O que é clima organizacional

relacionamentos

Com certeza você já deixou de ir a algum lugar porque não se sentia bem lá. Seja porque não gostava do espaço ou da relação com as pessoas. Assim como na vida, no trabalho se você se algo te incomoda sua permanência torna-se um sacrifício.

Essa percepção de cenário de um modo geral envolvendo a visão que você tem do local de trabalho, a filosofia, missão, valorização, gerenciamento, convivência, é o que chamamos de clima organizacional.

Imagina ter que defender diariamente ideias contrárias às suas, ou mesmo seguir padrões com os quais você não concorda? 

É por isso que as empresas precisam cuidar desse aspecto, afinal estamos lidando com pessoas e elas precisam ter um local saudável para desenvolver melhor as suas atividades. 

Tendo em vista tal importância, neste artigo vamos explorar alguns aspectos do clima organizacional.

Conceito

Em algum momento da vida já passamos por situações difíceis no trabalho. Sentimos que nosso esforço não estava sendo valorizado, ou mesmo valendo a pena. Em contrapartida muita gente trabalha feliz porque tem retorno positivo para o seu esforço, seja com reconhecimento ou financeiramente.

Nos dois casos o desempenho depende muito da expectativa do trabalhador  sobre o que a empresa pode lhe oferecer. É uma atmosfera psicológica.

Pontos chaves

Existem alguns pontos importantes a ser levados em consideração com relação ao clima da empresa. Primeiro é preciso saber quais fatores motivam ou desmotivam os colaboradores. Outra atitude que garante o bom ambiente de trabalho é manter a equipe sempre unida.

Isso pode ser conseguido através de metas e objetivos claros e bem objetivos, além de cultivar o hábito do feedback.  Os colaboradores devem conhecer a missão, a visão e os valores da empresa para ter um norte para se guiar.

Reflexos negativos no trabalho

Quando os funcionários notam um clima desfavorável na empresa isso resulta em uma série de prejuízos. Entre eles está o alto índice de atrasos, faltas e pedidos de licenças médicas; funcionários desmotivados e, alguns deles, até deixam a empresa por insatisfação.

Os que ficam têm baixo rendimento e falta de motivação e compromisso. Tudo isso é uma bomba relógio que pode explodir a qualquer momento levando pelos ares a produtividade e a criatividade, juntamente com os  lucros da empresa.

Vantagens

Mas se a situação é oposta e os empregados perceberem um ambiente favorável sentem-se mais motivados para o trabalho. Com relações interpessoais melhores, os ruídos de comunicação também tendem a desaparecer.

Ou seja, há um clima de comunhão com filosofia e a missão da empresa. E quando isso acontece os números só tendem a melhorar, pois os funcionários que trabalham satisfeitos produzem mais e melhor.

Por onde começar

Mas para ter esse resultado  positivo na empresa é necessário primeiro fazer uma pesquisa do clima organizacional . Ela tem como objetivo saber qual a percepção dos funcionários sobre a organização. Somente identificando o que há de ruim é que é possível tomar providências para mudar essa realidade.

Texto: Luciana Cavalcante

Você já conhecia as definições de clima organizacional citadas no artigo de hoje? Então, se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais! Siga o perfil da Conexa Saúde no Instagram para nos acompanhar na palma da mão! Com certeza ele será interessante para vários de seus amigos.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!