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Como melhorar o relacionamento entre colaboradores na prática
Saúde no Trabalho

Como melhorar o relacionamento entre colaboradores na prática

Parece redundante explicar a importância de uma boa convivência entre colaboradores. Mas apesar da teoria ser óbvia, a prática ainda é pouco aplicada pelas empresas.

Muitos superiores ainda têm a antiquada ideia de que um bom relacionamento entre colaboradores é sinônimo de mais farra e menos trabalho.

A verdade é que uma boa dinâmica entre colegas de trabalho torna o ambiente mais agradável. Pode parecer lúdico, mas os resultados aparecem no papel.

Produzir em um local mais positivo e estimulante faz com que os colaboradores vistam a camisa da empresa. E com isso, os resultados no trabalho naturalmente aparecem. 

Para melhorar o relacionamento entre colaboradores na prática, continue lendo este artigo e siga estas dicas.

A importância da inclusão

Para que a abertura deste relacionamento entre colaboradores aconteça, é preciso que a verdade reine. 

Uma das piores características de um ambiente de trabalho para minorias é precisar esconder o que você é ou o que você acredita. 

É impossível ter um bom relacionamento entre colaboradores se aqueles que são LGBTs, por exemplo, precisem ocultar sua sexualdade. Ou os que são naturais de outro estado precisam camuflar o sotaque.

Uma política de inclusão é uma política de bem estar. Antes de vestir a camisa da empresa, a empresa precisa abraçar as pautas dos colaboradores.

Fora que uma equipe diversa de vivências também é mais plural em ideias, conhecimento e trocas. 

Comunicação é a chave

Sem a inclusão, este passo jamais seria possível. Porque para haver uma boa comunicação entre os colaboradores, é preciso ter respeito e empatia em primeiro lugar.

Comunicação entre os processos de produção é a chave para um resultado melhor.

Mas além de afetar positivamente as entregas, é um dos principais pilares de qualquer relacionamento interpessoal. 

Ao abrir o canal da comunicação, um colaborador ajuda o outro e as ideias são somadas. Mas principalmente: o ambiente de trabalho vira mas humano.

Comunicar é compartilhar os saldos positivos, mas também se sentir confortável para dizer quando o dia não está dos melhores por causa de um problema pessoal.

O colaborador empático irá ajudar o colega e no dia seguinte, quando ele estiver se sentindo melhor, será grato e terá gosto em retribuir.

Além do escritório

Uma ótima ideia para empresas que querem melhorar o relacionamento entre colaboradores é promover eventos fora do escritório.

O clássico happy hour, um bolão de uma final de campeonato ou até um show de um artista local. 

Por mais confortável que o ambiente de trabalho seja, é claro que o comportamento é ajustado à formalidade. 

Conhecer os colegas de trabalho em seu ”habitat natural” é uma ótima forma de aproximação

Com certeza surgirão muitos assuntos e piadas internas destes momentos foras do escritório!

Políticas de competição

Muitas empresas trabalham com metas. Esta e outras políticas visam motivar os colaboradores. Mas a verdade é que estas só criam um clima tóxico de competição entre os funcionários. 

Como ver o colega de trabalho com parceira se ele é seu inimigo? Estes dois valores não batem.

A política de metas é antiquada e gera danos para o bem estar do ambiente de trabalho. Há muitas outras formas de motivar os colaboradores

Se um bom relacionamento gera resultados, uma prática que é danosa para este convívio gera o efeito oposto do desejado.

Gostou destas dicas? Quais métodos a sua empresa aderiu para melhorar o relacionamento entre colaboradores? Compartilhe nos comentários!

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Texto: Manoela Caldas.

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