Como desenvolver competências?

desenvolver competências

Promover o crescimento da margem de lucro de sua distribuidora vai muito além de ter um bom fornecedor e produtos de qualidade disponíveis para seu cliente — se o ambiente interno não for favorável, ou seja, se os colaboradores não estiverem satisfeitos, os resultados não virão.

Uma das formas de conseguir melhorar este ponto e obter alto desempenho é saber identificar e desenvolver competências. Você já realizou este processo em sua empresa?

Se ainda não, é hora de aprender mais sobre o tema e saber como aplicá-lo em seu negócio. Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o assunto.

O que é o desenvolvimento de competências?

O desenvolvimento de competências diz respeito a uma série de atividades realizadas pelos gestores, unidos com o setor de RH, cujo objetivo é realizar a expansão do conhecimento, habilidades e atitudes dos colaboradores sobre questões que podem interferir diretamente ou indiretamente em suas atividades organizacionais.

Por que desenvolver competências é fundamental nas organizações?

Em primeiro lugar, esta é uma forma importante de alinhamento entre empresa e colaboradores, de forma que eles consigam atender e superar as expectativas dos gestores. Muitas vezes, há funcionários que dominam uma grande competência técnica, mas não são capazes de desempenhar as funções de forma adequada devido a limitações.

Por exemplo, um desenvolvedor pode ter um grande domínio técnico sobre suas atividades, mas não conseguir atuar bem em equipe — uma exigência muito forte deste setor. Desta forma, pode ter grandes problemas para atuar junto ao time da empresa. O desenvolvimento de competências pode ser uma forma interessante de contornar essa situação e não perder um talento importante.

Outros benefícios do desenvolvimento de competências são:

  • maior sinergia entre os times;
  • sensação de valorização por parte da empresa;
  • maior domínio técnico por parte dos colaboradores;
  • maior alinhamento com os princípios da empresa;
  • melhor desempenho e maior produtividade, entre outros.

Como desenvolver competências?

Mas como conseguir realizar um desenvolvimento de competências que seja, de fato, eficiente? Veja algumas dicas importantes para este fim a seguir.

Identifique as competências necessárias para o trabalho

Em primeiro lugar, a empresa precisa identificar quais são as competências que cada função exige. Com isso, torna-se possível avaliar o que os gestores devem buscar em seus funcionários, bem como avaliar se eles estão atendendo aos requisitos necessários.

Por exemplo, as competências exigidas para um desenvolvedor não são as mesmas que devem ser aplicadas para um profissional de vendas. Por isso a necessidade de avaliar caso a caso, função a função.

Planeje o ato de desenvolvimento de competências

Deve-se pensar em um verdadeiro plano de desenvolvimento de competências, passando desde a avaliação de cada colaborador, ao cronograma de cursos e treinamentos, local da realização, periodicidade, entre outros pontos.

Lembre-se que o desenvolvimento de competências é um investimento e, portanto, gera impacto no orçamento. Por isso a necessidade de planejamento prévio.

Conte com empresas parceiras para este fim

Empresas focadas em desenvolvimento de colaboradores podem ser importantes aliadas para o processo de desenvolvimento de competências. Elas podem trabalhar tanto no processo de avaliação dos colaboradores, identificando necessidades, quanto no processo de ministrar treinamentos para este fim.

Reavalie constantemente o processo de desenvolvimento de competências

Mudanças ocorrem em diferentes áreas e levam a transformações de exigências de competências. Por exemplo, o perfil do profissional de vendas há 20 anos é bem diferente do perfil atual.

Por isso é fundamental reavaliar constantemente todo o processo, desde a identificação das competências a, até mesmo, verificar se os treinamentos estão surtindo os efeitos necessários e desejados para a organização.

Desenvolver competências é um verdadeiro investimento para as empresas que querem oferecer o melhor para seus clientes e despontar no mercado. Por isso, é fundamental pensar nisso não como um custo, mas como uma oportunidade de tornar seu negócio sólido e melhorar o desempenho de todos.

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