3 dicas para manter o controle emocional no ambiente de trabalho

controle emocional

Controle emocional é uma das características mais nobres que podemos ter. É sobre entender os próprios sentimentos e respeitá-los, sem deixar que eles te dominem.

Só há benefícios. E como tudo nessa vida que é estritamente positivo, não é um patamar fácil de atingir.

Dominar o controle emocional é fruto de muita terapia, amor próprio e autoconhecimento.

Para te ajudar a chegar lá, separamos três dicas práticas de como manter este controle no ambiente de trabalho, que pode ser bastante estressante. Confira:

Invista no feedback

Dar e receber feedback é uma das melhores formas de criar um ambiente mais saudável no trabalho. Consequentemente, ajuda diretamente na manutenção do controle emocional.

Manter esta comunicação constante com os membros da equipe em todos os processos de produção fará com que o trabalho de todos flua melhor. 

As pessoas não têm bola de cristal. Você ou um membro da sua equipe jamais saberá que o formato que está seguindo não é satisfatório se alguém nunca o disser. Ou pior: quando você passou semanas trabalhando em algo sem interferência, para ouvir na entrega do produto final que precisa mudar tudo.

Este comportamento beira o desrespeito. Além de não estimular os colaboradores. 

Elogie os colaboradores com frequência e sugira melhorias quando não estiver satisfeito com o resultado. Esta troca evita reações explosivas e colabora com o controle emocional tanto de quem chefia, como de quem obedece. 

Saiba dizer não

Dizer não pode ser uma grande dificuldade para muitas pessoas.

Você é contratado para cumprir um total de horas, por certos dias, fazendo tantas funções. Se as exigências no trabalho estiverem fugindo muito do seu contrato, você pode e deve dizer não.

Estabelecer limites é essencial em qualquer esfera da vida. No âmbito profissional, não deve ser diferente. 

Saber o que você está ou não disposto a fazer é uma excelente forma de manter o controle emocional.

A ideia do perfil do funcionário 24 por 7 vai totalmente contra a valorização da saúde mental do colaborador. Por mais que o mercado peça por esta disposição integral, sempre saiba o que você está disposto a doar para o trabalho.

Jamais abra mão da vida pessoal

Você trabalha duro para poder curtir o máximo da sua família, seu par e seus amigos durante a folga. Jamais abra mão disso.

Descansar a mente e o corpo é essencial para que você chegue no escritório na segunda-feira com disposição para encarar uma semana intensa de trabalho.

Entendemos que a situação econômica do país não está fácil e muitos trabalhadores precisam apelar para renda extra para conseguir se manter.

Não estamos aqui para te desmotivar enquanto a isso, e sim propor um equilíbrio. Afinal, saúde é algo que não tem preço. 

Então preserve a sua ao máximo e se dê tempo livre. Você merece viver para além do trabalho. E saber que você tem a garantia de um descanso te proporcionará um maior controle emocional quando você estiver trabalhando.

Gostou das dicas? Siga a Conexa Saúde no LinkedIn para nos acompanhar!

Texto: Manoela Caldas.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!