Kit de primeiros socorros: confira os itens essenciais para empresa

kit de primeiros socorros mulher segurando maleta

Por mais que seja algo obrigatório, muitas organizações ainda acabam deixando o kit de primeiros socorros de lado.

Mas vamos lá!

O kit de primeiros socorros é um item essencial. Afinal, se ocorrer algum acidente que possa prejudicar a saúde física dos seus colaboradores, é com ele que você pode contar!

Diante dessa importância, é fundamental conhecer as regulamentações que envolvem o assunto para evitar qualquer problema.

Por isso, neste post trazemos alguns pontos importantes acerca do assunto: o kit é obrigatório nas empresas? Quem pode manuseá-lo e como montá-lo?

Continue lendo e conheça as normas de segurança do trabalho sobre o tema.

Qual a importância do kit de primeiros socorros em uma empresa?

Ter um kit de primeiros socorros é extremamente importante, principalmente para mostrar o quanto a organização preza pela saúde e bem-estar de seus funcionários.

Sendo assim, é bom ressaltar a importância do kit no sentido de estabelecer maior segurança aos colaboradores, identificar o risco de lesões graves, proporcionar cuidados imediatos, entre outros.

Por exemplo, ao nos vermos diante de um grave incidente com um colaborador, um atendimento eficaz com bons equipamentos faz toda a diferença e pode até salvar vidas.

Além disso, trata-se de item obrigatório, imposto por lei, considerando sua tamanha importância. Por esta razão, é essencial que este kit esteja de acordo com as regras estabelecidas para que seja eficiente.

A legislação estabelece itens obrigatórios na composição do kit  – instrumentos (equipamentos para realizar os primeiros socorros) e curativos  (produtos médicos para tratar os ferimentos).

Fora isso, fica a dica! Vale conferir sempre os aspectos mais importantes para remediar momentos inesperados de acidentes.

É obrigatório kit de primeiros socorros?

Conforme a Norma Regulamentadora nº 7 do Ministério do Trabalho e Emprego, em seu item 7.5.1, o kit de primeiros socorros é, sim, obrigatório para todos os estabelecimentos.

Ou seja, toda empresa tem a obrigação de manter, pelo menos, um kit de primeiros socorros em suas dependências.

Contudo, é preciso levar em conta que este kit contenha os itens e materiais necessários para garantir as primeiras tentativas de manter o funcionário vivo ou estável, até que o atendimento médico chegue.

E outro ponto é que para que tal atendimento seja eficaz, deve-se considerar sempre as características das tarefas desenvolvidas por aquele colaborador, visto que cada local expõe seus empregados a diferentes riscos.

Além disso, o equipamento de primeiros socorros precisa ficar guardado em um ambiente adequado, de fácil acesso e do conhecimento de todos os empregados, para que possa ser utilizado quando necessário sem nenhum problema.

O que deve ter em um kit de primeiros socorros?

kit de primeiros socorros homem segurando kit

É necessário que você entenda os materiais em duas categorias diferentes: instrumentos e curativos.

De forma resumida: no primeiro caso, você tem à sua disposição equipamentos para realizar os primeiros socorros. Já no segundo, refere-se a produtos médicos para tratar os ferimentos.

Instrumentos

Primeiramente, é preciso ter alguns instrumentos básicos, como:

  • Uma tesoura de de ponta redonda para recortes de materiais;
  • Luvas cirúrgicas descartáveis que evitam contato com as secreções corpóreas da pessoa;
  • Óculos de proteção que evitam que o socorrista tenha contato com fluídos corpóreos lançado pelo ar;
  • Máscaras faciais para proteção do socorrista de fluídos corpóreos da vítima;
  • Pinças para retirar objetos encravados na pele (somente em casos indispensáveis);
  • Tala para imobilização;
  • Termômetro para medição de temperatura;
  • Colar para imobilização cervical.

Material para curativo

Fora isso, é importante contar com materiais específicos para fazer curativos gerais com eficiência. São eles:

  • Bolsas térmicas para compressas quentes ou frias;
  • Gazes para fazer compressas, limpeza em ferimentos e compor curativos;
  • Algodão para curativos e esparadrapos para fixação de curativos;
  • Curativos adesivos para corte, arranhão ou machucados pequenos (os famosos band-aid);
  • Ataduras de crepom 20 cm para enfaixar ou imobilizar áreas lesionadas;
  • Soro fisiológico, solução iodada, álcool, água oxigenada, cotonete e sabão líquido bactericida para limpeza de ferimentos;
  • Antissépticos para combater a proliferação de microrganismos na pele;
  • Povidine pequeno;
  • Sacos plásticos vedantes para o correto acondicionamento de lixo.

Como escolher o recipiente

E uma dica importante: adquira caixas para acondicionamento do kit. O recipiente onde o kit de primeiros socorros é armazenado é tão importante quanto o próprio kit.

Sendo assim, essas caixas precisam ter a qualidade e o tamanho necessários para comportar todos os itens obrigatórios, sendo ideal um espaço para equipamentos opcionais, porém também úteis.

O que não pode conter no kit de primeiros socorros?

Muitos empresários desconhecem, mas sim, há itens que não devem estar presentes no seu kit de primeiros socorros, pois são até proibidos pela lei.

De maneira geral, nenhum tipo de medicamento deve constar no seu kit. É comum encontrar analgésicos e anti-inflamatórios nos locais de primeiros socorros, mas mesmo esses remédios básicos não podem ser incluídos aqui.

Mas onde isto está escrito? Tal regulamentação pode ser encontrada no Decreto n.º 20.931, que fiscaliza o exercício da medicina, da odontologia e das profissões de farmacêutico e enfermeiro.

A exceção aos medicamentos proibidos são aqueles autorizados pelos profissionais responsáveis que acompanham a empresa, como o médico do trabalho.

Como podemos ver, conhecer o que o kit de primeiros socorros deve conter e o que a legislação diz sobre ele é muito importante para adequar a sua empresa à lei e garantir a segurança e bem-estar dos empregados, mesmo em incidentes dentro do ambiente corporativo.

É importante lembrar ainda que implantar todos os programas e seguir as Normas Regulamentadoras é fundamental para que as requisições legais sejam cumpridas.

Como fazer a manutenção do kit de primeiros socorros para empresa?

kit de primeiros socorros treinamento homem segurando caderno

O kit de primeiros socorros precisa de manutenção, na verdade, são alguns pontos que necessitam de atenção, tais como: reposições necessárias por uso, data de validade e condições dos materiais, por exemplo.

Mas antes disso, precisamos lembrar que não é necessário que todos os funcionários da empresa saibam utilizar ou manter o kit de primeiros socorros em dia.

Por esta razão, é importante ter uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e/ou eventos como o SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), a fim de eleger, pelo menos, um responsável pela segurança em cada setor.

Agora que os responsáveis foram eleitos, eles devem receber treinamentos para que o kit de primeiros socorros seja utilizado da forma correta e com eficiência.

Cuidado com a validade

Como salientamos acima, é importante ficar atento ao armazenamento correto de cada item. Afinal, não adianta de nada ter um kit de primeiros socorros, mas com itens que não podem ser utilizados?

Pensando nisso, a pessoa treinada para manusear o kit, deve se atentar às datas de validade de cada item, para que este seja descartado se necessário.

O funcionário também precisa levar em consideração as reposições necessárias por uso, para que possa ir trocando os itens, em caso de necessidade. Além disso, as condições dos materiais também precisam estar em bom estado.

Como montar o kit de primeiros socorros conforme a legislação?

Conforme destacamos, o kit de primeiros socorros é obrigatório e previsto em lei. Por isso, é importante seguir as Normas que o abrange.

Confira algumas abaixo:

NR7

A NR 7.5.1 do Ministério do Trabalho e Emprego estabelece a obrigatoriedade do kit com todo o material necessário à prestação imediata de socorro.

Também dispõe que os equipamentos devem ser guardados em local apropriado e estar sob a guarda de um profissional capacitado para esse tipo de atendimento médico.

Outras normas

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) orienta a composição dos itens do kit de acordo com as características da atividade exercida. Organizações de pequeno, médio ou grande porte estão obrigadas a ter o kit primeiros socorros para empresa.

Lembramos que há restrição para prescrição de medicamentos. De acordo com o Decreto n.º 20.931, de 11 de Janeiro de 1932, só podem constar no kit, os medicamentos autorizados pelos profissionais responsáveis que acompanham a empresa, como o médico do trabalho.

Fora isso, não é permitido misturar remédios de uso oral. Essa recomendação está descrita no artigo 282 também do Decreto 20.931.

Quem pode manusear o kit de primeiros socorros?

O treinamento para utilizar o kit de primeiros socorros também é obrigatório, mas não para todos os funcionários da empresa – visto que não é necessário que todos saibam como utilizar os itens do kit.

Na realidade, ao menos, um integrante de cada setor da empresa precisa estar apto a manusear os itens presentes no kit, tornando-se capaz de oferecer o melhor atendimento possível.

Vale destacar que é importante que este treinamento seja estimulado por meio SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes), por exemplo.

Especificamente, a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) é um evento, organizado pela empresa, trazendo palestras e workshops sobre comportamentos apropriados dos funcionários quando eles se depararem com algum acidente envolvendo os colegas de trabalho.

Apesar de apenas um por setor ser o responsável pelo kit, tal evento é essencial para que todos se atentem à prevenção de acidentes e saibam o que fazer caso eles aconteçam.

Prestar um atendimento de forma correta é fundamental  para preservar a integridade física, ou mesmo a vida do trabalhador acidentado.

Por fim, o trabalhador de cada setor que receber o treinamento para utilizar o kit de primeiros socorros deve assumir o comprometimento de prestar atendimento caso algo ocorra.

Ou seja, ele não pode se negar a prestar tal atendimento, podendo ser penalizado com advertência ou outras penalidades, dependendo da gravidade do caso.

Quais treinamentos são mais indicados para os primeiros socorros em empresas?

kit de primeiros socorros aula

Apesar de ser necessário apenas um funcionário por setor para manusear o kit de primeiros socorros, é importante capacitar ao menos três colaboradores como forma de garantir o socorro imediato, considerando a falta de um deles ao trabalho.

O treinamento é essencial, ou seja, antes de assumir essa responsabilidade, os integrantes dessa comissão precisam obter a capacitação exigida para desempenhar essa nova função.

Mesmo que a companhia não tenha sequer um  setor ligado à saúde, é preciso que algum funcionário adquira noções básicas das práticas de segurança e de saúde do trabalho para estar apto a oferecer o bom atendimento.

Existem vários cursos e treinamentos disponíveis para que o colaborador responsável pelo kit de primeiros socorros possa fazer para auxiliar um colega ferido.

E uma boa opção é o treinamento oferecido pela SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes).

Tal trabalho de capacitação e de prevenção de acidentes é promovido no âmbito da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Esse evento pode ser agendado e realizado periodicamente pela empresa.

Envolver os colaboradores  nesses cursos torna-se em uma ótima oportunidade de aprendizagem de métodos de prevenção dos riscos de acidentes no trabalho. Fora isso, o conteúdo também é voltado para atendimento básico em casos de urgência.

Há outras opções de treinamento, a depender do tamanho ou da área de atuação da companhia, pois devemos considerar que isso influencia nos riscos aos quais os funcionários estão expostos.

Muitas instituições de saúde oferecem esses serviços externamente, ou podem também organizar palestras e eventos dentro da empresa. Logo, cabe ao gestor analisar qual estratégia se adapta melhor à realidade de sua organização.

Quais cuidados devem ser tomados com a vítima?

kit de primeiros socorros machucado

1° – Tenha o consentimento da vítima para ajudá-la!

Antes de ajudá-la ou trocá-la, o colaborador responsável pelos primeiros socorros deve obter o consentimento da vítima, salvo casos em que ela está inconsciente.

Mesmo que o colega de trabalho esteja passando mal, ferido ou sem condições de se manifestar verbalmente, é possível que ele confirme seu consentimento por meio de algum gesto não verbal (acenando com a mão ou com a cabeça, por exemplo).

2° – Mantenha as boas condições de higiene!

Ao ter o consentimento dado, o funcionário poderá fazer o atendimento se estiver em boas condições higiênicas.

Ele deve utilizar luvas e ter todos os cuidados necessários para não transmitir impurezas ao colega que está acidentado ou passando mal.

Caso a pessoa tenha sofrido um acidente grave, resultando em fratura interna ou semelhante, é necessário redobrar os cuidados para evitar risco de maiores lesões. O ideal é imobilizar o local ferido utilizando uma tala e manter o colega deitado até a chegada de uma ambulância.

3° – Cuidado para não deixar a vítima ansiosa ou estressada!

Saber manter a calma no setor neste momento é muito importante para que a vítima não fique ansiosa, estressada, insegura ou com quaisquer outros sentimentos instáveis, que possam vir a prejudicar o atendimento.

Ou seja, além do conhecimento técnico, desenvolver habilidades emocionais é um dos pontos cruciais para auxiliar outros em situação emergencial.

Caso seja uma ocorrência de vida ou morte ou qualquer outra condição irreparável, o ideal é chamar uma ambulância ou uma viatura policial. Desmaios, elevação súbita da pressão arterial ou ataques cardíacos exigem intervenção médica emergencial.

4 – Atendimento médico especializado é indispensável!

Não podemos deixar de ressaltar que os primeiros socorros em uma empresa são apenas um atendimento inicial, com objetivo de avaliar as chances de contorno do problema.

Sendo assim, é indispensável que solicitação de exames, por exemplo, seja de inteira responsabilidade de um especialista.

Conheça a Conexa Saúde

A Conexa Saúde vem desde 2017 revolucionando a área da Medicina.

A missão da Conexa é não só revolucionar, mas democratizar a saúde de qualidade no país. Assim, somos capazes de levar atendimento médico de qualidade para todos, em qualquer lugar do Brasil.

Aliás, atualmente somos a maior plataforma independente de Telemedicina da América Latina e Ecossistema de Saúde Digital.

Você pode saber mais sobre nós, acessando nosso site ou nossas redes sociais!

Conexa Corporate

E a propósito, já conhece o Conexa Corporate? Se você respondeu não, saiba que está perdendo tempo!

O Conexa Corporate é um produto inovador, exclusivamente voltado às empresas, onde oferecemos serviços em saúde digital, para que as companhias ofereçam o melhor em saúde e bem-estar aos seus colaboradores, independente da localidade.

E tem mais vantagens!

Com a Conexa Corporate, nós ajudamos as empresas a reduzir custos e o absenteísmo de seus funcionários. Afinal, é tudo rápido, prático e seguro para todos.

Clique aqui e confira.

Conclusão

kit de primeiros socorros maletinha

Percebe-se então que cada vez mais as empresas estão visando a integridade física e bem-estar de seus funcionários, visto que isso é um fator de produtividade.

O kit de primeiros socorros é indispensável, obrigatório e deve ser bem orientado ao responsável, em busca de um bom atendimento.

Também deve obedecer às normas vigentes e ter itens sempre bem armazenados e em bom estado.

Por fim, podemos dizer que um kit como realmente salva vidas e deve ser levado a sério por todos da companhia e tratado como um acessório fundamental para garantir a segurança e saúde dos seus colaboradores, pois garante o exercício de suas atividades de forma tranquila.

Gostou deste post e quer ficar por dentro de mais dicas como essa para manter a saúde dos seus funcionários em dia? Então não deixe de acompanhar o nosso blog.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!