Conheça as expectativas em relação ao futuro da telemedicina

A telemedicina vem revolucionando a área da saúde cada vez mais. Ainda que muitos profissionais tradicionalistas tenham um certo preconceito com ela, fato é que a possibilidade de oferecer um atendimento de qualidade para o seu público com o uso de tecnologias tem se tornado cada vez mais atrativa.

Ainda mais em um país grande como o Brasil, com diversas regiões com carência no sistema de saúde, essa tendência surge como uma alternativa fundamental para milhares de pessoas a fim de promover a democratização no acesso à saúde.

Por isso, é fundamental entender quais são as expectativas com relação ao futuro da telemedicina no país, que está causando fortes impactos na área da saúde. Continue lendo nosso artigo e saiba mais sobre esse tema.

A telemedicina deve passar a se tornar mais importante no Brasil

Em um país com dimensões continentais, como o Brasil, a telemedicina representa uma potencialidade enorme para oferecer atendimento de qualidade em regiões longínquas, com deficiência de especialistas em algumas áreas importantes para a saúde da população.

Por isso, a tendência é que, cada vez mais, ela seja utilizada para proporcionar atendimento, qualidade de vida e saúde para moradores de regiões mais afastadas dos grandes centros. Com a popularização de banda larga de qualidade e melhoria da infraestrutura de internet, isso se torna cada vez mais uma possibilidade palpável.

Aumento no número de videoconferências entre centros hospitalares

Como falamos, com a melhoria da qualidade de internet de banda larga e a adesão a tecnologias mais recentes de conexão, como 4G e 5G, as videoconferências entre centros hospitalares se tornam cada vez mais facilitadas.

É viável, assim, ter uma conversa em tempo real entre especialistas em oncologia de centros importantes de São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, a fim de promover uma discussão acerca de diagnósticos e melhores soluções para casos mais complicados.

Os médicos ganham com isso, com a possibilidade de conseguirem garantir um melhor atendimento para seus pacientes, conseguindo resolver casos que são considerados complicados ou, até mesmo, que tenham poucas oportunidades de resolução.

Essa comunicação não precisa se restringir a apenas grandes centros. Pode ser realizada entre um médico de uma unidade de saúde de um local carente e hospitais de grande porte, para discussão de diagnósticos e da melhor forma de realizar um tratamento com os mecanismos disponíveis.

Aumento no uso do telediagnóstico

O telediagnóstico também é uma grande tendência que se torna cada vez mais utilizada pelos médicos. Ele diz respeito ao diagnóstico efetuado a distância, sendo um dos braços da telemedicina. Alguns exemplos de suas ações são:

  • laudos de imagem a distância: o paciente realiza o exame, e o médico responsável recebe as imagens por meios eletrônicos, emitindo o laudo posteriormente;
  • diagnóstico em pronto-socorro a distância: o enfermeiro realiza a primeira avaliação, com acompanhamento do médico por meio de uma tela, verificando o exame físico e os sinais vitais;
  • eletrocardiograma a distância: o exame é realizado e o médico cardiologista responsável pelo caso recebe os dados por meios eletrônicos.

O telediagnóstico otimiza a rotina dentro de hospitais e clínicas, além de permitir também que o médico responsável pelo caso, que pode estar em uma outra cidade, tenha acesso ao exame.

Imagine, por exemplo, uma pessoa que reside em uma cidade e realiza o tratamento em outra. Ela não precisa mais esperar a próxima consulta para que o médico responsável tenha acesso ao resultado do exame — ele pode receber as informações diretamente em seu e-mail, agilizando o retorno.

As parcerias entre provedores de serviços e convênios serão cada vez mais numerosas

Os convênios, cada vez mais, identificam a telemedicina como uma possibilidade para ampliarem o mercado, vendo essa tendência crescendo na área da saúde. Com isso, os principais convênios mundiais estão estabelecendo parcerias com as empresas que realizam serviços de telemedicina, como uma forma de poder oferecê-lo para seus clientes.

A população se beneficia cada vez mais com a telemedicina

Quem mais se beneficia por meio dessas inovações são os pacientes que, com o avanço do uso de tecnologias no ambiente médico, podem aproveitar melhores serviços ou atendimentos com médicos especialistas que estejam longe de suas localidades.

Não é apenas em questão de praticidade, mas também é um conforto para aqueles pacientes que, antes, precisavam viajar para grandes centros para terem atendimento em algumas especialidades ou consultarem com especialistas que possam tratar adequadamente seus problemas de saúde.

O futuro da telemedicina é promissor e é necessário que os profissionais comecem a se dedicar a trabalhar com essa possibilidade para entrarem na nova era da área de saúde.

Tem interesse em começar a trabalhar com essa tendência no seu dia a dia? Então, entre em contato e conheça nossas soluções para otimizar a rotina de quem trabalha com telemedicina.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!