O perfil do candidato ideal

candidato ideal

O que é preciso para trabalhar nas maiores empresas do mundo? Em entrevista para a Business Insider, a vice presidente dos Recursos Humanos do Facebook, Janelle Gale, afirmou que o candidato mais inteligente não é necessariamente o ideal. Vale lembrar que o Facebook foi considerado o melhor lugar para se trabalhar em 2018.

A declaração pode soar polêmica, mas na verdade, fomenta uma discussão bastante interessante. Para Gale, o candidato ideal é interessado, curioso, aberto a ouvir feedbacks e aprender rápido. Ela explica que, se o intelecto não vier combinado com estas características primordiais, ele não irá agradar.

Isso não significa que você não deva se esforçar para ter um currículo exemplar. Porém, a fala de Gale levanta um lado mais humano e democrático dos processos seletivos. Afinal, qualquer um pode oferecer os pontos positivos mencionados.

Se você quer se tornar o candidato ideal para entrar na empresa dos seus sonhos – e quem não quer? -, vamos nos aprofundar em algumas das características primordiais, que independem da área de atuação.

Continue lendo o artigo para saber quais são!

Querer continuar a aprender

Um grande erro é acreditar que você já se especializou o suficiente. O candidato ideal tem sede de conhecimento e quer continuar estudando para sempre. Seja com um mestrado, doutorado, pós graduação ou cursos de curta duração.

Além da educação formal, esta característica também deve resultar em uma proatividade no dia a dia no escritório. Alguém que consegue comunicar com outras áreas além da própria e está disposto a expandir o repertório de conhecimentos sempre se destaca.

Este é um excelente caminho não apenas para valorizar seus pontos fortes, mas admitir os fracos e trabalhar para torná-los menos desafiadores. Ao invés de se deixar vencer pelas crenças limitantes, estude para contorná-las.

Falar e ouvir na mesma proporção

Muitas empresas buscam perfis com traços de liderança. Alguém que tenha o dom da comunicação, que agrega com sua fala e sabe conversar com desde o pessoal da limpeza até com o CEO.

Entretanto, para ser comunicativo, tão importante quanto falar é saber ouvir. Só assim você construirá diálogos com quem te cerca, e não monólogos. 

Saber ouvir feedbacks com uma genuína atenção e interesse é uma característica de um candidato ideal e de um líder exemplar. É uma característica primordial para criar uma comunidade saudável no escritório e otimizar o trabalho em equipe.

Saber diferenciar qualidades de obrigações

Quando chega o momento clássico na entrevista de emprego de listar três qualidades e três defeitos, muitos candidatos citam características como: pontualidade, respeito, comprometimento e organização como pontos positivos.

O que poucos percebem é que, na verdade, estes adjetivos são meras obrigações de qualquer colaborador, e não qualidades pessoais que merecem ser destacadas. Você não é especial por cumprir horários, só está fazendo o que se espera.

O candidato ideal sabe disso e tem a resposta afiada sobre o que ele realmente tem para agregar na empresa. Estas competências podem ser proatividade, versatilidade e capacidade de tomar decisões, por exemplo.

Com estas dicas, esperamos te inspirar a se tornar o candidato ideal e conseguir a vaga dos seus sonhos. 

Não deixe de curtir a página da Conexa Saúde no LinkedIn para ficar por dentro das novidades.

Texto: Manoela Caldas.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!