Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo são hipertensas. A hipertensão pode causar diversas complicações como: ataques cardíacos e acidente vascular cerebral.

Por isso, a hipertensão é tão importante que o dia Mundial da Hipertensão é celebrado hoje, 17 de maio.

Definição de Hipertensão

A Hipertensão é definida como pressão que se mantém elevada, maior ou igual a 140 x 90 mmHg. 

O principal fator de risco para doenças cardiovasculares e cerebrovasculares é a pressão persistentemente elevada. Ou seja, ela é responsável pelas principais causas de morte no Brasil e no mundo. 

Medidas de prevenção para Pressão arterial Elevada

As medidas de maior impacto na saúde do paciente hipertenso é a prevenção e orientações sobre hábitos de vida saudáveis. Veja as seguintes medidas para prevenção e promoção à saúde:

  • Prática de atividade física regular;
  • Boa alimentação e controlar o uso de sal na alimentação;
  • Evitar ou abandonar o fumo;
  • Controlar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Controle da glicemia e o diabetes.

Prevenção diante da Pandemia pelo COVID-19

Com o isolamento social e diversas notícias sobre a Pandemia, pode ocorrer alterações na pressão arterial devido a diversos fatores: má alimentação, ausência de práticas de atividades físicas e principalmente ansiedade/ estresse. 

Por isso, é muito importante as medicações para o controle da pressão arterial corretamente e se possível, realizar a aferição da pressão arterial em casa. 

Existem algumas outras medidas que ajudam no controle da pressão durante esse período, como: reduzir o estresse, conversar com os amigos, ler um bom livro, praticar meditação e exercícios físico em casa, adotar boa alimentação e ter um sono regular.

Mesmo diante do momento em que vivemos, é indispensável continuarmos cuidando da saúde de quem amamos e mantendo o controle das doenças crônicas como a Pressão arterial.

Lyz Tavares, estagiária de medicina da Conexa Saúde.

fale conoscoPowered by Rock Convert