Médico on-line: o que é, como funciona e vantagens

medico on-line telemedicina

A pandemia do coronavírus mudou radicalmente a rotina das pessoas e a forma como lidam com a saúde. Por isso, o atendimento médico on-line se tornou mais procurado, aumentando os atendimentos nessa modalidade.

Afinal, o isolamento social impediu por um breve momento o contato presencial, mas graças ao avanço tecnológico, os atendimentos médicos à distância foram sendo ampliados. 

Atualmente,  a telemedicina já representa quase 15% das consultas mensais, segundo levantamento da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abrange). 

Nesse sentido, um dos serviços mais procurados é o médico on-line. Assim, o atendimento é realizado por meio de plataformas especializadas, que oferecem atendimentos em diversas especialidades de forma ágil e segura.

Com isso, podemos considerar essa modalidade um trabalho essencial, que oferece bem-estar e conforto aos pacientes, em especial aos idosos e pessoas com problemas para locomoção. 

Nesta publicação vamos detalhar um pouco mais sobre o funcionamento e seus benefícios. Boa leitura!

O que é médico on-line?

Utilizando avançadas tecnologias de informação e de comunicação, o serviço de médico on-line conecta os pacientes aos mais diferentes profissionais da área de saúde, em especial os médicos. 

A consulta à distância é realizada por meio de uma plataforma digital própria, via telemedicina ou até mesmo por aplicativos como o whatsapp. 

As consultas on-line trazem inúmeros benefícios para médicos e pacientes. 

Amplia a atuação geográfica das consultas, múltiplos atendimentos de pacientes em um mesmo período, maior segurança dos dados e informações do paciente, sem falar na redução de custos.

Como funciona o atendimento médico on-line?

medico on-line medica computador

Viabilizado por meio de conexão via internet, o atendimento do médico on-line encurta a distância entre paciente e profissional da saúde. 

Os atendimentos são realizados por meio de um software de telemedicina, que viabilizam as consultas on-line com alta qualidade de som e de imagem. 

Também conhecido como teleconsulta, o serviço pode ser acessado de qualquer lugar, usando computador, tablet ou smartphone. As conversas podem ser no dia ou agendadas de acordo com a preferência e disponibilidade do paciente. 

O serviço viabiliza também o recebimento e análise dos exames, prescrições médicas, tudo realizado de forma segura e ágil, independente de onde estejam médico ou paciente.

Por meio do médico on-line o profissional registra todas as informações em um prontuário eletrônico.

Prontuários eletrônicos médico on-line

O prontuário eletrônico tem a mesma função dos tradicionais prontuários em papel, só que oferecem maior segurança e sigilo da informação. 

Trata-se de uma ferramenta onde o médico armazena todas as informações do paciente de forma digital, como anotações, solicitações e resultados de exames, atestados, prescrições de medicamentos. 

O sistema está disponível desde 2002, quando foi regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)

O prontuário eletrônico armazena todo histórico e evolução clínica do paciente em um só lugar, de forma segura, disponíveis para acesso de qualquer local. 

Suas características principais são a privacidade, a confidencialidade, a segurança e a integridade. O prontuário eletrônico pode ter base de dados local, híbrida ou em nuvem. 

Prescrição eletrônica de medicamentos médico on-line

Receitar medicamentos de forma eletrônica por meio do médico on-line é praticamente da forma que um receituário em papel, porém de forma informatizada. 

Ou seja, estas informações também estarão registradas no prontuário eletrônico do paciente e devem ser prescritas por meio de plataforma especializada. 

O médico assina de forma digital e o paciente terá acesso à receita por meio de computador, tablet ou celular. 

A prescrição eletrônica obedece a critérios legais estipulados pelos Conselhos Federal de Medicina (CFM) e Federal de Farmácia (CFF), bem como do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI)

A prescrição eletrônica de medicamentos conta com sistema de validação de documentos e assinatura digital.

Como consultar com um médico on-line?

O acesso a essa consulta é realizada de forma digital, através de programas ou aplicativos de videoconferência, por meio da rede de internet, em plataformas de telemedicina. 

Desenvolvido para este fim, esse sistema – que obedece às regras do Ministério da Saúde e do CFM -, permite desde a marcação de consultas até a emissão da receita eletrônica.

O agendamento pode ser feito por telefone ou pelo site do consultório ou clínica. Consultas de urgência, acompanhamentos e supervisão em diversas especialidades também são permitidas. 

A consulta remota oferece total privacidade entre médico e paciente, mas somente pode ser realizada para avaliação e orientação do paciente. 

Se houver necessidade ele será encaminhado para atendimento presencial. Remotamente o médico pode verificar o quadro clínico do paciente, verificar o grau de urgência do problema relatado ou orientá-lo sobre o andamento de um tratamento ou medicamentos.

E quando marcar uma consulta com um médico on-line? 

medico on-line atendimento infantil

Com algumas limitações para a teleconsulta, o médico on-line deve ser solicitado, em casos leves, de acompanhamento médico, ou simples avaliação se o paciente tiver restrições de mobilidade. 

Podem solicitar o serviço pessoas idosas, acamadas, com deficiência, que residem em áreas distantes como zona rural, ou mesmo sofram de algum transtorno mental como síndrome do pânico ou depressão. 

Outra vantagem do médico on-line é o tempo, pois evita os costumeiros atrasos e imprevistos. 

A ferramenta também pode ser acessada quando o paciente precisa somente de uma segunda opinião, ou nova avaliação dos exames ou o médico faz uma consulta a um outro colega, sobre o diagnóstico e melhor tratamento.

Quais as vantagens de consultar com um médico on-line?

Ampliado especialmente após a pandemia do coronavírus, o médico on-line traz inúmeras vantagens para médicos e pacientes, com segurança e comodidade. Entre elas destacamos:

Médicos do país em qualquer lugar

O sistema remoto amplia o leque de opções médicas com maior flexibilidade de horários dos profissionais do país em qualquer lugar que estejam. 

Eles conseguem atender um número maior de pessoas com conforto e profissionalismo, com pequenos intervalos de tempo, sem atrapalhar a rotina da clínica ou consultório. 

Benefício ainda maior para os pacientes de outras cidades ou regiões, que não precisam se locomover para sanar dúvidas ou resolver pendências leves. 

Médicos de várias especialidades

Cada vez mais aumenta o número de médicos que aderem ao atendimento remoto. Tanto médicos generalistas (clínico geral e pediatras) como os especialistas, buscam a ferramenta. 

Entre as especialidades estão ginecologistas; cardiologistas; cirurgião vascular; endocrinologista, médico da família; neurologista, ortopedista, otorrino, pneumologista, psicólogos, psiquiatras. 

Acesso simples e intuitivo

Falar com um profissional da saúde a um click é realidade em muitas unidades de atendimento. 

O acesso às plataformas de telemedicina é simples e realizado por meio de computador, tablet ou celular. 

Basta estar cadastrado no sistema, acessar a página de agendamentos, selecionar a especialidade desejada, verificar a disponibilidade de horários e dias e marcar a consulta. 

Também é possível anexar atestados, resultados de exames, encaminhamentos médicos. Antes da consulta o paciente receberá via sms ou whatsapp, um link de acesso à sala virtual onde falará com o médico. 

Praticidade no dia a dia

Em um mundo cada vez mais acelerado e competitivo cada vez mais estamos nos preocupando com a saúde física e mental do corpo.

É comum se incomodar com alguma alteração que surge e não querer esperar dias, semanas e até meses para poder relatar o problema a um médico. 

A telemedicina veio para sanar essa questão, pois o paciente terá fácil acesso ao especialista desejado muito mais rápido. 

Conversar com o médico on-line alia tranquilidade e praticidade. Caso o profissional identifique a necessidade de um exame mais aprimorado, marcará uma consulta presencial, mas já pode adiantar a solicitação de exames, por exemplo. 

Como funciona a telemedicina?

Regulamentada pelos órgãos de saúde, a telemedicina tornou os cuidados com a saúde acessíveis a qualquer hora ou em qualquer lugar, a um custo ainda mais acessível. 

Todo contato é realizado à distância, de forma remota, por meio de modernos sistemas de computação e de comunicação, com equipamentos digitais, softwares, plataforma, internet e profissionais altamente qualificados. 

A telemedicina permite realizar ações preventivas e também diagnóstico, monitoramento, tratamento de doenças ou de lesões, emissão de receituário, solicitação e análise de exames, entre outros serviços. 

Uma área da telessaúde que representa o exercício da Medicina por meio de tecnologias de audiovisual e de dados. Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1990, além da assistência médica também é usada na educação e na pesquisa em saúde. 

No Brasil, como a telemedicina é utilizada?

Com a expansão da internet no Brasil a partir da década de 90, a telemedicina também ganhou espaço, acompanhando a tendência mundial. 

Por meio de plataformas seguras, práticas e ágeis democratiza o atendimento médico, a geração de laudos, o acesso à educação e à pesquisa. 

No país tem se destacado como importante ferramenta para hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios e demais áreas da saúde. 

A telemedicina aumenta a qualidade do serviço, reduz riscos e custos, além de descentralizar a assistência, promovendo maior integração entre diversos serviços médicos. Entre as vantagens do sistema destacamos:

1. Redução no número de consultas

Com a expansão da telemedicina a tendência é a redução no número de consultas. Pesquisa realizada por empresas de telemedicina apontam que cerca de 80% das consultas remotas são resolvidas à distância. 

Chegando às unidades de saúde, somente os casos que realmente precisam de avaliação presencial ou alguma intervenção hospitalar. 

Outro trabalho da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abrange) realizado junto às operadoras associadas, mostrou que somente em abril de 2021 o número de consultas on-line foi 14,4% maior, comparado ao mês anterior. 

Foram 361 mil consultas contra 315 mil em março. De abril de 2020 até a data analisada foram mais de 2,8 milhões de consultas realizadas por videoconferência. 

2. Diminuição de distâncias

Estando em posse de aparelhos de computação ou smartphones conectados à internet, pacientes e profissionais da saúde tem fácil acesso à telemedicina de qualquer lugar que estejam. 

O sistema encurta a distância, disponibilizando os serviços de saúde 24 horas em todos os dias da semana. 

Desta forma o serviço é mais democrático, permitindo o acesso a cuidados de saúde a um número cada vez maior de pessoas, independente de sua localização ou condições físicas. 

Um paciente que reside em Presidente Prudente, por exemplo, pode ter atendimento médico com um especialista que esteja na capital paulista, mesmo que a 600 quilômetros de distância. 

Benefício ainda maior para quem reside em áreas rurais ou muito distantes dos centros urbanos. 

3. Redução de custos

Menos dispendiosa do que as consultas presenciais, a telemedicina se tornou mais acessível para pacientes, em especial os que não possuem convênio médico. Quem possui convênio também pode ter gastos extras com as coparticipações. 

O sistema também gera economia para os profissionais de saúde com os custos operacionais, como aluguel de consultório, salário de equipe, equipamentos, entre outras despesas. 

Economia também para empregadores e empregados, que não precisam se ausentar do trabalho para irem às consultas. 

4. Maior conhecimento sobre o paciente

Conectando diretamente pacientes com seus médicos em um ambiente seguro, o atendimento facilita o diálogo, permitindo que o profissional de saúde possa conhecer melhor o paciente. 

Ele pode tirar todas as dúvidas com maior privacidade, tempo e interação. O médico tem acesso a todo histórico do paciente, com maior liberdade e segurança para novos questionamentos ou ajustes no tratamento. 

5. Rapidez no atendimento

A telemedicina proporciona melhoria na qualidade do tempo gasto no atendimento, se comparado à forma presencial. Durante a teleconsulta, médico e paciente estão ainda mais conectados e centrados naquele momento. 

Além disso, para agilizar ainda mais a consulta, caso tenha exames, estes podem ser enviados ao médico de forma digital para a conta do paciente. Receitas e solicitações de exames também são disponibilizados ao paciente pelo sistema. 

6. Melhoria na qualidade do atendimento

Com a melhoria da comunicação direta e segura a telemedicina aperfeiçoou ainda mais a relação entre médico e paciente. 

Além de poder falar com seu médico, ele também tem acesso a enfermeiros e outros profissionais que precisam falar. 

O mesmo acontece com o médico que pode trocar informações com outros colegas sobre o diagnóstico e linhas de tratamento. 

Por que ter um serviço médico on-line na sua empresa?

Investir no bem-estar dos funcionários gera inúmeros benefícios para empregados e empregadores. 

Em especial porque, além da melhoria na qualidade de vida e do ambiente de trabalho, resulta ainda no aumento da produtividade e na retenção dos talentos. 

A telemedicina viabiliza ainda, investimentos e implantação de programas de saúde corporativa e permite que mais pessoas tenham acesso aos tratamentos médicos, sem sair da empresa. Recursos em prol da valorização do capital humano. 

A telemedicina otimiza os gastos com a saúde dos colaboradores; reduz faltas e motiva o funcionário, que vê que a empresa se preocupa com seu bem-estar.

Benefícios do médico on-line para sua empresa

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Por outro lado, a empresa encontra diversas vantagens em contratar o sistema de telemedicina. Entre eles:

– Conveniência que a equipe encontra de fazer suas consultas sem sair de casa ou do local de trabalho.

– Rapidez com que o atendimento é realizado, reduzindo o tempo que o funcionário estaria longe do seu trabalho. Benefício para quem executa suas funções remotamente ou em home office, que pode retomar as atividades em seguida.

– Redução nos custos relativos ao tempo de horas de produção paradas e também a sinistralidade de planos de saúde. Ou seja, o valor que a operadora recebe da empresa e o custo desse contrato para a operadora.

– Maior acesso à especialidades, com redução do tempo de espera por uma consulta. Isso resulta em número maior de funcionários atendidos em um menor espaço de tempo.

– Melhoria na qualidade do atendimento que os recursos on-line permitem. Receitas eletrônicas podem ser recebidas pelo celular.

– As consultas anuais de rotina podem ser feitas on-line ainda mais rápidas, seguras e eficientes. 

Colaboradores mais saudáveis e motivados

Assistência médica de qualidade é objeto de desejo de todos os funcionários que se preocupam com a sua saúde e de seus familiares. 

Ao oferecer um convênio médico à equipe, a empresa demonstra preocupação com o bem-estar de seus colaboradores. 

A telemedicina veio para estreitar ainda mais essa relação trazendo inúmeras vantagens para os dois lados. Os custos podem ser arcados de forma integral pela empresa ou divididos com o funcionário. 

Dados do Ministério da Saúde apontam que os transtornos psicológicos são a terceira maior causa de afastamento dos funcionários nas empresas, em especial ao pedirem o auxílio-doença pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). 

Números que justificam a preocupação dos gestores em investir e priorizar a saúde preventiva.  

Diminuição em absenteísmo e sinistralidade

É cada vez mais crescente a preocupação com a prevenção da saúde no ambiente corporativo, em especial com as doenças ocupacionais provocadas diretamente no ambiente de trabalho. 

Neste sentido os gestores enxergam a telemedicina como aliada na implantação de programas e ações que estimulem o bem-estar da equipe. 

Por meio de teleconsultas os trabalhadores recebem atendimento médico, sem precisar sair da empresa ou de casa, no caso de quem esteja em home office, por exemplo.  

A empresa disponibiliza aos funcionários, plataformas de telemedicina que diminuem o tempo de espera pela consulta e também o número de faltas. 

São empresas como a Conexa Saúde, especializada no cuidado integrado por meio da telemedicina, telehealth, healthtech, teleorientação e telepsicologia. 

Ela traz para dentro da empresa atendimento médico, psicológico e nutricional de qualidade para todos. 

Desta forma, a organização também reduz o número de sinistralidade, ou seja, a quantidade de vezes que o funcionário precisa usar o plano de saúde.

E isso também impacta nos custos dos planos. Incentivando a prevenção a empresa reduz esse quadro e os funcionários por sua vez se sentirão mais motivados e produtivos.

Conheça o Conexa Corporate

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Independentemente da localidade, a Conexa Saúde conecta os trabalhadores e seus dependentes com médicos, nutricionistas e psicólogos, com acesso fácil e rápido, disponível 24 horas, todos os dias da semana. 

Por meio do programa Conexa Corporate a empresa oferece suporte médico e emocional para todos os colaboradores. 

A proteção de dados e a segurança são prioridades. Por isso todos os servidores ficam na nuvem, com a criptografia de cada conexão gerada e dados coletados dos colaboradores. 

A Conexa segue rigorosamente os protocolos nacionais e internacionais de segurança. Por meio da telemedicina oferece aos gestores a possibilidade de reduzir, por exemplo, em mais de 70% a ida ao pronto socorro. 

Os funcionários resolvem seus problemas médicos sem exames desnecessários, contam com atendimento de urgência e acesso simplificado. 

A plataforma da Conexa é projetada para dar visibilidade e controle sobre todos os indicadores de saúde da organização. 

É possível reduzir a taxa de absenteísmo promovendo saúde; facilitar a otimização dos indicadores chaves de desempenho, conhecidos por Key Performance Indicator (KPIs) de saúde; diminui o número de sinistros, aumenta o engajamento do funcionário e  o reconhecimento dos Recursos Humanos. 

Na área corporativa são mais de 400 clientes ativos. O Conexa Corporate conta com mais de 10 mil profissionais cadastrados, 22 especialidades disponíveis e mais de 2 milhões de atendimentos realizados somente em 2020. 

Conclusão

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O crescente avanço tecnológico na área da saúde está revolucionando a forma como médicos e pacientes se relacionam. 

Com o desenvolvimento da telemedicina, o médico atende sem que o paciente precise sair de casa ou do trabalho. 

Desta forma otimiza o tempo, com consultas de qualidade e seguras, sem alterar muito a sua rotina diária. 

O sistema beneficia trabalhadores, empresas, pessoas com restrições de mobilidade ou que moram distantes, como em áreas rurais. 

Os custos também são reduzidos pelo melhor uso da estrutura. Avanços importantes, em especial em tempos de pandemia do coronavírus e da vida agitada que o mundo moderno nos impõe.

Texto: Lyz Tavares

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