Ginástica laboral estimula sentimento de equipe

em equipe

O semestre está só começando e com ele aquela promessa de levar uma vida mais saudável, já que quase sempre exageramos um pouco nas férias. Mas que tal começar no trabalho?

Vamos falar de ginástica laboral, uma modalidade que, além de fazer bem à saúde do corpo também ajuda a aliviar o estresse e aproxima os colaboradores, estimulando o espírito de equipe.

Com tantos benefícios à saúde ela diminui o índice de afastamento de funcionários por doenças relacionadas ao trabalho e derruba os custos das empresas com benefícios médicos.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e confira algumas vantagens de investir em ginástica laboral na sua empresa.

Importância da atividade física 

Fazer qualquer atividade física vai além de manter ou perder peso ou uma questão meramente estética. É uma das formas de retardar o aparecimento de doenças. Por isso a OMS recomenta a prática semanal de 150 minutos se a atividade for leve ou moderada (20 minutos/dia) ou metade desse tempo, se for feita de forma intensa. Mas a falta de tempo e até de interesse afasta muita gente dessa prática.

Reflexos na saúde

Você com certeza já sentiu dor nos ombros, nas costas e no corpo, após realizar as suas atividades no trabalho.  A rotina diária com horas sentado na frente da tela do computador -quase sempre na mesma posição- pode provocar esse tipo de reação.

Os movimentos repetitivos também podem levar a doenças como Ler (Lesões por esforço repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho), principalmente se o indivíduo for sedentário.

Ginástica no trabalho

Para evitar esses sintomas ou até amenizá-los a melhor saída é investir em prevenção e é aí que entra a ginástica laboral– um tipo de atividade criada para ser praticada no ambiente de trabalho- com objetivo de prevenir doenças ocupacionais. É aquela pausa para alongar os músculos e relaxar das tensões do dia a dia tão recomendada pelos médicos. A aula dura entre 15 e 30 minutos, duas vezes por semana. Pode parecer pouco, mas faz muita diferença no desempenho dos funcionários.

Sem desculpa

Se a falta de tempo era a justificativa para não mexer o corpo não há mais desculpa. Fazer uma pausa para praticar exercícios na empresa é perfeito para quem dar os primeiros para uma vida mais saudável. E hoje em dia as dinâmicas laborais, dependendo da metodologia utilizada, estão cada vez mais lúdicas, proporcionando momentos de descontração entre os colegas de trabalho. Isso facilita o entrosamento e a ainda os estimula a seguir o hábito fora da empresa.

Vantagens para equipes

Fazer exercícios no trabalho proporciona melhoria da qualidade de vida dos colaboradores em vários aspectos. Reduz o cansaço, sedentarismo, estresse, melhora a circulação do sangue, corrige a postura e previne doenças relacionadas à repetição e diminui o índice de afastamentos por doenças ocupacionais. Além disso, melhora o relacionamento entre os colegas de trabalho, a concentração e a produtividade. 

E você, o que está esperando para incluir a ginástica laboral na sua empresa? 

Gostou do post? Quer ficar por dentro de outras dicas como essa e garantir a saúde de seus colaboradores? Então, siga nosso Facebook e nosso LinkedIn para acompanhar as novidades! 

Texto: Luciana Cavalcante

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!