Entenda os impactos da Cultura do feedback

cultura do feedback

Implantar uma cultura do feedback sempre foi um dos grandes desafios para as empresas. Afinal, trata-se de uma prática importante de comunicação entre colaboradores e gestores, que visa sempre à busca de melhorias, porém, ao mesmo tempo, requer muito cuidado.

Por esse motivo, preparamos este post com dicas e informações válidas sobre a importância de desenvolver a cultura do feedback em sua empresa, como fazê-la e quais os impactos diretos que essa estratégia promove dentro do negócio.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura e tome nota!

Afinal, o que define a cultura do feedback?

A cultura do feedback pode ser definida como a prática de se dar um retorno, positivo ou construtivo, para os seus funcionários, em referência a alguma responsabilidade deles. Ou seja, é uma comunicação mútua e horizontal, que deve ser adotada entre os colaboradores e gestores, no intuito de alinhar objetivos, melhorar processos, acertar erros e falhas, compartilhar conhecimentos e integrar ideias.

No entanto, é considerada uma cultura quando a empresa adota essa prática de forma frequente e estratégica. Ou seja, quando o feedback passa a fazer parte da rotina da empresa, é incentivado nas equipes e torna-se fundamental dentro das políticas da companhia.

Como adotar a cultura do feedback nas empresas?

Existem diversas possibilidades para implementar a cultura do feedback em uma organização. Mas, basicamente, o segredo está na comunicação e na cultura organizacional. Empresas que não se organizam, não acompanham resultados e não se preocupam com o desempenho de suas equipes são as que mais têm dificuldade de adotar essa prática.

Por outro lado, empresas comprometidas podem adotar atividades que incentivem essa cultura. Por exemplo, invista em reuniões e eventos, apresente os resultados, crie espaços de convívio social, promova atividades de integração e viagens de incentivo, promova um ambiente agradável, proporcione a saúde e o bem-estar das equipes etc.

Como dissemos, o segredo da cultura do feedback está na comunicação, e todas essas ações possibilitam aproximar as pessoas, reconhecer a sua importância dentro da empresa e tornar a troca de informações mais leve e saudável.

Como a cultura do feedback impacta no bem-estar dos colaboradores?

Entre todas as vantagens dessa cultura, podemos destacar uma das mais importantes: a promoção de saúde e do bem-estar do colaborador. Afinal, ela motiva e engaja a pessoa, evita desgastes emocionais, reconhece a sua importância para o negócio e possibilita dar voz para expor suas ideias.

Isso é fundamental nos dias de hoje, em que as empresas buscam, cada vez mais, garantir uma qualidade de vida melhor para suas equipes e, consequentemente, gerar resultados mais positivos para os negócios.

Enfim, a cultura do feedback é uma prática muito importante e deve ser adotada por todas as empresas que visam sempre a melhorar a relação com seus colaboradores e, claro, a aumentar a sua produtividade e a qualidade do trabalho. Portanto, invista em ações que aproximem as pessoas, reconheçam a sua importância, permitam expor suas ideias e garantam a satisfação e o bem-estar delas.

Gostou do nosso post? Quer receber outras dicas em primeira mão? Então, não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter e fique por dentro dos próximos artigos!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!