Descubra como a humanização da saúde ocorre com a telemedicina

Inegavelmente, a tecnologia é um pilar fundamental para humanização da saúde e um dos meios para melhorar a questão do acesso à saúde é a telemedicina.

Contudo, quando o assunto é Telemedicina, acaba existindo a errônea associação de ser esta uma interação exclusivamente à distância, e que a tecnologia torna o atendimento mecânico, desumano e complicado, afastando médicos e pacientes.

Mas, um dos principais benefícios é justamente a sua capacidade de aumentar os relacionamentos de confiança entre profissionais de saúde, pacientes e seus familiares.

Então, continue a leitura! Descubra como a telemedicina pode se tornar um componente importante para a humanização nos processos da saúde.

Prontuário eletrônico

Anteriormente, falamos em outro artigo do blog sobre os benefícios do prontuário eletrônico.

Nesse processo de humanização da saúde, os prontuários eletrônicos são uma ótima ferramenta porque conectam com o histórico de saúde do indivíduo. Isso é realizado por meio de questionários de perfis epidemiológicos e controle de todos os processos de saúde dele.

Dessa forma, tal fato aproxima o gestor, médico e empresa, ao paciente ou colaborador.

Forma humana e inovadora de cuidar dos associados

Colaboradores das grandes empresas, as seguradoras e os próprios hospitais são os maiores beneficiários na humanização dos processos.

Um processo de gestão humanizada e eficiente requer um entendimento de fatores emocionais e proximidade aos fatores de risco, além de uma continuidade nos tratamentos dos pacientes e colaboradores.

Já para as operadoras, planos e cooperativas de saúde, incluir estes serviços pode ser uma forma de diferenciação nos portfólios. Além de reduzirem riscos e agravos, é uma forma humana e inovadora de cuidar dos seus associados.

Melhora no atendimento

Tendo em vista que um diagnóstico traz muito impacto, é comum o paciente esquecer ou não associar as informações sobre a doença. Também pode não saber sobre utilização e armazenamento dos medicamentos, efeitos colaterais e formas de minimizá-los.

Assim sendo, o atendimento realizado em tempo real pela internet é um suporte importante para o tratamento. A ferramenta aproxima com o indivíduo, possibilita perceber as dificuldades e orientá-los de forma mais precisa e segura.

É possível observar, também, uma melhora quanto aos atendimentos remotos, como impactos positivos para a saúde do paciente. Além disso, é uma forma para a redução de custos e de ter mais eficiência, facilitando a relação do médico e paciente através do apoio tecnológico.

Enfim, não só traz agilidade na resolução de problemas, também é um meio para descobrir erros na aplicação de um medicamento. Outro benefício é que a visita online pode ser feita em qualquer ambiente como trabalho, casa ou em uma viagem.

Prevenção

Um serviço oferecido à distância pode reduzir os riscos do desenvolvimento de doenças. Também fortalece o compromisso com a recuperação dos pacientes, ou seja, a humanização da saúde.

Além do mais, vem a ser mais um tipo de serviço aos pacientes em pós-internação imediata, havendo acompanhamento da recuperação desses pacientes em domicílio e disponibilização de serviços de suporte às suas famílias. Informações evolutivas para os médicos responsáveis por meio de tecnologia interativa é outra forma positiva para aplicação. É uma extensão da qualidade dos serviços hospitalares para a casa de cada um.

Os serviços de cuidados domiciliares podem expandir essa humanização com a interação à distância ao oferecer um apoio integral aos pacientes e seus familiares e orientar cuidadores, sejam profissionais ou familiares.

Enfim, a Telemedicina repensa os contextos da saúde, de maneira integrada, otimizada e, principalmente, humana. Hoje, em média, 30% dos gastos com pacientes acontecem nos últimos três meses de vida da pessoa.

É necessário, o quanto antes, aplicar gestão humanizada com efetividade tecnológica e programas de prevenção nas áreas relacionadas à saúde. Sendo assim, a qualidade de vida das pessoas melhora e são minimizados os custos de saúde.

Gostou do artigo? Então, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse novo cenário em que ocorre a humanização da saúde!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!