Tecnologia na democratização do acesso à saúde

tecnologia

Atualmente, a análise médica dos exames e a emissão de laudos ainda é bastante manual, o que leva às altas taxas de erros de diagnóstico. Além disso, existe uma dificuldade maior em regiões remotas e sem médicos especialistas aptos a laudar os exames.

É comum que as imagens ainda sejam transportadas pelo Correio até o médico especialista.

No artigo de hoje, iremos abordar como a tecnologia é uma ferramenta eficaz na democratização do acesso à saúde.

Democratização do acesso à saúde de qualidade

A tecnologia é uma ferramenta que pode aproximar médicos especialistas de grandes centros, erradicando os erros de diagnóstico que podem custar a vida de um paciente.

Quando existe a cooperação entre tecnologia e médicos, é possível delegar o trabalho que exige precisão técnica para que os médicos tenham mais tempo de construir uma relação próxima com o paciente.

Ou seja, diferente do que muitos ainda acreditam, a medicina torna-se cada vez mais humana através da tecnologia!

Brasileiros sem plano de saúde

De acordo com dados da Federação Nacional de Saúde Suplementar, quase 70% dos brasileiros não possui planos de saúde.

Além disso, não existe uma compatibilidade entre a inflação oficial do país com a inflação médica, que se utiliza de medidores diferentes que justificam a crescente nos preços dos planos de saúde.

A Variação dos Custos Médico-Hospitaleres (VCMH) é o índice utilizado para legitimar essa diferença, permitindo incluir em seu cálculo diversos fatores que são responsáveis pelo aumento dos custos das operadoras de planos de saúde.

Aumento da expectativa de vida

Além disso, existe um acréscimo na expectativa de vida do brasileiro. De acordo com o IBGE, aumentou em 30 anos de 1940 a 2016.

O brasileiro vive, em média, 75,8 anos nos dias de hoje. Com o aumento da expectativa de vida e a redução das taxas de natalidade, os governos estão cada vez mais preocupados em realizar ajustes às contas públicas para assegurar direitos básicos, como acesso à saúde, para uma população que viverá mais do que a média de algumas décadas atrás.

Dessa forma, o acesso universal e gratuito à saúde de boa qualidade torna-se um desafio cada vez maior.

Health Techs na democratização da saúde

É nesse contexto que surgiram as HealthTechs, que podem ser definidas genericamente como “tecnologias da saúde” e implica o uso de tecnologia da informação e comunicação na área da saúde.

A tecnologia tem ganhado espaço no setor com o surgimento de diversos aplicativos, soluções alternativas para a prestação de serviços de assistência à saúde e com o aumento do número de empresas investindo nesse ramo.

Não apenas startups, como também empresas maiores e consolidadas estão atrelando saúde e tecnologia.

Tecnologia e saúde

A tecnologia já faz parte do cotidiano das pessoas e fica cada vez mais difícil separá-la de uma área tão importante quanto a da saúde. Além disso, existe um grande potencial de redução de custos e economia de tempo com o uso tecnológico.

As Health Techs podem ser uma boa opção para promover o acesso à saúde a mais pessoas e também na diminuição dos custos.

Muitos desafios ainda precisam ser enfrentados, principalmente do ponto de vista regulatório.

Mas, ainda assim, é inegável o papel que a tecnologia está desempenhando na área da saúde e o seu potencial de crescimento. Inclusive como alternativa para a democratização do acesso à saúde privada e crescimento do setor.

Conexa Saúde

A Conexa Saúde é a plataforma de telemedicina, integrada a uma clínica de atenção primária no Rio de Janeiro, que utiliza a telemedicina para tornar os processos médicos mais ágeis e aumentar a resolutividade dos atendimentos, evitando assim visitas desnecessárias à emergência.

A Conexa Saúde tem como objetivo atuar na prevenção e, com o auxílio da tecnologia, levar a solução de telemedicina para todo o país, rompendo distâncias, promovendo o networking médico e democratizando o acesso à saúde.

Gostou do post? Quer ficar por dentro de outras dicas como essa e garantir a saúde de seus colaboradores? Então, siga nosso Facebook e nosso LinkedIn e acompanhe as novidades! 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.



Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!