Saiba o que é DDS (Diálogo Diário de Segurança)

Entender o que é DDS e sua influência no ambiente de trabalho é tão importante quanto prevenir os acidentes mais comuns no contexto laboral. Além disso, compreender seus propósitos é um facilitador para incentivar a coletividade e o companheirismo no local de trabalho.

Por isso, é essencial conhecer os fundamentos do DDS, como implantá-lo nos serviços e quais são as responsabilidades de cada profissional, principalmente no que tange às relações de trabalho. Quer saber mais sobre DDS? Então, não perca as informações a seguir!

Afinal, o que é DDS?

DDS é a sigla para Diálogo Diário de Segurança e configura-se como pequenos encontros antes do expediente de trabalho em que se abordam assuntos referentes a acidentes de trabalho e a doenças ocupacionais.

Trata-se de uma estratégia para sensibilizar os colaboradores em prol de mudanças individuais e coletivas no ambiente de trabalho, sendo intermediadas por moderadores do serviço ou supervisores imediatos.

O DDS é uma das medidas preventivas, pois, por meio dele, é possível esclarecer dúvidas, propor modificações e ouvir as principais queixas relacionadas à segurança dos trabalhadores durante a execução das atividades.

Como ele é realizado?

Como são encontros rápidos, com duração de, no máximo, 10 minutos, devem ser objetivos e abertos a questionamentos pertinentes, além de monitorar as ações recentemente implantadas.

Sendo assim, o DDS serve como um instrumento de propagação rápida de conhecimentos em que os indivíduos se ajudam e comprometem-se a fazer melhorias no ambiente e no clima organizacional da empresa.

Além disso, dá voz aos colaboradores de nível operacional, mostrando a importância de todos no desenvolvimento e na sustentabilidade da companhia, e evitando o processo decisório de forma verticalizada e autoritária.

Quais são os objetivos?

Sabendo da complexidade nas ações preventivas e da importância da participação efetiva de todos os colaboradores, o DDS tem por objetivo manter ativas as principais demandas e instituir ordem de prioridade para os colaboradores.

Com isso, haverá mais confiança na empresa, melhor produtividade e comprometimento nas atividades desempenhadas, com o dialogo horizontal como meta a ser almejada ao longo dos anos.

Quais são as consequências?

As consequências em curto prazo são aquelas relacionadas a mudanças no aspecto institucional com referência positiva para a empresa. Além disso, como todo o processo é registrado, é possível cobrar as deliberações feitas nos dias anteriores.

Outro ponto relevante é a mudança da perspectiva punitiva para a colaborativa, na medida em que os funcionários compreendem essa transição com melhor perspectiva para todos.

O resultado em longo prazo é a redução do absenteísmo, a diminuição dos custos com cuidados médicos passíveis de serem evitados e a maior satisfação do colaborador, com consequente qualidade de vida laboral, facilitando também a implantação ou manutenção da política de benefícios.

O DDS é uma estratégia funcional destinada a levantar as principais necessidades dos trabalhadores relacionadas à segurança ocupacional por meio de diálogo rápido, diário e objetivo para propor resoluções plausíveis e aumentar a confiança no gestor. Para tanto, necessita de registro periódico e mudança da cultura organizacional.

Agora que você já sabe o que é DDS, já pensa em implantá-lo em sua empresa? Qual aspecto precisa melhorar? Ainda tem dúvidas em relação a essa estratégia? Deixe seu comentário!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!