Subscribe Now

Trending News

Conheça 5 estratégias para reduzir o absenteísmo na empresa
Saúde no Trabalho

Conheça 5 estratégias para reduzir o absenteísmo na empresa

Para reduzir o absenteísmo nas empresas é fundamental que os gestores elaborem mecanismos para melhorar o clima organizacional, motivem os funcionários e estejam sempre atentos às novas tendências sobre isso.

Além disso, é importante analisar as queixas do colaborador, do ponto de vista individual e coletivo, para apurar as principais causas do absenteísmo e como mudar esse cenário negativo.

Quer saber como reduzir o absenteísmo na empresa? Então, não perca as dicas que daremos a seguir!

1. Mantenha um bom clima organizacional

O absenteísmo é a taxa relacionada a faltas frequentes ao trabalho e pode estar ligado ao aparecimento de doenças ocupacionais, ao estresse emocional, à desmotivação devido a problemas de interação profissional e a outras frustrações nesse ambiente.

Por isso, é essencial descobrir os pontos discordantes entre os funcionários, analisar cada comportamento e conscientizar todos em prol da mudança do clima organizacional como benefício coletivo.

Além disso, é importante manter o bom relacionamento naquele ambiente e evitar que pequenos problemas desestabilizem a cultura que se formou ao longo dos anos de interação e profissionalismo.

2. Invista em feedbacks para os indivíduos

A avaliação de desempenho é uma ferramenta interessante para apontar as limitações dos funcionários e destacar os comportamentos positivos, principalmente no que se refere à disciplina, ao comprometimento e à responsabilidade.

No entanto, muitos gestores pecam ao não compartilharem o resultado com seus funcionários temendo expor problemas individuais ou enaltecer as virtudes levantadas nos formulários.

Atualmente, sabe-se que as discussões com o funcionário sobre os resultados da avaliação de desempenho junto à programação de metas de comportamento são atitudes eficientes e que geram bons resultados.

3. Trabalhe a comunicação

A comunicação entre funcionários de uma empresa é dividida em formal e informal. A primeira é realizada por e-mail, chats internos, divulgação de avisos em mural em que transitam muitos funcionários, dentre outras.

Contudo, a comunicação informal, realizada mediante conversas paralelas, fofocas e disseminação de informações inverídicas, é que deve ser combatida para evitar mudanças no clima organizacional. Sendo assim, é fundamental aprimorar a comunicação formal com esclarecimentos amplos dos boatos que surgirem e em linguagem objetiva para entendimento de todos os envolvidos.

4. Aprimore a rede de talentos

O absenteísmo pode se relacionar à falta de motivação do funcionário, que utiliza esse meio para faltar ao trabalho ou procurar novas oportunidades de emprego. Alguns fatores pesam sobre esse comportamento — dentre eles, o tipo de atividade exercida.

Dessa forma, uma das estratégias para reduzir o absenteísmo é conversar abertamente com o funcionário e oferecer novos cargos ou uma transferência para setores que condizem com sua personalidade, beneficiando aqueles que almejam ser os profissionais do futuro.

Assim, o gestor oferecerá uma nova chance para esses colaboradores e avaliará seu desempenho, o que pode modificar completamente a sua motivação para continuar na empresa.

5. Melhore a infraestrutura do ambiente

Frequentemente, é relatado pelos funcionários que apesar de a empresa seguir todas as regras de segurança de trabalho, o ambiente ainda não é confortável o suficiente para trabalhar por horas.

Por isso, é fundamental observar as principais reclamações quanto à infraestrutura e propor medidas para reduzir esse problema. Questões simples, como a troca dos estofados de uma cadeira ou a mudança do leiaute dos móveis para evitar a exposição direta ao sol, podem ser estudadas.

Outras que demandam mais investimentos financeiros devem ser planejadas cuidadosamente, optando pela divulgação dessa novidade para os funcionários, que trabalharão com a esperança de novas modificações.

Estratégias para reduzir o absenteísmo devem ser identificadas, planejadas e analisadas constantemente para evitar a recorrência desse comportamento, melhorar a produtividade e almejar o crescimento profissional do funcionário e da empresa. Por isso, é essencial observar essas dicas e adaptá-las conforme a conveniência.

Agora que você já assimilou as dicas para diminuir as faltas dos funcionários, não deixe de nos seguir no Facebook e no LinkedIn para acompanhar nossas próximas publicações!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *