Subscribe Now

Trending News

Entenda mais sobre a síndrome de burnout
Saúde no Trabalho

Entenda mais sobre a síndrome de burnout

A síndrome de burnout é uma condição clínica relacionada ao ambiente de trabalho que causa debilidade física e emocional nos funcionários de uma empresa.

Todavia, a identificação dos sinais e sintomas pode ser dificultada pela inespecificidade e pelas situações momentâneas vividas na instituição.

Considerada como uma enfermidade importante, e que está entre as doenças do século XXI, deve ser tratada com acompanhamentos psicológico e farmacológico, quando necessários, para evitar complicações clínicas e perda de produtividade e da qualidade de vida do indivíduo.

Por isso, é fundamental avaliar os primeiros sintomas, associá-los com as condições laborais sofridas e solicitar ajuda médica o mais precocemente possível.

Assim, o funcionário terá acompanhamento médico e poderá retornar às atividades que outrora eram prazerosas.

Quer saber mais sobre a síndrome de burnout? Então, não deixe de ler nosso post de hoje!

Afinal, o que é a síndrome de burnout?

Trata-se de um conjunto de sintomas físicos e emocionais vivenciados pelo trabalhador que podem causar indisposição, inabilidade para realizar atividades laborais, desestímulo para a rotina, dentre outras limitações.

Dessa forma, o colaborador apresenta exaustão física e emocional, queixando-se de dores de cabeça frequentes, insônia, irritabilidade, sintomas depressivos, dentre outros.

Como não existe uma manifestação clínica específica, torna-se essencial buscar ajuda inicialmente no setor de medicina do trabalho.

Em situações mais graves, um acompanhamento psicológico é essencial para diminuir as tensões no trabalho e facilitar a aceitabilidade do problema que pode ser tratado corretamente quando diagnosticado pelos especialistas.

Como é possível evitar esse problema?

A síndrome de burnout é um distúrbio decorrente das pressões e aflições no cotidiano laboral e, por isso, as medidas devem visar à melhoria do clima organizacional e à identificação dos fatores causais, muitas vezes, relacionados ao cargo ocupado pelo trabalhador.

Sendo assim, é fundamental fazer pesquisas de clima organizacional, verificando situações referentes a fofocas internas, influência de líderes negativos, aumento da sobrecarga de trabalho para poucos funcionários, dentre outras possibilidades.

Também é interessante acompanhar o desempenho dos funcionários e identificar suas potencialidades para possíveis realocações de cargos com o intuito de melhorar a percepção do indivíduo sobre suas atividades profissionais e aumentar a motivação para o trabalho.

Quais medidas corporativas podem ser adotadas?

O gestor deve estar atento a esse problema por meio da solicitação de diagnóstico de clima organizacional, identificação de pontos divergentes entre funcionários que causam tensão contínua, levantamento do percentual de absenteísmo e principais causas de afastamento do trabalho.

A partir dessa análise, é importante criar um clima amistoso e cordial no ambiente de trabalho para evitar desgastes emocionais desnecessários.

Nesse sentido, cabe ao gestor, em parceria com o setor de Recursos Humanos, a implantação de benefícios mais atrativos para o colaborador.

A instalação de salas de descanso com sessões de quick massagem é uma das demandas que mais agradam, além de descontos em academias, motéis, casas de festas infantis, encontros corporativos em locais inusitados, como parques de diversão, dentre outras ferramentas para sair do lugar-comum.

A síndrome de burnout é uma condição clínica desenvolvida no ambiente laboral e deve ser diagnosticada precocemente para evitar problemas nos setores, alterações negativas na qualidade de vida do funcionário e perda de produtividade institucional.

Além disso é crucial evitar o aparecimento desse problema mediante o fortalecimento do clima organizacional além das intervenções corporativas que sejam inovadoras para os trabalhadores.

E você, o que tem feito pelos seus trabalhadores para evitar o aparecimento da síndrome de burnout?

Quais medidas você considera mais eficazes? Ainda tem dúvidas de como fazer? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de informações sobre essa temática!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *