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Campanha Janeiro Branco: cultura de saúde mental é urgente

6 minutos para ler

O ano já começa com uma das campanhas mais importantes no Brasil: Janeiro Branco. A campanha tem como finalidade discutir acerca da importância do cuidado com a Saúde Mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida.

Em tempos de Pandemia, essa campanha adquiri uma importância amplificada, onde propõe-se a estimular instituições e pessoas a participarem de um grande pacto em defesa da Saúde Mental. 

Epidemia silenciosa

Basta olhar à sua volta e ver o quanto a mente das pessoas está adoecendo.

E a lista de motivos, quase infinitos, só piora essa conta. Questões econômicas, políticas, climáticas, desemprego, problemas pessoais, cobranças e mais cobranças. O mundo se tornou um lugar cheio de gatilhos que podem despertar distúrbios mentais.

Mas apesar de sabermos disso, o que estamos fazendo para mudar esse cenário? Quantas vezes paramos ao menos para nos dar conta disso ao invés de viver no “automático”?

Um tema pouco falado

Você com certeza conhece alguém que tem um problema de saúde mental. Pode ser um amigo, colega de trabalho ou até familiar. Há algum tempo isso não seria tão comum.

Não porque não houvesse pessoas com esses distúrbios, mas porque pouco se falava sobre o tema. Estresse, depressão, ansiedade, eram tabus. Burnout?  Ninguém tinha ouvido falar.

Felizmente isso vem mudando. Ainda bem porque quando se fala mais de um assunto, quem sofre com o problema se sente mais à vontade para compartilhá-lo. E o mais importante: toma consciência e aumenta a possibilidade de procurar ajuda.

No entanto, para que isso aconteça é preciso que essa fala seja constante, seja através da mídia, mas também em todos os ambientes que frequentamos para mostrar a importância da saúde emocional.

Essa é a proposta do Janeiro Branco, que elegeu esse mês para convidar as pessoas a refletir mais sobre a vida, emoções, relacionamentos, atitudes e como elas podem influenciar na saúde mental.

A campanha

A campanha é pensada, planejada e concebida para a promoção da Saúde Emocional na vida de todos os indivíduos que compõem a humanidade. Buscando, assim, estratégias políticas, sociais e culturais para a prevenção, reconhecimento e combate do adoecimento emocional em todos os campos, esferas, dimensões e espaços em que o humano se faz presente.

O foco da campanha é colocar o tema em evidência, promovendo a conscientização sobre a relevância da prevenção do adoecimento emocional — algo que gera impactos preocupantes em nossa sociedade.

Consequentemente, reforça a necessidade de uma mudança de comportamento e mentalidade em vários níveis da nossa sociedade. A urgência do debate em torno do tema é real, como mostram dados de pesquisas realizadas ao redor do globo.

Esses temas são colocados em máxima evidência para evitar adoecimento mental, como diz a própria descrição da página oficial. Para isso é preciso mais informação e menos preconceito. 

Reflexão

Janeiro branco convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas, o sentido e o propósito delas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si, sobre suas emoções, seus pensamentos e comportamentos, ajudando assim o mundo a ser um lugar melhor.

Trata-se, em verdade, de uma campanha dedicada a mostrar às pessoas e à sociedade, que os seres humanos são seres de conteúdos psicológicos e subjetivos, que suas vidas, necessariamente, são estruturadas em torno de questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais, sendo, portanto, essencial e necessário, que a subjetividade humana possua um lugar de destaque em nossa cultura e cotidiano, sob a pena de sermos vítimas de nós mesmos e de quem despreza as próprias necessidades psicológicas e as alheias.

E para que seja difundida, a ação-que não tem fins lucrativos-busca parcerias com empresas de comunicação, órgãos públicos e privados, para sensibilizá-los da importância de alertar a sociedade sobre o tema. 

Filosofia

A ação foi criada em Minas Gerais e, na definição da página oficial, usa a metáfora do trem: os psicólogos são a locomotiva- que por ser multidisciplinar e transdisciplinar- tem vários vagões, que devem ser construídos com a importante e necessária participação da sociedade e profissionais que possam enriquecer as possibilidades no universo de saúde mental e emocional dos indivíduos e instituições.

Objetivos específicos

O trabalho tem cinco metas:

  1. Tornar o mês de janeiro um marco estratégico atemporal para que as instituições reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das instituições;
  2. Chamar a atenção do mundo para os temas relacionados à saúde mental e emocional na vida das pessoas;
  3. Aproveitar o início de ano para incentivar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, relacionamentos e do que andam fazendo e; investirem nesse cuidado emocional tanto em si, como nos que estão ao seu redor;
  4. Chamar a atenção das mídias e instituições sociais, públicas e privadas, para a importância do assunto;
  5. Contribuir, decisivamente, para a construção, fortalecimento e disseminação de uma “cultura de saúde mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da saúde mental dos indivíduos e instituições.

Canais

Janeiro Branco tem canais virtuais que podem ser consultados para mais informações ou caso haja interesse em participar, são eles:

www.janeirobranco.com.br
www.facebook.com/campanhajaneirobranco
janeirobranco@gmail.com
Whatsapp Nacional do JB: (34)99966-1835

E você?  Já refletiu sobre sua vida e suas emoções ou vive no “automático”? Quem cuida da mente, cuida da vida! 

Texto: Luciana Cavalcante e Jacqueline Guerra  CRP 05/18990

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