Você sabe como aumentar a produtividade dos seus colaboradores? Uma boa saúde influencia diretamente nesse aspecto, e trabalhar com o organismo equilibrado contribui bastante para a execução das tarefas diárias. Isso porque o dia é muito mais produtivo quando estamos bem fisicamente. 

Logo, são fundamentais iniciativas direcionadas à construção de um ambiente de trabalho produtivo e saudável, ao desenvolvimento dos colaboradores, à retenção e atração de talentos e também, a uma liderança efetiva e próxima. Com isso, é possível garantir que os trabalhadores se sintam melhor, trazendo diversas vantagens para a empresa.

Neste post, vamos apresentar algumas dicas de como aumentar a produtividade dos colaboradores. Confira!

Defina metas individuais e coletivas

Definir metas coletivas e individuais faz parte da cultura da produtividade, mas para que exista o comprometimento e engajamento é essencial que os funcionários conheçam a estratégia da empresa. Isso inclui aspectos como desenvolvimento de novos produtos, investimentos em outros nichos e posicionamento perante a concorrência.

Essa tática deve ser traduzida em objetivos corporativos para serem desdobrados em metas que envolvam a todos, de modo a incentivar a colaboração, participação e senso de pertencimento.

Ofereça bons benefícios

A motivação é a primeira coisa que pensamos quando se fala em produtividade. Colaboradores felizes produzem mais. Nem sempre é fácil descobrir o que motiva cada indivíduo, mas geralmente ter seu trabalho reconhecido é algo importante para todos.

Logo, o reconhecimento pode se manifestar de maneira financeira, por meio de aumentos de salário, gratificações e bônus, ou também de outras formas, como reconhecimento verbal, oportunidade de aprendizado e crescimento, entre outros.

Cuide do ambiente de trabalho

Para melhorar a produtividade dos colaboradores, é muito importante cuidar da qualidade do local de trabalho. Assim, alguns aspectos de gestão merecem destaque, como liderança imparcial, respeito às diferenças, um bom plano de carreira, política de remuneração atrativa e existência de práticas de valorização e reconhecimento.

O gestor também precisa resolver os problemas de maneira ágil, eliminar comportamentos nocivos, administrar conflitos internos, evitar a procrastinação e tomar decisões com coerência.

Melhore a comunicação interna

Uma barreira para a produtividade está na falta de comunicação entre funcionários e setores. Principalmente quando se fala da relação de liderados e líderes, uma comunicação falha pode resultar em profissionais menos produtivos e mais insatisfeitos.

Portanto, lembre-se de investir em canais de comunicação, como rede social corporativa, e-mails e murais, incentivando a cultura do diálogo. Uma opção é estabelecer um horário e um dia na semana para trocar ideias e estabelecer metas.

Invista em treinamento

O aumento da produtividade também está relacionado com a capacitação da equipe. Logo, dedique um tempo para os treinamentos, sejam eles realizados externa ou internamente.

É importante lembrar que nenhum funcionário será produtivo se não estiver preparado para atender sua função. Investir em treinamento significa não gastar dinheiro amanhã para o conserto de erros.

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade dos funcionários, lembre-se de seguir as dicas acima. Afinal, cuidar da saúde dos colaboradores ajuda a mantê-los sempre motivados, trazendo benefícios para eles e para a empresa.

Gostou deste texto e quer acompanhar nossas publicações? Então, curta a nossa página no Facebook!

Powered by Rock Convert