Qual a diferença entre enfermaria e apartamento no plano de saúde?

Qual a diferença entre enfermaria e apartamento no plano de saúde?

Escolher um plano de saúde é uma tarefa complexa, afinal, é importante avaliar todas as necessidades dos colaboradores, e os serviços disponibilizados pela operadora. Com isso, você pode escolher entre a cobertura do tipo enfermaria ou apartamento.

O plano de saúde empresarial pode ser uma ótima tática de endomarketing, além de ser um benefício imprescindível para muitos profissionais.  

Mas, afinal, como saber qual a melhor opção para os colaboradores?  

Bom, o ideal é analisar a operadora, o custo-benefício, a rede credenciada, as opções de coberturas e a diferença entre as acomodações enfermaria e apartamento, que vamos esclarecer nesse post.    

Quer entender melhor? Vem com a gente! 

O que é acomodação no plano de saúde? 

A acomodação diz respeito a uma parte importante da assistência médica: o local onde o paciente ficará acomodado e serviços que ele poderá utilizar.  

Em outras palavras, quando o colaborador precisar de internação, o colaborador pode ser acomodado na enfermaria ou apartamento. Mas, qual a diferença entre as duas acomodações? 

A principal distinção entre essas opções é a privacidade, afinal em uma enfermaria o quarto é compartilhado, enquanto que no apartamento o quarto é individual.  

Continue lendo para saber mais.  

O que é acomodação tipo Enfermaria?  

Na enfermaria, a acomodação é feita em um quarto compartilhado. Em geral, o número de pessoas varia entre três e quatro pacientes, contando com apenas um banheiro. 

Nesse sentido, cada paciente também tem disponível uma poltrona por acompanhante, caso necessário. A princípio, apenas menores de 18 anos ou maiores de 60 anos podem receber visitar na enfermaria.  

Entretanto, as visitas costumam ser mais restritas nesse tipo de acomodação, sendo possível apenas um visitante por vez.  Afinal, como as pessoas compartilham o quarto, esses pontos ajudam a respeitar a privacidade dos outros pacientes.

Acomodação de plano de saúde: apartamento 

Na acomodação por apartamento existe uma maior privacidade e flexibilidade.  

Também conhecida como acomodação individual, nessa modalidade o paciente tem um quarto, ou apartamento, com um banheiro próprio. Além disso, tanto o horário de visitação, quanto o número de visitas são mais flexíveis.

A acomodação individual também conta com uma maca e uma poltrona ou sofá para o acompanhante e visitas.  

É importante ressaltar que, de qualquer forma, os hospitais possuem regulamentações próprias sobre visitas e acompanhamento. Sendo assim, todos os pacientes precisam seguir essas diretrizes.

Como funcionam os valores?

Um dos pontos mais importantes ao definir que tipo de cobertura aderir em um plano de saúde é o valor, afinal, ele está diretamente ligado aos serviços de assistência médica.  

Nesse sentido, é interessante fazer a comparação entre custo e benefício que ambas acomodações oferecem. Apesar do apartamento é mais caro, ele oferece muito mais privacidade. Da mesma forma que, apesar de ser maias economia, o compartilhamento de espaço pode ser um problema com a enfermaria.  

Entretanto, tudo vai depender da necessidade, perspectiva e disponibilidade envolvendo empresa, operadora e colaborador.  

Há mudanças na carência do plano de saúde?

Não. Por isso, confira o período de carência em todo os casos, ou seja, independente do plano ou tipo de acomodação que escolher. Afinal, o termo se refere ao tempo que o segurado deverá esperar para poder usufruir dos serviços e assistências disponíveis em sua cobertura.  

Nesse sentido, o período de carência leva muitos fatores em consideração. Em geral, o prazo é de 180 dias para situações emergencial.  

Entretanto, a carência do plano de saúde pode chegar em até 24 meses, caso sua contratação seja para tratar doenças ou lesões preexistentes.   

É possível mudar o tipo de acomodação enfermaria e apartamento? 

Sim. Todo segurado tem o direito de trocar o tipo de acomodação disponível em seu plano de saúde, processo conhecido como upgrade ou downgrade. Em outras palavras, você pode melhorar o plano de saúde, ou reduzir o plano.

Sendo assim, é possível tanto mudar de enfermaria para apartamento, quanto o contrário.  

Contudo, a mudança contratual para atualizar a cobertura pode resultar na cobrança de uma taxa extra, que deve ser paga para a operadora.  

Em geral, nesses casos não há necessidade de período de carência. Mas vale verificar isso diretamente com a operadora do seu plano

.  

Quer saber como reduzir a sinistralidade do plano de saúde empresarial? Fale com a gente! E continue de olho no Blog da Conexa Saúde para ficar por dentro de mais dicas como essa.  

Ah, e não esquece de nos acompanhar pelo LinkedInInstagram e Facebook.  

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!