, promover a saúde no trabalho é uma ferramenta que influencia em uma menor taxa de absenteísmo.

Pequenas mudanças na rotina e maior atenção ao diálogo entre empregadores e empregados, podem reduzir esses índices dentro das empresas. Um funcionário saudável e valorizado sente-se mais confortável, seguro e motivado.

Aumento da produtividade

O aumento da produtividade é outro benefício que pode ser observado ao promover a saúde no trabalho.

Como já é de conhecimento, a empresa só consegue gerar lucros pela atividade de seus funcionários. Quanto mais se investir na saúde do trabalhador, melhor vai ser o desempenho da empresa.

Então, ao focar em ações direcionadas para que a saúde do profissional melhore a cada dia, sem dúvidas, ocorrerá um aumento da produtividade e um custo menor para a companhia.

Redução de custos

Por último, mas não menos importante, notamos como benefício a redução de custos.

O investimento em segurança e saúde ocupacional parecem altos, mas a médio e longo prazos são muito positivos.

Tanto empregados quanto empregadores podem obter os benefícios da segurança e saúde no trabalho. Esses benefícios vão desde a melhora na qualidade de vida até ao aumento da produtividade e redução de custos com multas, acidentes e encargos trabalhistas.

Gostou do post? Quer ficar por dentro de outras dicas como essa e garantir a saúde de seus colaboradores? Então, siga nosso Facebook e nosso LinkedIn e acompanhe as novidades!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!