Subscribe Now

Trending News

Tendências de RH para 2019
Saúde no Trabalho

Tendências de RH para 2019

A nossa sociedade está continuamente passando por avanços tecnológicos nas mais diversas áreas. Dentro das empresas, isso é cada vez mais perceptível, inclusive no setor de gestão de pessoas, é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Pensando nisso, separamos uma lista com as principais tendências de RH para 2019, afinal, a melhor forma de se preparar é informando-se antes, e com o que você precisa saber sobre como aplicá-las no dia a dia da empresa. Vale lembrar que as tais tendências não são definitivas, mas apontam para o caminho mais adequado que deve ser seguido. Ficou interessado no assunto? Então, vamos lá!

Automatização de processos

A tecnologia é uma grande aliada na gestão de empresas e também no setor de recursos humanos, e utilizá-la no dia a dia é, sem dúvidas, um diferencial. Por isso, uma das tendências de RH para 2019 será o uso da tecnologia para gerar automação dos processos.

Isso pode ser percebido em determinadas medidas, como na realização da avaliação contínua dos colaboradores e na utilização dos dados e dos históricos para obter um feedback mais completo. Essa técnica é essencial para que uma empresa consiga traçar metas e desenhar os próximos passos.

Inteligência artificial para recrutamento

Outra forma de incorporar a tecnologia na gestão de pessoas, que também é uma tendência, é com a utilização de inteligência artificial para o recrutamento com o objetivo de tornar o processo mais ágil e dinâmico.

Escolhendo as ferramentas adequadas, é possível identificar informações sobre os candidatos e verificar as suas capacidades com mais exatidão. Isso sem excluir a necessidade de ter um profissional à frente da seleção, já que os softwares atuarão como um complemento.

A ideia é que a seleção de novos talentos seja mais fácil, pois as informações dos currículos podem ser cruzadas com as competências exigidas pela vaga, gerando um grande banco de dados.

Contratação por atitudes e não por qualificações

A grande maioria das empresas costuma analisar somente as competências técnicas e qualificações, como graduação, especialização ou experiência anterior, dos candidatos a uma vaga de trabalho.

No entanto, uma grande tendência de RH para 2019 é avaliar as atitudes e os comportamentos do candidato, visando a identificar qual a real contribuição para o desenvolvimento da empresa. Para isso, o gestor de RH deve procurar estudar a mente do candidato, levando em conta as suas ações passadas e identificando como o seu comportamento se adapta à cultura da organização.

Seleção às cegas

A seleção às cegas já é uma realidade no exterior e chega ao Brasil como uma forte tendência para este ano. A ideia é priorizar, durante o recrutamento, os aspectos profissionais e humanos dos candidatos sem conhecê-los. Ou seja, a seleção é feita independentemente de gênero, idade, classe social ou outros aspectos que podem ser fatores de discriminação inconsciente na hora do processo seletivo.

E aí, gostou das tendências de RH para 2019? É importante destacar que, como mencionamos no início deste texto, as tendências são só indicativos de novidades que podem ser aplicadas na gestão para melhorar o funcionamento de uma empresa. Por essa razão, é fundamental estar sempre estudando e atualizando-se para aplicar o que há de melhor no RH de seu negócio.

Para manter-se informado, nada melhor do que acessar um conteúdo de qualidade, não é mesmo? Por isso, assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, todas as novidades e tendências do setor!

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *