Exames cardiológicos e telemedicina

exames cardiológicos

Atualmente, observa-se que as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de óbito no Brasil.

Sendo assim, é necessário maior demanda de exames cardiológicos e cardiologistas de plantão para diagnosticar essas enfermidades. A consequência disso é representada pelo atual cenário na saúde: um desequilíbrio entre a oferta e a demanda. 

Dessa forma, surge a Telemedicina auxiliando nos exames cardiológicos com laudos à distância, otimizando tempo de espera e melhor qualidade nos laudos. 

Então, conheça os benefícios na implantação da telecardiologia e os laudos à distância e como solicitar o telelaudo de qualidade. Continue a leitura e saiba mais.

Principais exames solicitados para o Telelaudo na cardiologia

  • Eletrocardiograma
  • Holter 
  • Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)
  • Teste ergométrico 
  • Raio-X de tórax
  • Tomografia computadorizada
  • Ecocardiograma 
  • Ressonância magnética do coração e vasos (RM) 
  • Angiografia digital  
  • Cintilografia do miocárdio

Eletrocardiograma (ECG)

O uso da Telemedicina para interpretação de Eletrocardiogramas tem modificado a história da cardiologia e da atenção primária de saúde de pacientes com doenças cardiovasculares.

O laudo à distância pelo especialista auxilia o médico de família no diagnóstico e conduta das afecções cardíacas. Além de trazer maior conforto aos pacientes idosos, devido a possibilidade de realizá-lo no domicílio, na ambulância ou até mesmo auxiliando no diagnóstico ambulatorial.

A clínica contrata a plataforma de Telemedicina para exames ECG e ocorre a implantação do sistema no local, conectando-a diretamente ao médico à distância. Assim, o paciente realiza o exame na clínica e este será criptografado e transmitido de forma síncrona ou assíncrona para o sistema. 

Assim, o sistema faz uma triagem automática das urgências cardiológicas e é enviado ao médico assistente, disponibilizando o laudo em no máximo 1 hora, que pode ser visualizado por meio de diferentes dispositivos, como: computador, tablet e smartphones. 

Holter 

Esse exame tem como objetivo monitorar a atividade elétrica do coração durante 24 horas e registrar qualquer alteração cardíaca. 

Após o registro, os dados são enviados automaticamente para o software de telemedicina para serem analisados e permanecerão armazenados na nuvem, junto com todo o histórico médico do paciente. 

MAPA

O MAPA também realiza o monitoramento constante da pressão arterial. Suas variações são enviadas em forma de gráfico, via internet, para o cardiologista. 

Mediante ao gráfico, o especialista realiza o laudo e pode sugerir qual conduta será adotada de acordo com as queixas e dados do paciente.

Dessa forma, a Telemedicina proporciona agilidade, qualidade e aumento da produtividade para as clínicas e hospitais, gerando grandes benefícios na saúde, como a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. 

Vantagens dos exames cardiológicos à distância 

  1. Redução dos custos na saúde;
  2. Reduz o tempo de espera dos resultados, garante laudos de exames em menos tempo e auxilia na conduta a ser adotada a partir da experiência do especialista;
  3. Qualidade do laudo devido a avaliação do especialista;
  4. Evita internações desnecessárias;
  5. Melhora o acesso à esses serviços especializados em áreas distantes.

Uma solução para a dificuldade diária das clínicas

Um desafio que o gestor médico enfrenta todos os dias é a falta de especialistas no plantão para realizar laudos de exames.  

Diante disso, a telemedicina permite que essa clínica entre em contato com o especialista à distância em tempo real ou offline, tornando esse processo muito mais rápido e com resultados de qualidade.

Enfim, a qualidade dos laudos é garantida, visto que as plataformas de telemedicina disponibiliza o cadastro apenas aos médicos especialistas dos melhores centros hospitalares.

Este artigo foi útil para você? Então,leia também esse outro artigo sobre a telecardiologia!

Texto: Lyz Tavares

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!