Endocrinologista online: como funciona a consulta e seus benefícios

endocrinologista online telemedicina

O médico endocrinologista online é o responsável por diagnosticar e avaliar o sistema de produção de hormônios, sendo o sistema endócrino que é importante para diversas funções do organismo.

E por esse motivo que a consulta com esse profissional é importante, em alguns casos ele pode ser ainda mais necessário.

Existem momentos em que podem acontecer alterações na produção hormonal, causando uma dificuldade maior em perder peso ou ganho de peso fácil, excesso de pelos em mulheres, e muitos outros casos.

E para ter uma consulta poderemos utilizar a tecnologia que está presente no dia a dia, ela tem modificado muitas tarefas que as pessoas fazem, por exemplo, no formato da comunicação, formas de trabalhar, compras, e até mesmo o contato com os médicos.

Vamos entender melhor sobre esse novo atendimento e como é possível ter uma consulta endocrinologista online? Acompanhe esse artigo e descubra.

Boa leitura!

Quem é o endocrinologista?

endocrinologista online medico computador
Endocrinologista online: quem é o endocrinologista?

O endocrinologista faz o diagnóstico bem como o tratamento de doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo.

Como são muitas, suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.

Quando devo procurar um endocrinologista?

É necessário que você faça uma consulta com um endocrinologista quando alguns sintomas surgem e apontam distúrbios hormonais.

Por esse motivo, fizemos uma lista desses sintomas para que você fique atento e procure um endocrinologista caso tenha algum deles.

Confira a lista:

  • Cansaço excessivo
  • Excesso de pelos em mulheres
  • Dificuldade em ganhar ou perder peso
  • Glicemia ou colesterol alterados em exames
  • Qualquer alteração hormonal em exame pedido por outro especialista
  • Mudanças nos ciclos menstruais
  • Sede excessiva
  • Puberdade precoce ou retardada
  • Crescimento da tireoide
  • Sintomas de andropausa ou menopausa

Alguns desses sintomas podem estar associados a doenças como:

O que questionar ao endocrinologista?

Quando você for a uma consulta com um endocrinologista você pode ficar em dúvida do que perguntar.

Por isso, separamos alguns questionamentos que você pode fazer ao chegar em sua consulta.

Confira as nossas dicas:

  • Tire todas as suas dúvidas sobre hormônios: o assunto é pouco explorado fora do consultório, e o endocrinologista é o especialista adequado para responder às questões;
  • Fale sobre as mudanças no seu corpo: assim como órgãos e sistemas, os hormônios podem sofrer alterações com o passar dos anos. É importante perguntar o que cada uma pode significar;
  • Informe-se sobre o pode causar alterações nos seus hormônios: descubra como seu padrão e estilo de vida podem influenciar nas atividades hormonais;
  • Mencione problemas persistentes: muitas pessoas têm alguns problemas ou incômodos que não foram solucionados por outros médicos e, talvez, o endocrinologista possa ajudar.

Importância de se consultar com endocrinologista

endocrinologista online medico celular
Endocrinologista online: importância da consulta.

O médico endocrinologista trabalha com o reconhecimento e tratamento de problemas relacionados com as glândulas endócrinas.

Essas glândulas são responsáveis por produzir os hormônios que são responsáveis pelo funcionamento correto do organismo, visto que, os hormônios estão presentes na maioria das funções do corpo, os distúrbios hormonais acarretam em surgimento de diversas patologias.

De acordo com a especialista Dra. Nicole Yabrudi Brimana, “os distúrbios hormonais podem ocorrer e provocar diversas doenças, como diabetes, dislipidemia, alterações na tireóide, alterações de metabolismo ósseo como osteopenia e osteoporose, alterações no ciclo menstrual, síndrome de ovários policísticos, sobrepeso e obesidade. Dessa forma, é de fundamental importância saber reconhecer o sinal de alerta que o nosso corpo manda para poder evitar tais doenças. ”

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, os endócrinos atuam mais comumente nas seguintes patologias:

  • Andropausa;
  • Colesterol e Triglicerídeos;
  • Crescimento;
  • Diabetes;
  • Distúrbios da Menstruação;
  • Distúrbios da Puberdade;
  • Doenças da Glândula Supra-Renal;
  • Doenças da Hipófise;
  • Excesso de Pelos;
  • Obesidade;
  • Osteoporose;
  • Reposição Hormonal da Menopausa;
  • Tireoide.

Por tudo isso, saiba que é extremamente importante que você se consulte com um endocrinologista, pois ele é capaz de diagnosticar diversas doenças que, se diagnosticadas de forma precoce, o tratamento é mais fácil de ser feito.

E a consulta com um endocrinologista online torna tudo muito mais fácil pois com ela é possível se consultar de sua própria casa, do trabalho, ou qualquer outro lugar que você esteja.

Quais exames o endocrinologista passa?

A lista de exames pode variar dependendo do histórico de saúde e do que o médico achar necessário investigar.

Isso porque, o endocrinologista irá solicitar os exames levando em consideração as informações obtidas pelo paciente no momento da consulta.

Dessa forma, os mais solicitados são:

  • Hormônio do crescimento (GH): principalmente para crianças e adolescentes com esse problema;
  • Estradiol: principal hormônio sexual feminino, responsável pelo amadurecimento sexual das mulheres;
  • Estrogênio: outro hormônio feminino. Ele faz a regulagem da menstruação e desenvolvimento de características femininas;
  • Progesterona: normalmente, o endocrinologista recomenda para estudar o ciclo menstrual da mulher e identificar se há anormalidades;
  • Testosterona: principal hormônio sexual masculino. É responsável pelo desenvolvimento de características específicas e pelo desejo sexual;
  • Glicose: é o “açúcar” no sangue. Por meio da sua medição, é possível identificar se há alguma resistência a insulina;
  • Colesterol total: é medido separado entre HDL e LDL, o colesterol “bom” e o “ruim”;
  • Triglicérides: outro tipo de gordura que fica no sangue. Quando em excesso, há o aumento do risco de doenças cardiovasculares;
  • Insulina: hormônio responsável pela quebra da glicose. Também atua na diminuição dos triglicérides no sangue;
  • Cálcio: substância que fortalece os ossos. Quando está muito alto no sangue, mostra haver um problema hormonal e
  • PTH, TSH, T3 e T4: são os hormônios da tireoide. Sua medição auxilia no diagnóstico de doenças dessa glândula.

Essas dosagens são obtidas a partir de exames de sangue, sendo necessário fazer jejum para alguns deles.

Informar-se corretamente antes de se submeter aos testes é essencial, para não haver alterações nos resultados.

Por exemplo, se a pessoa fizer exame de glicose após ter ingerido alta taxa de açúcar, poderá indicar que está com diabetes, sendo que, na verdade, este é um falso positivo.

Apenas com esses exames, o endocrinologista pode diagnosticar diversos males responsáveis pelos sintomas que motivaram o paciente a procurar ajuda médica.

E o endocrinologista online, o que é?

endocrinologista online medica tablet
Quem é o endocrinologista online?

Uma consulta online com o endocrinologista nada mais é do que uma nova forma de ir a um médico ou profissional de saúde, porém sem precisar de fazer os deslocamentos até os consultórios e clínicas.

Neste caso, a vantagem pode acontecer para ambos os lados: o profissional pode atender não apenas no consultório, mas onde estiver.

Da mesma forma, você pode estar em casa ou em um intervalo do trabalho e se consultar sem maiores transtornos também.

Além disso, o modelo de consulta com um endocrinologista online é regulamentado pelo Ministério da Saúde desde o início de 2020.

E, mesmo que a telemedicina tenha enfrentado muita resistência de alguns órgãos por algum tempo, a necessidade de prestar serviços sem contato, de forma não presencial, fez com que o processo acelerou-se consideravelmente com a pandemia de Covid-19.

É importante destacar que os serviços de endocrinologista online são indicados para casos de não emergência, não agindo de forma alguma como substituto dos sistemas convencionais de saúde.

Portanto, a endocrinologista online nada mais é do que um complemento, que ajuda o sistema presencial a trabalhar de forma mais eficiente, já que trabalha prioritariamente nos casos graves ou de alguma urgência.

Além disso, as documentações feitas nas consultas com um endocrinologista  online acabam funcionando da mesma forma que no método tradicional.

Isso quer dizer que, se o médico definir algum tratamento para o paciente, os  atestados e receitas médicas que ele passar irão ter o mesmo valor de uma consulta presencial.

Na maioria dos casos, o endocrinologista (ou o outro profissional de saúde que estiver atendendo) preenche os formulários (e prontuários) por meio de um sistema eletrônico e faz a assinatura por meio de certificado digital, sendo válido em qualquer local, da mesma forma que uma assinatura e um carimbo comum.

Inclusive, alguns dos prontuários eletrônicos atuais vêm com um código QR de autenticidade, onde pode-se verificar de forma imediata se o que está escrito no papel corresponde realmente ao que o profissional descreveu no atestado ou receituário médico.

Dessa forma é possível evitar fraudes e melhorar a fiscalização por parte das empresas (no caso de atestados).

Além disso, a consulta com um endocrinologista online permite também ao paciente ter um histórico de prontuários e receitas médicas na palma da mão, geralmente por meio de aplicativos da clínica ou empresa de telemedicina.

Dessa forma, na consulta online com o endocrinologista ele irá fazer o pedido dos exames, prescrever medicamentos e tratamentos, tudo feito de forma prática.

Como funciona uma consulta com endocrinologista online?

endocrinologista online consulta computador
Como funciona uma consulta com endocrinologista online?

Na primeira consulta com o endocrinologista online, a etapa de entrevista com paciente costuma ser mais longa.

Isso porque o endocrinologista precisa realizar uma série de questionamentos a respeito do estilo de vida, hábitos alimentares, queixas e sintomas que estejam presentes.

É extremamente importante responder às perguntas com sinceridade, pois elas ajudam a qualificar o diagnóstico.

Se o paciente for menor de idade, a consulta online deve ser realizada com a companhia do seu responsável.

O médico ainda deve iniciar a construção de uma relação de confiança, estabelecendo um vínculo para elevar as chances de sucesso do tratamento.

Em seguida, ele faz a avaliação física, identificando dores e sinais de problemas metabólicos.

Encerra, então, a consulta com o pedido dos testes complementares, que devem cobrir os hormônios de forma geral.

Caso considere útil, pode solicitar ultrassom e outros exames de imagem para visualizar estruturas como a tireoide

A consulta com endocrinologista segue o processo básico de outras especialidades, combinando anamnese, exame clínico e testes complementares.

A primeira fase é uma conversa ou entrevista com o paciente (anamnese), que serve para conhecer seu histórico e traçar seu perfil.

Como é uma consulta online, não é possível que o especialista faça a avaliação física do paciente, examinando o corpo do paciente para verificar se há manchas, acne e outros indicativos de desordens hormonais.

Sendo essa uma desvantagem da consulta online com o endocrinologista.

Por fim, são solicitados testes complementares, com destaque para as dosagens de substâncias no sangue.

Quais os benefícios da consulta com endocrinologista online?

endocrinologista online medica olhando computador
Benefícios da consulta com endocrinologista online.

O agendamento de consultas feitas pela internet é muito rápido e prático, e pode agendar para consultas feitas pessoalmente ou a distância.

Isso acontece devido ao avanço da tecnologia, pois isso permitiu que as plataformas de telemedicina de hoje em dia diminuíssem suas limitações de teleconsulta, incluindo diversas vantagens.

Dessa forma, você pode se consultar com um endocrinologista do conforto da sua casa, com economia de tempo e dinheiro que você iria gastar para ir até o consultório ou clínica.

Também permite que você se conecte a médicos de fora da sua cidade e estado, garantindo o acesso a especialistas.

Além dessas, vamos citar outras vantagens de uma consulta online com endocrinologista.

Confira:

Permite tirar dúvidas de forma prática e rápida

Apesar do medo em relação aos riscos de um atendimento online para nutricionista e dos desafios técnicos e logísticos que essa modalidade traz, a consulta online tem se mostrado tão eficaz quanto o atendimento presencial, pois em qualquer um dos casos deve existir acolhimento, apoio, responsabilidade e ética por parte do profissional.

Mais importante que a modalidade como esse atendimento será feito, se online ou presencialmente, é prezar por sua qualidade, com foco em uma nutrição humanizada.

Por não ser necessário deslocar para realizar o atendimento, o médico consegue atender mais pacientes durante o dia, sem atrasos ou faltas.

Ele também pode entrar em contato com colegas para tirar dúvidas e ajudar no diagnóstico de doenças mais raras e de difícil detecção, compartilhando exames e imagens com facilidade e rapidez.

Garante maior cobertura de atendimento

Algumas especialidades são mais difíceis de serem encontradas que outras, principalmente nas regiões mais afastadas do país.

As pessoas que necessitam desse tipo de profissional podem levar dias ou até mesmo semanas para chegar a um local que possua o especialista, com a telemedicina o médico consegue atender de qualquer lugar.

Apresenta mais rapidez no diagnóstico

Por conseguir integrar a rede de consultas e de laboratórios, o médico possui acesso aos exames mais rápido e pode dar a receita médica digitalmente, reduzindo o tempo para diagnosticar uma doença.

Quando a pessoa realiza uma consulta com endocrinologista online, por exemplo, é possível começar o tratamento mais cedo e com maior eficácia.

A partir de um atendimento online para o endocrinologista, o paciente e profissional podem poupar o tempo que teriam com o deslocamento e imprevistos no trânsito.

E assim que o atendimento é finalizado, é possível voltar às atividades diárias.

Concede maior flexibilidade para o paciente

As consultas online proporcionam mais facilidade de acesso para as pessoas que têm dificuldades em deslocar-se para um consultório, seja por problemas de saúde, distância, horário de trabalho ou falta de tempo.

Também é possível que o paciente faça uma consulta com endocrinologistas de vários lugares do Brasil que apresentem alguma especialidade que não existe em sua cidade.

Do mesmo modo, caso o paciente ou o profissional que ele já é paciente se mudar de cidade ou mesmo de país, o tratamento não precisa ser abandonado na metade.

Apesar da possibilidade de atender e ser atendido de qualquer lugar, é importante que paciente e endocrinologista estejam em um local adequado, agradável, com privacidade e boa conexão com a internet.

Segurança da informação

Por serem realizadas dentro de uma plataforma específica, todo o histórico médico do paciente que fica gravado no sistema só pode ser acessado por pessoas autorizadas. O software também avisa quem visualizou a informação, o horário e quais conteúdos foram solicitados, prevenindo divulgações não autorizadas pelos pacientes.

A teleconsulta ainda é muito nova no país, ela ainda está sendo regulamentada pelo conselho de medicina. Apesar de existirem ainda poucos profissionais que atendem online, esse número cresce a cada dia, com grande potencial para se tornar uma tendência nos próximos anos, ampliando os tipos de atendimentos e sua oferta para a população.

Para que tudo isso ocorra, é necessário que o médico ou a clínica tenha um sistema integrado, seguro e de qualidade. É preciso realizar investimentos e treinamentos para que toda a equipe esteja qualificada e preparada para atender de maneira remota, tudo isso permite uma consulta com o endocrinologista online de qualidade.

Quanto custa uma consulta online com endocrinologista?

O valor de uma consulta com o endocrinologista online, geralmente, custa em torno de R$ 200,00.

Entretanto, podem existir médicos que cobrem um valor maior e outros que cobrem um valor menor.

Tudo irá depender da região que o médico atende, bem como do reconhecimento do profissional no meio médico, pois, quanto mais reconhecido for o endocrinologista, mais cara será sua consulta.

Conheça os benefícios da Conexa Corporate

endocrinologista online medica consulta computador
Endocrinologista online e a telemedicina.

Bom, agora que informamos os pontos mais importantes sobre os benefícios da consulta online com um endocrinologista, chegou a hora de você entender o que a Conexa Corporate oferece de diferente para você.

  • Teleorientação

Devido a pandemia do novo coronavírus, a Conexa Corporate começou a perceber que a  telemedicina pode ser usada no dia a dia, especialmente em questões menos complexas.

  • Telepsicologia Conexa Saúde

A Conexa Saúde também oferece o acompanhamento psicológico para os colaboradores de sua empresa que têm doenças como Burnout, depressão, ansiedade, entre outras.

  • Conexa in Company

O Conexa in Company consiste no acompanhamento das questões de saúde dos colaboradores internamente.

Abaixo listamos algumas de suas funções:

  • Acompanhamento da sinistralidade;
  • Saúde 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Suporte emocional para as equipes internas.

Assim, situações de crise poderão ser facilmente contornadas.

  • Plataforma

A Plataforma Conexa é um grande diferencial que a Conexa Saúde tem, e isso faz com que ela fique muito à frente dos planos de saúde tradicionais.

Isso acontece pois ela dispõe de uma plataforma exclusiva, o que facilita todo o processo de conexão entre médico e paciente, e  isso por si só já é um grande ponto positivo.

Algumas de suas funções no dia a dia são:

  • Armazenamento de documentos médicos em formato digital;
  • Integração dos dados do paciente em seu perfil, facilitando processos multidisciplinares de diagnósticos;
  • Facilidade no acesso a resultados de exames e o histórico do paciente, o que pode abrir, de partida, as possibilidades de diagnóstico;
  • Permite que o profissional analise quais são os exames que o paciente já fez e conferir os resultados, sem que seja Preciso solicitar procedimentos que já foram realizados recentemente;
  • Permite a emissão de laudos a distância e interpretação de exames com junta médica — isso é muito comum em casos complexos, como tratamentos de tumores malignos, nos quais profissionais trocam informações com outros especialistas, a fim de traçar o melhor caminho para seus pacientes durante o processo.

Além disso, todos os protocolos de segurança presentes na plataforma garantem  a privacidade dos dados dos pacientes, principalmente pelo fato de que ela respeita o estipulado pela LGPD para esses casos.

Isso é fundamental, principalmente, pois envolve dados sensíveis.

Além disso, por meio da telemedicina, a Conexa Corporate oferece para os seus colaboradores consultas a distância com disponibilidade de 24 horas, todos os dias da semana, conseguindo alinhar com a agenda dos profissionais.

Conclusão

endocrinologista online medica concentrada
Endocrinologista online.

É normal existir dúvidas a respeito da consulta com o endocrinologista, pelo fato de que essa especialidade é bastante desconhecida do público em geral.

Mas, como você viu nesse artigo, é extremamente importante se consultar com esse médico e o melhor, a consulta pode ser feita de forma online.

Por isso, aproveite o que a tecnologia tem de melhor para te oferecer e faça uma consulta de forma online.

Gostou do nosso artigo? Continue com a Conexa e saiba muito mais!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!