Subscribe Now

Trending News

Fique por dentro das maiores tendências na saúde corporativa
Saúde no Trabalho

Fique por dentro das maiores tendências na saúde corporativa

Não é novidade que um grande desafio das empresas, principalmente nos setores de RH, é manter a saúde corporativa da equipe, prezando pela sua qualidade de vida e pelo bem-estar, além de minimizar os possíveis danos em virtude de suas atividades rotineiras. E não é para menos, afinal, o capital humano já é considerado um dos principais patrimônios de um empreendimento.

Por tais razões, é essencial que os gestores de recursos humanos fiquem de olho nas principais tendências da área para que consigam aplicar nas organizações, melhorando a qualidade de vida e o desempenho da equipe. Isso é importante uma vez que a manutenção da saúde está diretamente ligada a uma boa produtividade, à retenção de talentos e à satisfação da equipe.

Neste artigo, vamos apresentar algumas das principais tendências na saúde corporativa. Quer saber quais são? Continue a leitura!

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) diz respeito a uma tecnologia em que sistemas — ou robôs — conseguem imitar alguma função inicialmente desenvolvida pelo homem. Na área da saúde, pode ser aplicada em recursos de diagnósticos, métodos de pesquisa com extenso volume de dados e operações de equipamentos cirúrgicos.

Na saúde corporativa, o objetivo de aplicar essa tendência é otimizar os fluxos de trabalho e automatizar as rotinas operacionais, principalmente naquelas funções que podem ser consideradas prejudiciais à saúde.

Personalização

Um dos grandes problemas dos serviços oferecidos por operadoras de planos de saúde é a falta de personalização. Por isso, o principal desafio do setor é fornecer dados reais sobre os beneficiários.

Devido a isso, a personalização das informações dos usuários de um serviço já é considerada uma tendência, visto que são capazes de nortear as ações de saúde preventiva. Sem contar que há uma maior adesão por parte dos colaboradores quando o serviço prestado é direcionado às suas necessidades.

Big Data

A tecnologia chamada de Big Data se trata da reunião de uma grande quantidade de dados diversos, que não são passíveis de serem analisados apenas por humanos. São informações geradas a partir de redes sociais, bancos de informações, arquivos públicos, dentre outros.

Na saúde, é possível reunir informações sobre a identificação de um paciente, dados clínicos referentes a hábitos de risco e medicações tomadas, dados de exames variados e histórico de procedimentos, tais como internações, intervenções cirúrgicas, dentre outros.

Isso é importante, pois, de posse desses dados, o médico que atender ao paciente terá acesso a informações relevantes para fornecer um diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento.

Telemedicina para empresas

A telemedicina é uma tendência na saúde corporativa que tem ganhado cada vez mais força nas organizações. A ideia é que os médicos, de posse dos dados dos pacientes, possam realizar um atendimento remoto em casos considerados menos sérios para fazer uma triagem. Com isso, o profissional consegue identificar a necessidade do paciente e indicar qual a atitude que deve ser tomada, como a marcação de uma consulta com um especialista.

Dessa forma, para que a telemedicina seja uma aliada na saúde corporativa, é essencial que exista uma plataforma de colaboração para conectar médicos e funcionários de uma empresa, focando a promoção do seu bem-estar e a qualidade de vida.

Gostou de saber mais sobre as tendências na saúde corporativa e quer entender como implementar a telemedicina em sua empresa? Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas!

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *