Subscribe Now

Trending News

Identifique o presenteísmo na sua empresa
Saúde no Trabalho

Identifique o presenteísmo na sua empresa

Antes de mais nada, você sabe o que é presenteísmo?

Por incrível que pareça, o termo não é o contrário de absenteísmo. Ou seja, o termo faz referência a uma presença no trabalho sem produtividade e dedicação do profissional.

Sem dúvidas, essa situação afeta o rendimento do funcionário e pode aumentar, consequentemente, os custos da empresa.

Então, esta é uma situação que traz prejuízos. Por isso, é importante entender quais são os seus efeitos e como prevenir que ocorra no ambiente de trabalho.

O que é presenteísmo?

Como já foi citado no início do artigo, presenteísmo é a situação em que o trabalhador está presente fisicamente, mas é como se não estivesse. Isso porque não existe uma concentração ao realizar as atividades.

O funcionário está desanimado, contando os minutos para ir embora e terminando de qualquer forma as suas obrigações. Não existe um comprometimento com a qualidade do que será entregue.

Também é notável a falta de envolvimento com o que está sendo feito e até mesmo com os rumos da organização em que trabalha.

Mas quais são as consequências dessas atitudes?

Consequências do presenteísmo

Tanto a empresa quanto o colaborador são prejudicados pelo presenteísmo.

O fato do colaborador despender de um dia inteiro no ambiente de trabalho, sem estar de fato produzindo, gera um desgaste físico e emocional para ele e uma perda econômica para a empresa.

Para mudar esse quadro, é preciso trazer propósito nas atividades que estão sendo realizadas. Sendo assim, o colaborador terá uma motivação maior ao exercê-las, conseguindo enxergar um futuro promissor para si mesmo dentro do ambiente de trabalho.

Mas para transformar essa situação, é necessário saber identificar como o presenteísmo se manifesta.

Identificando o presenteísmo

Os sinais do presenteísmo estão evidentes na preocupação constante para ir embora e com a falta de rendimento, mesmo sem faltas.

Outros indicativos são o trabalho acumulado, clima organizacional ruim, ausência de motivação e falta de atenção nas atividades.

Formas de prevenção

Existem formas de prevenir o presenteísmo, melhorando a qualidade de vida do funcionário e trazendo benefícios para a empresa. Ao evitar esse comportamento, a empresa também está evitando o absenteísmo.

Medidas simples e eficazes são bastante úteis para mudar esse cenário. Por exemplo, benefícios e serviços de assistência médica, jurídica e psicológica para os colaboradores são indispensáveis.

O reconhecimento do profissional também é outra medida muito importante no combate do presenteísmo. Isso pode ser feito através da implementação de uma cultura de feedback e, também, de bonificações.

Com certeza, ao investir no bem-estar do colaborador, isso gera maior produtividade e motivação.

Para manter-se informado, nada melhor do que acessar um conteúdo de qualidade, não é mesmo?

Por isso, assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, todas as novidades e tendências do setor! E siga-nos nas redes sociais para não perder nenhuma atualização. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *