Checklist para promover a saúde masculina Checklist para promover a saúde masculina

Checklist de exames básicos para promover a saúde masculina

4 minutos para ler

Os cuidados com a saúde, podem diferir quando falamos sobre a saúde masculina e feminina. Afinal, existem características do organismo que diferenciam influenciam consideravelmente nas formas de prevenção, diagnóstico e tratamento de algumas doenças.

Muitas doenças são tradicionalmente masculinas (como o câncer de próstata), enquanto outras são mais prevalentes nessa população (por exemplo, problemas cardiovasculares). Por isso, é importante que você saiba quais são os exames necessários para garantir a saúde masculina. Confira os principais a seguir.

A importância do exame de urina

No exame de urina, é possível identificar quadros iniciais de problemas urinários e renais, que podem causar profundas dores e desconfortos para os colaboradores. Por exemplo, é possível verificar se há algum quadro de infecção urinária ou, ainda, cristais na urina que possam indicar eventuais problemas de formação de pedras nos rins.

Como exames de sangue podem ajudar a saúde masculina?

Um exame de sangue completo pode trazer uma série de indicadores importantes para a avaliação do colaborador, que estão diretamente ligados com a saúde masculina. Estão entre eles:

  • Níveis de colesterol: homens têm maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e taxas elevadas deste Indicador podem potencializar as chances de complicações;
  • Glicemia: permite analisar se há o desenvolvimento de diabetes e deve estar presente nos exames de rotina a partir dos 20 anos;
  • Creatinina e ureia: permite avaliar as funções renais. Quando em taxas elevadas, são sintomas de que os rins não estão filtrando bem esses pontos;
  • TGO e TGP: permitem avaliar as funções hepáticas dos homens. Quando estão elevados, podem representar lesões significativas que precisam ser tratadas, para não evoluir para quadros crônicos.

O papel da colonoscopia

A partir dos 50 anos, para a proteção da saúde masculina, recomenda-se que os homens façam a colonoscopia. Isso porque a partir desta idade, há chances mais elevadas de surgimento de doenças como câncer de reto e intestino. Apesar de graves, quando descobertas precocemente, possuem altas chances de cura.

Os homens que tenham histórico familiar de câncer nessas regiões devem começar os exames periódicos antes dos 50 anos. Por isso, a anamnese do colaborador tem um papel importantíssimo.

Exames para diagnóstico de câncer de próstata

Uma das doenças mais proeminentes em homens, principalmente após os 50 anos, é o câncer de próstata. Por isso, a partir desta idade, recomenda-se que eles façam os exames de rotina, para possibilitar um diagnóstico precoce.

Nesse rol, temos o exame de toque retal, que permite avaliar se há algum tipo de inchaço ou nódulos que possam indicar presença de malignidades. É possível, também, avaliar o quadro por meio do exame PSA (antígeno prostático específico). Isso porque, quando o câncer de próstata aparece, esse antígeno tende a ser produzido e, muitas vezes, a lesão pode passar despercebida no exame de toque, ainda em estágio inicial.

Para potencializar os cuidados com a saúde masculina, é importante estar atento para incentivar seus colaboradores a fazerem os exames de rotina e, assim, diagnosticarem eventuais problemas o quanto antes. Para isso, você pode contar com a Conexa Saúde.

Podemos auxiliar com o acompanhamento dos seus colaboradores, além de incentivar os cuidados com saúde por meio de nossos serviços, sendo a melhor opção do mercado. Entre em contato e saiba mais com um de nossos atendentes!

Posts relacionados

Deixe um comentário