Subscribe Now

Trending News

Frustrações X Absenteísmo no trabalho
Saúde no Trabalho

Frustrações X Absenteísmo no trabalho

No âmbito profissional e na vida nem sempre as coisas acontecem como esperamos e quando essa expectativa não é correspondida a frustração no trabalho é quase inevitável. Em relação ao trabalho isso pode fazer com que você perca o interesse e até a vontade de ir para a empresa. Mas como em todas as áreas da nossa vida é preciso saber lidar com esse problema.

Essa situação pode se configurar por vários motivos: falta ou feedback negativo do trabalho; exclusão de algum projeto importante, prazos inalcançáveis, pressão exagerada e até clima competitivo ou hostil no ambiente de trabalho, entre outros.

Mas fugir nunca é a melhor saída para equalizar nenhuma situação. Isso pode prejudicar a sua imagem profissional dentro e fora da empresa e, em casos mais extremos, levar à demissão.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e confira algumas atitudes, tanto dos profissionais, como das empresas para lidar com as frustrações no trabalho e evitar o absenteísmo.

Analise o cenário

Quando estamos diante de um resultado negativo o desânimo é comum. E com ele vem aquela vontade de largar tudo. Pare, respire fundo e analise a situação com calma. Nem sempre o problema é do tamanho que achamos que é no calor do momento. 

É preciso distanciar-se dele para poder analisá-lo melhor e enxergar as possíveis saídas para contorná-lo. Não seja levado pela emoção. Busque sempre a razão para evitar julgamentos e reações precipitadas.

Tenha expectativas reais

Eis um quesito muito importante para evitar decepções no trabalho. Se você conhece o funcionamento do ambiente de trabalho, sabe como cada atitude pode repercutir, seja ela profissional ou mesmo de relação interpessoal, a possibilidade de se frustrar é bem menor.

É claro que somos passíveis de erros ou mesmo de sofrer alguma injustiça, mesmo fazendo tudo o que julgamos correto. Mas se as nossas expectativas estiverem alinhadas ao conhecimento do ambiente em que vivemos nossas ações também vão estar.

Veja o lado positivo

Por mais que seja difícil esse exercício, tudo o que acontece na vida tem sempre um lado positivo. No trabalho também. Às vezes não ser chamado para um determinado projeto ou não receber aquela tão sonhada promoção pode ser uma coisa boa.

Isso pode fazer a gente enxergar que precisa se preparar mais para alçar voos mais altos. Imagina subir de posição na empresa e não dar conta das novas responsabilidades? Isso pode manchar a sua imagem como profissional e fazer com que se sinta ainda mais frustrado por não corresponder as suas próprias expectativas.

Fale sobre o que incomoda

Um ditado antigo cabe bem nesse caso: “Ninguém sabe o que mudo quer”. Se algo te incomoda, fale! A conversa é sempre a melhor aliada para resolver qualquer pendência e isso vale tanto para o funcionário quanto para a empresa.

Se for preciso, converse isoladamente ou com as equipes para alinhar ideias e situações que possam estar causando desconforto no ambiente de trabalho. Sobretudo é importante fazer tudo às claras. Isso faz com que todos se sintam mais à vontade para expressar suas ideias e ajuda a evitar frustrações e consequente absenteísmo.

Texto: Luciana Cavalcante

E você, como tem lidado com as frustrações no trabalho para evitar o absenteísmo na empresa? Achou nossas dicas interessantes? Então, compartilhe nossas informações nas redes sociais!

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *