Fator Rh: o que é, qual é o exame e importância de saber na gravidez

fator rh mulher segurando dois frascos

O fator RH é muito importante durante a gravidez, pois, quando os grupos sanguíneos da gestante e do bebê são incompatíveis, o organismo da mãe produz anticorpos que acabam prejudicando a saúde do bebê. 

É possível prevenir a eritroblastose fetal, conhecida também como doença hemolítica do recém-nascido, quando a mulher realiza um simples exame de sangue durante o seu pré-natal.

Pois, a incompatibilidade do fator RH da mãe com o do bebê acontece quando o ele herda do pai um fator sanguíneo que não está presente na mãe. 

Assim, como o organismo materno não é compatível com as substâncias presentes no organismo do bebê, ele produz uma resposta autoimune e ataca a criança.

Em casos mais extremos, a doença pode acabar causando a morte do recém-nascido.

Por isso, é tão importante que a gestante faça o acompanhamento médico durante toda a gestação, para saber sobre o fator RH da criança e poder tomar as medidas necessárias para proteger a saúde do bebê.

Dessa forma, fizemos esse artigo com as principais informações sobre fator RH e sua importância durante a gravidez.

Boa leitura!

O que é fator Rh?

fator rh frascos sangue
O que é fator Rh?

De forma simples e direta, o fator Rh indica se o sangue é positivo ou negativo. O nome faz referência aos macacos da espécie Rhesus, que junto com coelhos, foram os cobaias dos pesquisadores Landsteiner e Wiener para a descoberta, nos anos 40.

A técnica usada pelos cientistas foi a de injetar o sangue dos macacos nos coelhos. Eles notaram, assim, que os coelhos passavam a produzir anticorpos para combater as hemácias estranhas e o sangue aglutinava. Os anticorpos, por sua vez, foram nomeados anti-Rh.

Posteriormente, os testes foram feitos em sangue humano, com a aplicação das amostras  aglutinadas dos coelhos. Foi observado que 85% das reações também era de aglutinação. Estas foram chamadas de Rh positivo (Rh+) e as que não possuíam o fator Rh nas hemácias, de Rh negativo (Rh-).

O que isso significa na prática?

Apesar de os conhecimentos gerais serem sempre muito bem-vindos, a importância do fator Rh está longe de ficar só na teoria. Na verdade, ele está mais presente em nossa vida do que se pensa.

Quando há a necessidade de realizar uma transfusão de sangue, é preciso observar não apenas o tipo sanguíneo, mas se o fator Rh é positivo ou negativo.

Se um indivíduo Rh- recebe uma transfusão Rh +, seu organismo automaticamente começa a produzir o anti-Rh. 

Assim, os anticorpos vão reagir atacando as hemácias, até que elas se rompam. Dependendo da quantidade da transfusão, a hemólise pode resultar em morte. Sim, é extremamente sério.

A boa notícia é que as chances de isso acontecer são bem baixas. Porque mesmo que você informe qual é o seu tipo sanguíneo ao ir para o hospital, a equipe médica sempre faz esta checagem antes de realizar qualquer ação.

Por que é importante saber seu tipo sanguíneo?

fator rh exame sangue
Importância de saber seu tipo sanguíneo.

Como já foi informado no começo deste artigo, o fator RH bem como a tipagem sanguínea  podem fornecer informações valiosas a respeito de uma pessoa, como os possíveis tipos sanguíneos dos seus pais e dos seus filhos.

Por esse motivo, existem motivos extremamente importantes e que valem a pena ser mencionados.

Ainda levando em consideração essa questão parental, por exemplo, uma mulher que tem o fator Rh de seu sangue negativo e engravida de um bebê que tem fator Rh de seu sangue positivo desenvolve anticorpos no decorrer de sua gestação.

Dessa forma, caso ela venha a engravidar mais uma vez de um bebê com fator Rh positivo, tais anticorpos irão atacar o novo embrião, podendo provocar um aborto. 

Para solucionar tal  problema, basta que a mãe tome uma medicação específica. No entanto, isso mostra a importância de ter o conhecimento sobre a tipagem sanguínea.

Outra situação em que é muito importante saber a respeito do tipo de sangue e que pode ser vital é nos casos de acidentes mais graves, com perda significativa de sangue. 

Nessas situações emergenciais, nem sempre há tempo de enviar uma amostra de sangue para o laboratório para descobrir o seu tipo e fator Rh. 

Por esse motivo, ter essas informações disponíveis na carteira, por exemplo, pode agilizar o atendimento e salvar a vida da pessoa.

Como vimos, conhecer o seu tipo sanguíneo é muito importante e pode salvar vidas (de amigos, parentes e até dos seus próximos filhos). 

Então, se você ainda não sabe qual é o seu, não perca tempo e faça já o seu exame!

Incompatibilidade de fator Rh

A incompatibilidade sanguínea se deve à interação entre proteínas que podem ou não estar presentes no sangue humano. Quando ocorre, provoca doenças que podem ter sintomas leves a graves.

O agente Rh é uma proteína sanguínea que pode ou não estar presente no sangue humano. No primeiro caso, diz-se que a pessoa possui Rh (Rh positivo); no outro, Rh – (Rh negativo).

Eritroblastose fetal é uma doença hemolítica causada pela incompatibilidade do sistema Rh do sangue materno e fetal. 

Ela se manifesta, quando há incompatibilidade sanguínea referente ao Rh entre mãe e feto, ou seja, quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo.

Quando isso acontece, durante a gestação, a mulher produz anticorpos anti-Rh para tentar destruir o agente Rh do feto, considerado “intruso”.

Uma vez produzidos, esses anticorpos permanecem na circulação da mãe. Caso ela volte a engravidar de um bebê com Rh positivo, os anticorpos produzidos na gravidez anterior destroem as hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) do feto.

Para compensar essa perda, são fabricadas mais hemácias, que chegam imaturas ao sangue e recebem o nome de eritroblastos.

O primeiro filho, portanto, apresenta menos risco de desenvolver a doença do que os seguintes, porque a mãe Rh- ainda não foi sensibilizada pelos anticorpos anti-Rh.

No entanto, na falta de tratamento, esses anticorpos produzidos na primeira gestação podem destruir as hemácias do sangue dos próximos fetos Rh.

A doença hemolítica por incompatibilidade de Rh varia de leve à grave. Os sintomas podem ser:

Pode ocorrer a morte durante a gestação ou após o parto. Recém-nascido portador da enfermidade tem uma cor amarelada, porque a hemoglobina das hemácias destruídas é convertida em bilirrubina pelo fígado e seu acúmulo provoca um quadro de icterícia na criança.

Qual a diferença do fator Rh positivo e negativo?

fator rh profissional segurando frascos
Diferença do fator Rh positivo e negativo.

Agora, vamos explicar um pouco sobre a diferença existente entre o fator RH positivo e negativo, pois, como visto até aqui, é muito importante saber exatamente qual o seu fator RH.

O que é fator Rh positivo?

A pessoa que possui o fator RH positivo NÃO POSSUI anticorpos anti-RH.

O que é fator Rh negativo?

Agora, uma pessoa que possui anticorpos anti-RH significa que o seu fator RH é negativo.

Quais são os tipos sanguíneos e o fator Rh?

Os tipos de sangue são classificados levando em consideração a presença ou não de aglutinogênio (antígeno) que estão presentes na superfície das hemácias, ou então  de aglutininas, que também são conhecidas como anticorpos. 

Dessa forma, é possível classificar o sangue em 4 tipos, levando em consideração o sistema ABO em:

  • Sangue A: Esse tipo sanguíneo é um dos mais comuns e contém anticorpos contra o tipo B, também chamado de anti-B, por esse motivo quem tem esse tipo de sangue só pode receber sangue de pessoas do tipo A ou O;
  • Sangue B: Já esse tipo sanguíneo é um dos tipos mais raros e contém anticorpos contra o tipo A, também conhecido como anti-A, por esse motivo quem tem esse tipo de sangue só pode de pessoas do tipo B ou O;
  • Sangue AB: Esse tipo sanguíneo também é um dos tipos mais raros e não possui anticorpos contra A ou B, o que significa que pode receber sangue de todos os tipos sem que haja reação;
  • Sangue O: Esse tipo sanguíneo é conhecido como doador universal, sendo um dos dos tipos mais comuns, possui anticorpos anti-A e anti-B, e por isso só pode receber sangue de pessoas do tipo O, caso contrário pode a aglutinação das hemácias.

Assim, as pessoas que têm sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa, entretanto, elas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. 

Por outro lado as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo. 

É importante que a transfusão só seja feita em pessoas que possuem compatibilidade, caso contrário pode haver reações transfusionais, o que pode gerar complicações.

Como saber o fator Rh do sangue?

fator rh exame sangue coleta
Exame de sangue para saber o fator Rh.

Chegou o momento de explicar como você pode fazer para descobrir o fator RH do seu sangue.

Exame fator Rh

O exame do fator Rh, também conhecido como exame de tipagem sanguínea, é feito por meio de uma pequena amostra de sangue a qual deve ser coletada em laboratório, não sendo necessário que a pessoa faça nenhum tipo de preparação ou jejum.

Dessa forma, o sangue que foi coletado é enviado para o laboratório, onde o profissional responsável irá realizar um teste para identificar se existe a presença da proteína na superfície das hemácias.

A identificação do fator Rh é bastante simples de ser feita, pois basta somente adicionar uma  solução de anticorpos em uma gota de sangue. 

Assim, se as hemácias se juntam depois de adicionar a solução de anticorpos, significa que a pessoa é sangue Rh+, e se as hemácias não se juntarem, o sangue é Rh-.

Quando fazer o exame?

O médico pode solicitar a realização do exame do fator Rh em determinadas situações, tais como:

  • Antes da realização de cirurgias;
  • Antes de uma transfusão de sangue;
  • Planejamento de uma gravidez;
  • Gravidez confirmada.

Além disso, tal exame é feito em todo o sangue doado para transfusão sanguínea, para garantir que não irá existir nenhum tipo de incompatibilidade do sangue do doador e da pessoa que irá receber a transfusão.

Fator Rh na gravidez

fator rh mulher exame sangue
Fator Rh na gravidez.

Outro risco é o da incompatibilidade entre a mãe e o bebê na gravidez. Esta condição é chamada de eritroblastose fetal e pode resultar na morte do filho durante ou após a gestação.

O exemplo é o mesmo do citado acima. Se o sangue do feto Rh- sai da placenta (os sangues geralmente não se misturam, mas pode acontecer em casos de sangramentos internos) e entra em contato com o Rh+ da mulher, o organismo da mãe passa a produzir anticorpos para combater os glóbulos vermelhos do bebê. 

Existe uma vacina contra esta doença, que deve ser aplicada até no máximo 72 horas depois do organismo da mulher ter detectado o ”estranhamento” do sangue do bebê.

O diagnóstico também não é tão simples, uma vez que não é possível saber o tipo sanguíneo e o fator Rh do bebê durante a gestação. A mãe deve fazer exames periódicos para detectar uma possível incompatibilidade. 

É relevante para uma empresa saber o tipo sanguíneo de seus colaboradores?

Sim.

É muito importante que a empresa saiba o tipo sanguíneo de seus colaboradores, pois, se existir qualquer situação de emergência com tal colaborador, ela já saberá seu tipo sanguíneo e assim informar para os médicos que vier a atendê-lo.

Eventualidade da necessidade emergencial de transfusão de sangue

A transfusão de sangue é um procedimento muito seguro feito para transferir sangue, ou então os seus componentes, de um doador para o sistema circulatório do paciente receptor. 

O objetivo de tal transfusão é ajudar a restaurar uma perda significativa de sangue ou níveis muito baixos dele no corpo do paciente.

O volume de sangue que será transfundido e o tipo de transfusão a ser feita precisam ser determinados pelo médico, sendo bastante comum transfundir de 450 a 500 mililitros de sangue total, em um período de quatro horas.

Assim, existem casos em que será preciso realizar uma transfusão que use o sangue por completo, e também existem casos em que só é preciso a reposição de um componente específico. 

Vários principais motivos que levam a pessoa a necessitar de transfusão: anemias (falta de glóbulos vermelhos), sangramento (por falta de plaquetas), etc. 

A maioria dos doentes nunca necessita de transfusões durante um episódio de doença, mesmo quando ocorre uma perda de sangue moderada. 

No entanto, quando é perdida uma grande quantidade de sangue, a realização de uma transfusão de sangue ou componentes sanguíneos pode ser a única forma de conseguir salvar a vida do paciente 

Em termos gerais, pode ser necessário realizar uma transfusão de sangue ou componentes sanguíneos, nas seguintes situações:

Quando existe tempo, uma amostra do sangue do paciente é enviada para fazer a tipificação  antes do paciente receber uma transfusão, e posteriormente se escolher o lote de sangue ou componente do sangue compatível com o doente.

Agora, a transfusão do sangue é emergencial quando o sangue deve ser administrado para permitir a sobrevida do paciente. 

Entre os fatores críticos envolvidos, estão: a interrupção da hemorragia maciça, a reposição do volume intravascular e o restabelecimento do transporte de oxigênio.

Como o RH da empresa pode abordar os colaboradores para coletar tal informação

O RH da empresa, utilizando o PCMSO, pode incentivar os seus colaboradores a realizarem exames de sangue com o intuito de saberem o seu tipo sanguíneo.

Pois, como visto no decorrer deste artigo, é muito importante que as pessoas tenham essa informação.

Além disso, é muito importante que o RH da empresa incentive seus colaboradores a doarem sangue, pelo fato de que os bancos de sangue de todo o país sempre precisam de doadores. 

Assim, o RH da empresa pode:

  • Fazer uma campanha de incentivo à doação sangue;
  • Colocar a campanha nos pontos estratégicos de comunicação para atingir o seu público interno;
  • Criar um cadastro para doadores voluntários.

Conheça a Conexa Corporate

fator rh mulher examinando sangue
Anãlise do fator Rh.

Bom, agora que informamos os pontos mais importantes sobre o fator RH e a importância de saber durante a gravidez, chegou a hora de você entender o que a Conexa Corporate oferece de diferente para você.

  • Teleorientação 

Devido a pandemia do novo coronavírus, a Conexa Corporate começou a perceber que a  telemedicina pode ser usada no dia a dia, especialmente em questões menos complexas. 

  • Telepsicologia Conexa Saúde 

A Conexa Saúde também oferece o acompanhamento psicológico para os colaboradores de sua empresa que têm doenças como Burnout, depressão, ansiedade, entre outras.

  • Conexa in Company 

O Conexa in Company consiste no acompanhamento das questões de saúde dos colaboradores internamente. 

Abaixo listamos algumas de suas funções: 

  • Acompanhamento da sinistralidade; 
  • Saúde 24 horas por dia, 7 dias por semana; 
  • Suporte emocional para as equipes internas.

 Assim, situações de crise poderão ser facilmente contornadas. 

  • Plataforma 

A Plataforma Conexa é um grande diferencial que a Conexa Saúde tem, e isso faz com que ela fique muito à frente dos planos de saúde tradicionais. 

Isso acontece pois ela dispõe de uma plataforma exclusiva, o que facilita todo o processo de conexão entre médico e paciente, e  isso por si só já é um grande ponto positivo. 

Algumas de suas funções no dia a dia são: 

  • Armazenamento de documentos médicos em formato digital; 
  • Integração dos dados do paciente em seu perfil, facilitando processos multidisciplinares de diagnósticos; 
  • Facilidade no acesso a resultados de exames e o histórico do paciente, o que pode abrir, de partida, as possibilidades de diagnóstico; 
  • Permite que o profissional analise quais são os exames que o paciente já fez e conferir os resultados, sem que seja Preciso solicitar procedimentos que já foram realizados recentemente; 
  • Permite a emissão de laudos a distância e interpretação de exames com junta médica — isso é muito comum em casos complexos, como tratamentos de tumores malignos, nos quais profissionais trocam informações com outros especialistas, a fim de traçar o melhor caminho para seus pacientes durante o processo. 

Além disso, todos os protocolos de segurança presentes na plataforma garantem  a privacidade dos dados dos pacientes, principalmente pelo fato de que ela respeita o estipulado pela LGPD para esses casos. 

Isso é fundamental, principalmente, pois envolve dados sensíveis. 

Além disso, por meio da telemedicina, a Conexa Corporate oferece para os seus colaboradores consultas a distância com disponibilidade de 24 horas, todos os dias da semana, conseguindo alinhar com a agenda dos profissionais

Conclusão

fator rh homem segurando frasco sangue
Fator Rh no sangue.

Como visto no começo deste artigo, saber qual o seu tipo sanguíneo e o fato RH de seu sangue é muito importante.

Principalmente quando a mulher está grávida, pois, se ela possui o fator Rh do negativo e o seu bebê tenha fator Rh positivo, ela desenvolve anticorpos ao longo da gestação.

Dessa forma, tais anticorpos que o corpo da mãe produz atacam o embrião, podendo acabar  causando um aborto.

Além disso, saber o fato RH ajuda muito quando a pessoa precisa receber uma transfusão de sangue ou então doar sangue para alguém.

Por isso, caso você não saiba o seu tipo sanguíneo e o fator RH de seu sangue.

Gostou do nosso artigo? Continue acessando o nosso blog e saiba muito mais!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!