A tecnologia está presente em vários momentos do nosso dia a dia, modificando a maneira de trabalhar, comunicar, consumir e cuidar da saúde. Um de seus novos recursos é o da telemedicina e teleconsultas, que permite que os pacientes sejam atendidos de maneira remota por várias especialidades como o endocrinologista, online.

Na telemedicina, o médico especialista atende de seu consultório um paciente remotamente, que pode estar em outra cidade, estado ou, até mesmo, país. Esse tipo de consulta online amplia o acesso à saúde para locais mais remotos ou com carência de profissionais de saúde, sem a necessidade de deslocamento por parte dos envolvidos.

Muito legal esse conceito de teleconsulta, não é mesmo? Então, não saia daí e descubra mais sobre como funciona uma consulta com endocrinologista online. Boa leitura!

Permite tirar dúvidas de forma prática e rápida

Por não ser necessário deslocar para realizar o atendimento, o médico consegue atender mais pacientes durante o dia, sem atrasos ou faltas. Ele também pode entrar em contato com colegas para tirar dúvidas e ajudar no diagnóstico de doenças mais raras e de difícil detecção, compartilhando exames e imagens com facilidade e rapidez.

Garante maior cobertura de atendimento

Algumas especialidades são mais difíceis de serem encontradas que outras, principalmente nas regiões mais afastadas do país. As pessoas que necessitam desse tipo de profissionais podem levar dias ou até mesmo semanas para chegar a um local que possua o especialista, com a telemedicina o médico consegue atender de qualquer lugar.

Apresenta mais rapidez no diagnóstico

Por conseguir integrar a rede de consultas e de laboratórios, o médico possui acesso aos exames mais rápido e pode dar a receita médica digitalmente, reduzindo o tempo para diagnosticar uma doença. Quando a pessoa realiza uma consulta com endocrinologista online, por exemplo, é possível começar o tratamento mais cedo e com maior eficácia.

Concede maior flexibilidade para o paciente

O paciente pode marcar uma consulta com um endocrinologista online e participar no conforto de sua casa, durante um intervalo no serviço ou em outras cidades. Ele consegue se organizar melhor, pois, não precisa passar por todo o processo de deslocamento até o local da consulta, procurar estacionamento e voltar para casa.

Segurança da informação

Por serem realizadas dentro de uma plataforma específica, todo o histórico médico do paciente que fica gravado no sistema só pode ser acessado por pessoas autorizadas. O software também avisa quem visualizou a informação, o horário e quais conteúdos foram solicitados, prevenindo divulgações não autorizadas pelos pacientes.

A teleconsulta ainda é muito nova no país, ela ainda está sendo regulamentada pelo conselho de medicina. Apesar de existirem ainda poucos profissionais que atendem online, esse número cresce a cada dia, com grande potencial para se tornar uma tendência nos próximos anos, ampliando os tipos de atendimentos e sua oferta para a população.

Para que tudo isso ocorra, é necessário que o médico ou a clínica tenha um sistema integrado, seguro e de qualidade. É preciso realizar investimentos e treinamentos para que toda a esquipe esteja qualificada e preparada para atender de maneira remota, tudo isso permite uma consulta com o endocrinologista online de qualidade.

O que achou de nosso artigo sobre consulta com endocrinologista online? Não deixe de conferir também este outro conteúdo para entender melhor sobre as consultas médicas.