Subscribe Now

Trending News

Conheça os benefícios dos telelaudos
Telemedicina

Conheça os benefícios dos telelaudos

Há um crescente uso da telemedicina na saúde. Especialmente na emissão de laudos médicos à distância e de exames. Por exemplo, eletrocardiograma, dermatológicos, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassom e raio-X. 

Essa tecnologia possui baixo custo para o sistema de saúde e alto potencial de salvar vidas. Ainda mais associada a uma infraestrutura tecnológica e de telecomunicações adequadas devido a sua rapidez no diagnóstico e auxílio no manejo clínico

Para conhecer mais sobre essa área da telemedicina, continue a leitura.

Benefícios do Telelaudo

O exame a ser analisado é enviado para um especialista da área, seja na radiologia ou na cardiologia, para auxiliar na análise do exame e construção do laudo.

É considerada uma tecnologia de baixo custo, com economia de tempo, evitando deslocamentos tanto de pacientes para buscar laudos quanto de médicos para chegar em cada local que precise dele. Dessa forma, diminui a distância e o tempo entre o cuidado primário e a intervenção terapêutica.

Para a incorporação de laudo remoto, é necessário que a tecnologia do local de saúde seja aberta a diversos profissionais, barata e simples de ser usada. Além disso, é fundamental que haja integração com outros médicos de qualquer localidade geográfica. 

Sustentabilidade e economia na telemedicina

Outra vantagem muito importante para o sistema e meio ambiente, é que as informações dos exames e laudos serão armazenados eletronicamente com fácil acesso em qualquer local, independente do médico que estiver no atendimento daquele paciente.

Ademais, os laudos não precisam ser impressos. São evitados resíduos em excesso e poluentes, atingindo os principais objetivos do milênio determinados pela ONU. Esses objetivos são apreservação ao meio ambiente e garantia da qualidade de saúde/vida. 

Quando o paciente troca de médico sem apresentar os exames já realizados e tratamento pré- estabelecido, além da ausência dessa tecnologia apresentada, poderá ocorrer duplicidade em solicitações de exames e medicamentos. Tal fato acarreta em mais gastos na saúde que poderiam ser evitados.

Sendo assim, esse cenário poderia ser evitado se todos os profissionais que forem assistir o paciente tiverem a facilidade de acesso a seus dados de saúde, históricos diagnósticos e terapêuticos, economizando recursos gastos em exames e medicamentos desnecessários.

Segurança das informações do paciente 

No entanto, uma preocupação constante no uso dessas tecnologias de comunicação é a garantia do sigilo médico e a segurança durante a transmissão de dados para auxiliar nos laudos médicos.

Esses métodos possuem a finalidade de tornar o serviço mais dinâmico, eficaz e rápido, a partir de intercâmbio de informações para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças.

Um sistema bastante utilizado para transmissão, armazenamento e exibição de informações e imagens de exames é o PACS (Picture Archive and Communications System).

Assim, para que esses serviços sejam realizados com segurançaé necessário o controle do acesso através de mecanismos que gerenciam identidade e acesso (Identify and Access Management- IAM) protegido por federações

É necessário a certificação de qualidade nos hospitais e clínicas, com o objetivo de preencher os requisitos mínimos pré estabelecidos por convênios e legislações.

Dessa forma, a necessidade de diagnósticos mais exatos permite o tratamento adequado, fazendo com que a crescente evolução tecnológica seja essencial para a saúde da população.


Agora que você já conhece os benefícios do telelaudo, não deixe de ler também nosso post sobre os benefícios da telemedicina e as inovações na área da saúde.

Texto: Lyz Tavares

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *