Nutricionista online: como funciona e os benefícios da consulta

nutricionista online consulta celular

Nunca se falou tanto da importância de se seguir uma alimentação balanceada para manter a saúde em dia e a imunidade lá em cima. Sendo assim, um nutricionista online se torna essencial para quem busca um estilo de vida mais saudável e melhores hábitos alimentares.

O isolamento social implementado para se bloquear o avanço do novo coronavírus tem mudado a rotina de diversas maneiras. Sobretudo, o jeito como lidamos com o mundo, a forma como trabalhamos e como cuidamos da alimentação e saúde.

Assim, sem a necessidade de sair de casa, um especialista pode desenvolver um plano alimentar para um paciente que pode estar em qualquer local do mundo, sem que seja feito um atendimento presencial.

Mas, por conta da quarentena, tivemos acesso à chamada telemedicina, em que podemos contar com atendimento médico de maneira remota, via ligação telefônica ou videochamada.

Da mesma forma, é possível agora usufruir de consulta com nutricionista online. Assim, sem a necessidade de sair de casa, um especialista pode desenvolver uma orientação nutricional para um paciente que pode estar em qualquer local do globo, sem que seja feito um atendimento presencial.

Boa leitura!

O que é um nutricionista online?

nutricionista online profissional segurando alimentos
O que é uma consulta com nutricionista online?

O nutricionista online é aquele que atende o paciente de forma virtual, geralmente utilizando as chamadas de vídeo, usando o celular ou o computador.

Nos dias de hoje, os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes no dia a dia do nutricionista, bem  como na vida de outros profissionais de saúde.

Assim, o atendimento de um nutricionista online utiliza prontuários eletrônicos, com aplicativos que ajudam nos atendimentos, além de fazer a marcação de consultas por meio de telefone, WhatsApp entre outros meios de comunicação online.

Além disso, também existem outras formas de atendimento online que um nutricionista pode utilizar, ou seja, outros meios de consulta que não são realizadas de forma presencial, e sim através de vídeo.

O atendimento feito por nutricionista online é legalizado?

Sim, essa forma de consulta é permitida do ponto de vista técnico, possuindo inúmeras vantagens, e está sendo cada vez mais aceitável por todos. 

Entretanto, essa forma de consulta também gera  preocupações pelo fato de que a  distância física não permite a realização de algumas atividades, como fazer uma boa avaliação dos sinais físicos do paciente.

Por esse motivo, o Código de Ética e Conduta do Nutricionista, o qual foi publicado no ano de 2018, definiu que “orientação nutricional e acompanhamento podem ser realizados de forma não presencial”. 

Entretanto, quando o paciente vai realizar a primeira consulta, a avaliação e o diagnóstico nutricional tem que ser feita de forma presencial.

Além disso, devido à pandemia de COVID-19 isso modificou um pouco, pois a Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas nº 684, de 11 de fevereiro de 2021 permite que o primeiro atendimento de um nutricionista seja feito de online até o fim da pandemia da COVID-19, o que será determinado pela OMS.

Dessa forma, é possível que os nutricionistas realizem consultas com seus pacientes, para que, dessa forma, possa contribuir com a saúde deles de uma forma bem segura e adequada, prestando um atendimento humanizado mesmo a distância.

Principais diferenças entre uma consulta com nutricionista online e presencial

nutricionista online profissional olhando camera
Defireneças entre consulta com nutricionista online e presencial.

A principal diferença que existe entre a consulta com nutricionista online e a presencial é que todos os recursos utilizados na primeira serão na forma digital. 

Várias vezes são utilizadas ferramentas impressas durante a consulta, que na online serão apresentadas ao paciente por meio de uma tela de computador ou celular. 

Caso o paciente tenha acesso a uma impressora, o profissional pode encaminhar a ele todos os materiais para impressão depois de realizar a consulta, sem problemas! 

Assim, a principal diferença entre os dois tipos de consultas é basicamente essa.

Como funciona uma consulta com nutricionista online?

nutricionista online mostrando remedio
Como funciona uma consulta com nutricionista online?

O nutricionista, durante o atendimento online, precisa estar muito atento para que ele consiga fornecer um serviço com a mesma qualidade daquele prestado de forma presencial. 

Assim, as consultas online precisam acontecer praticamente da mesma maneira que uma consulta presencial, levando em consideração somente algumas particularidades. 

Além disso, o nutricionista deve, obrigatoriamente, se cadastrar no e-nutricionista, que é um sistema on-line de Cadastro Nacional de Nutricionistas para Teleconsulta.

Esse sistema permite que o CFN fiscalize os profissionais (geralmente através de conversas online) e o paciente também consegue verificar se o profissional está devidamente cadastrado e trabalhando de acordo com as resoluções. 

Além disso, antes da realização da consulta em si, o processo de marcação da consulta já é considerado como uma etapa muito do atendimento, pelo fato de fazer parte da jornada do paciente e deve acontecer de forma satisfatória.  

Dessa forma, no dia e horário do atendimento online, é possível que nutricionista utilize  plataformas que permitem uma comunicação através de vídeo (Zoom, Google Meet, Jitsi, FaceTime, Skype, WhatsApp), bem como fazer o uso de chamadas telefônicas e mensagens de WhatsApp ou Telegram para estar sempre em contato com o paciente.

O importante é que o profissional sempre escolha a melhor opção para e também para seus pacientes.

Dessa forma, é possível que o atendimento do nutricionista online seja feito com o intuito de avaliar o paciente. 

A consulta

Geralmente, a consulta se inicia com a avaliação do paciente, em que o nutricionista colhe dados como altura, peso e idade, bem como histórico familiar, hábitos alimentares e de exercícios físicos, horários e uso de medicamentos. 

Além disso, durante o atendimento, o nutricionista esclarece a importância de uma alimentação saudável. 

Da mesma maneira, oferece orientações como:

  • O que é interessante colocar na lista de compras do mercado e da feira;
  • Como montar as refeições;
  • Quais alimentos priorizar;
  • Dicas de lanches e substituições inteligentes;
  • Ansiedades;
  • Vontades;
  • Objetivos.

A partir dessas informações, é possível estabelecer metas. Porém, sempre respeitando as necessidades, restrições e preferências de cada indivíduo. 

Anamnese

Na primeira consulta com nutricionista online será realizada uma anamnese (entrevista) para conhecer:

  • Objetivo do atendimento
  • Avaliação clínica: histórico de saúde do paciente, sinais, sintomas, medicamentos, rotina alimentar, rotina de atividades, aversões, alergias, preferências alimentares.
  • Avaliação física (antropométrica): será a distância nesse primeiro momento, mas o paciente recebe um documento com todas as orientações de perimetria e posicionamento de fotos para posterior comparação e evolução.
  • Avaliação bioquímica: com exame de sangue recente (menos de 1 ano) que o paciente já tenha realizado.

Após a consulta será desenvolvido um plano alimentar, com todas as ferramentas adequadas para a sua implantação (cardápio, receitas, lista de compras, lista de substituição).

O acompanhamento nutricional será feito pelo diário alimentar que o paciente preenche diariamente e anexar no prontuário para sua posterior avaliação junto ao profissional na consulta subsequente.

A próxima consulta é previamente agendada no encerramento do atendimento.

A partir dessas informações, é possível estabelecer metas. Porém, sempre respeitando as necessidades, restrições e preferências de cada indivíduo.

Então, se antes era considerada apenas uma conveniência, a consulta online com nutricionista agora é uma necessidade.

Montagem do plano nutricional

Montar um plano nutricional online pode parecer algo difícil, porém utilizando a ferramenta correta se torna uma tarefa muito mais fácil. 

Alguns nutricionistas preferem montar sua própria planilha no excel, enquanto outros preferem utilizar algum software devido a praticidade de já possuírem os protocolos e planilhas prontos em um só lugar. 

Assim, para a criação do plano alimentar, primeiramente o nutricionista precisa fazer a avaliação de todas as informações que capturou do paciente em consulta. 

Entre eles, a anamnese, avaliação antropométrica e recordatório alimentar, que deve ser anotada separadamente dos dados principais, que devem ser levados em consideração no momento de montar o planejamento nutricional para facilitar e não deixar passar nenhuma informação importante.

Em seguida, deve-se calcular o gasto energético do paciente e o valor energético do plano alimentar. Isso, conforme o protocolo que se encaixa melhor em cada caso.

 Além disso, é importante calcular os valores de referência dos macronutrientes, que são específicos conforme o objetivo de cada paciente.  

Acompanhamento posterior

Além de fazer a avaliação do paciente e a elaboração de cardápios, o nutricionista também pode fazer o acompanhamento nutricional do colaborador, principalmente nos casos em que existir a recomendação de alguma restrição alimentar mais significativa. 

Dessa forma, ele garante a adoção dos procedimentos mais adequados e a verificação dos resultados alcançados pelo colaborador.

Como você pode ver, uma adequada condição nutricional é pressuposto para o melhor desempenho dos colaboradores de sua empresa. 

Nesse sentido, a atuação do nutricionista é indispensável para avaliação dos colaboradores, a orientação precisa para uma reeducação alimentar e o acompanhamento nutricional especializado.

Benefícios da consulta com nutricionista online

nutricionista online profissional computador
Benefícios da consulta com nutricionista online.

Fazer um atendimento nutricional online pode ser bem vantajoso para o nutricionista e seus pacientes, pelo fato de ser mais acessível e contribuir para fornecer assistência às pessoas.

Por isso, separamos as principais vantagens desse tipo de atendimento.

Benefícios para o paciente

Vamos começar falando sobre os principais benefícios para o paciente.

  •  Acessibilidade

As consultas online proporcionam mais facilidade de acesso para as pessoas que têm dificuldades em deslocar-se para um consultório, seja por problemas de saúde, distância, horário de trabalho ou falta de tempo.

Também é possível que o paciente faça uma consulta com nutricionistas de vários lugares do Brasil que apresentem alguma especialidade que não existe em sua cidade.

Do mesmo modo, caso o paciente ou o profissional que ele já é paciente se mudar de cidade ou mesmo de país, o tratamento não precisa ser abandonado na metade.

Apesar da possibilidade de atender e ser atendido de qualquer lugar, é importante que paciente e nutricionista estejam em um local adequado, agradável, com privacidade e boa conexão com a internet.

  • Tempo

A partir de um atendimento online para nutricionista, o paciente e profissional podem poupar o tempo que teriam com o deslocamento e imprevistos no trânsito. 

E assim que o atendimento é finalizado, é possível voltar às atividades diárias.

  • Conforto

Pela possibilidade de ser atendido na sua própria casa, o paciente pode se sentir mais à vontade e relaxado do que em um consultório. 

Também pode ser mais agradável esperar o atendimento no conforto do seu lar em vez da sala de espera de uma clínica. Isso pode influenciar positivamente na adesão ao tratamento.

  •  Atendimento eficaz

Apesar do medo em relação aos riscos de um atendimento online para nutricionista e dos desafios técnicos e logísticos que essa modalidade traz, a consulta online tem se mostrado tão eficaz quanto o atendimento presencial, pois em qualquer um dos casos deve existir acolhimento, apoio, responsabilidade e ética por parte do profissional.

Mais importante que a modalidade como esse atendimento será feito, se online ou presencialmente, é prezar por sua qualidade, com foco em uma nutrição humanizada.

Benefícios para o profissional

Uma pergunta que muitos profissionais de nutrição estão fazendo é: o atendimento online veio para ficar?

O que todos, sinceramente, esperam é que sim.

Pois, mesmo que seja inegável que estar próximo ao paciente, conversar olho no olho e avaliar de maneira presencial é uma ótima experiência. 

Mas, será que é para todo mundo?

Por isso, separamos as vantagens dessa modalidade de atendimento nutricional para o profissional:

  • Comodidade de estar seguro em seu ambiente;
  • A possibilidade de poder realizar consultas em todas as partes do país;
  • Menor custo de consulta e deslocamento.
  • Demanda menos tempo por não existir a necessidade de deslocamento e trânsito.
  • Maior descontração e abertura durante a consulta, pelo fato de estar em seu próprio ambiente e do outro lado da tela.
  • Maior flexibilidade de horários!

Independente da modalidade que você escolher, presencial ou online, atenda o seu paciente sempre com excelência, pois, se ele foi procurar um atendimento nutricional, é porque ele deseja cuidar de sua saúde.

Benefícios para uma empresa de contar com um nutricionista online

nutricionista online falando sobre remedio
Nutricionista online na empresa.

O atendimento de um nutricionista em uma empresa ajuda o colaborador a receber uma orientação sempre que ele precisar melhorar a sua alimentação, para promover uma mudança de hábitos e, quando pertinente, corrigir alguma deficiência apresentada. 

Dessa forma, tal colaborador era começar um processo de reeducação alimentar que tem o objetivo de melhorar a saúde.

Ao mesmo tempo, isso proporciona uma maior disposição para o indivíduo e, com isso, uma melhora em sua autoestima. 

Assim, em um período curto de tempo o empregado poderá usufruir de uma sensação de bem-estar que caracteriza a vida mais saudável.

Para a empresa, tais resultados representam notícias maravilhosas, pelo fato de que elas geram melhores desempenhos individuais, menos absenteísmo, respostas mais efetivas e melhoria nos resultados. 

Além de trazer benefícios dessa natureza, fortalece os esforços pelo fato de melhorar a qualidade de vida na empresa.

Todo esse conjunto ajuda na retenção dos talentos da empresa, além de ajudar a  melhorar a imagem da organização pelo cuidado que dedica ao bem-estar profissional.

Como uma boa orientação nutricional pode afetar a produtividade da empresa

Como todos sabemos, quando a pessoa não tem uma dieta equilibrada, utilizando todos os nutrientes ideais, é normal que o seu corpo não funcione da forma que deveria. 

Dessa forma, sua imunidade tende a baixar, e o seu intestino não trabalha da forma correta, causando assim falta de energia e diversas doenças acabam surgindo por esse motivo.

Quanto ao ponto de vista mental, uma má alimentação pode causar cansaço excessivo, dores de cabeça, problemas de memória, mau-humor e falta de concentração. 

Dessa forma, se uma empresa tem muitos colaboradores com esses sintomas no local de trabalho não é muito vantajoso, pois isso acaba interferindo de forma direta  na produtividade da equipe e, como consequência, nos objetivos da empresa.

Dessa forma, a empresa que oferece bons hábitos alimentares para os seus colaboradores está contribuindo também para que eles tenham uma melhor produtividade. 

Além disso, ao oferecer uma boa orientação alimentar para os seus colaboradores, é possível promover um melhor clima organizacional, pelo fato de contribuir para a melhora do humor e o combate ao estresse, pois uma alimentação equilibrada também traz vários benefícios à organização.

Por exemplo, é possível combater o presenteísmo com tal medida, pelo fato de que os profissionais bem nutridos estão menos vulneráveis a uma gama muito grande de doenças e apresentam um maior bem-estar. 

Além disso, é importante destacar que ter a alimentação como uma das ferramentas essenciais para a produtividade é importante não apenas no trabalho presencial, como também no home office

Afinal, é preciso considerar que o trabalho em casa não dispensa o profissional de cometer exageros ou não se alimentar adequadamente.

Como o RH da empresa pode atuar para proporcionar aos colaboradores nutricionista online

O departamento de RH da empresa pode disponibilizar um atendimento nutricional online para os seus colaboradores.

Fazendo isso, ele consegue disponibilizar uma avaliação das condições dos seus empregados, dos hábitos alimentares e além de promover a orientação necessária. 

Dessa forma, listamos a seguir as formas que a empresa pode promover esse cuidado.

  • Avaliação dos hábitos alimentares

O nutricionista disponibilizado pela empresa consegue fazer uma avaliação da alimentação dos seus colaboradores durante a consulta, onde o mesmo irá relatar a forma que costuma se alimentar. 

Dessa forma, levando em consideração os alimentos tomados, os horários, as quantidades e até mesmo as combinações, o profissional de nutrição procederá às orientações necessárias.

  • Elaboração de cardápios

Nesse atendimento nutricional disponibilizado pela empresa, o nutricionista irá elaborar um cardápio específico para cada colaborador, levando em consideração a consulta individualizada. 

Tais cardápios são usados junto com a orientação para a reeducação alimentar pertinente ao caso de cada um.

  • Acompanhamento especializado

Por último, com o atendimento disponibilizado pelo departamento de RH, o nutricionista irá acompanhar o colaborador.

Isso faz com que cada empregado consiga ter um acompanhamento especializado e com isso ele irá conseguir  cuidar de sua saúde de forma plena.

Principais meios de comunicação para realização de consulta com nutricionista online

Não existe uma restrição para a escolha de como o nutricionista irá interagir com o seu paciente.

Por isso, é importante que ele tenha pleno domínio da tecnologia escolhida para que a consulta aconteça sem qualquer tipo de interrupções.

Além disso, ele deve escolher um meio de comunicação que permita que ele realize uma anamnese virtual detalhada,  com todas as informações que o profissional teria em uma consulta presencial, tais como: 

  • Dados pessoais: nome, CPF, endereço com CEP, telefones, e-mail; 
  • Questionário informações sobre sintomas gastrointestinais;
  • Dores de cabeça;
  • TPM; 
  • Dores abdominais 
  • Dores nas articulações;
  • Dores musculares; 
  • Se ele possui doenças como diabetes, hipertensão, dislipidemia, etc.

Assim, o profissional pode, inclusive, elaborar um formulário digital (existem ferramentas gratuitas como Googleforms, SurveyMonkey e similares) ou então enviar tal questionário em formato de documento de texto ou planilha (Word, Excel, etc).

Existem diversas plataformas que ele pode utilizar, tais como:

  • Skype; 
  • Hangouts Google;
  • Zoom, e; 
  • Chamada de vídeo do WhatsApp.

Conheça a Conexa Corporate

nutricionista online celular consulta
Consulta com nutricionista online.

Independentemente da localidade, a Conexa Saúde conecta os trabalhadores e seus dependentes com médicos, nutricionistas e psicólogos, com acesso fácil e rápido, disponível 24 horas, todos os dias da semana. 

Por meio do programa Conexa Corporate a empresa oferece suporte médico e emocional para todos os colaboradores. 

A proteção de dados e a segurança são prioridades. Por isso todos os servidores ficam na nuvem, com a criptografia de cada conexão gerada e dados coletados dos colaboradores. 

A Conexa segue rigorosamente os protocolos nacionais e internacionais de segurança. Por meio da telemedicina oferece aos gestores a possibilidade de reduzir, por exemplo, em mais de 70% a ida ao pronto socorro. 

Os funcionários resolvem seus problemas médicos sem exames desnecessários, contam com atendimento de urgência e acesso simplificado. 

A plataforma da Conexa é projetada para dar visibilidade e controle sobre todos os indicadores de saúde da organização. 

É possível reduzir a taxa de absenteísmo promovendo saúde; facilitar a otimização dos indicadores chaves de desempenho, conhecidos por Key Performance Indicator (KPIs) de saúde; diminui o número de sinistros, aumenta o engajamento do funcionário e  o reconhecimento dos Recursos Humanos. 

Na área corporativa são mais de 400 clientes ativos. O Conexa Corporate conta com mais de 10 mil profissionais cadastrados, 22 especialidades disponíveis e mais de 2 milhões de atendimentos realizados somente em 2020. 

Conclusão

nutricionista online mulher segurando maca
Nutricionista online.

Como visto no decorrer deste artigo, fazer uma consulta com nutricionista online tem diversas vantagens, especialmente para pessoas que não podem perder tempo.

Dessa forma, se ao escolher tal modalidade, o paciente conta com comodidade, conforto e praticidade, ou seja, essas consultas são excelentes ferramentas para a pessoa que deseja manter a saúde e o bem-estar em dia, seja individualmente ou coletivamente (como no caso das empresas).

Conte com a Conexa quando pensar num serviço de telemedicina com qualidade! 

Somos a maior plataforma independente da América Latina e entregamos satisfação e qualidade a todos os nossos clientes.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!