Esqueça aquela ideia de chefe que fica sentado atrás da mesa dando ordem e só cobrando os funcionários.
O mercado de trabalho mudou, se modernizou com o avanço da tecnologia e as cobranças agora são outras. Para adequar-se a esse novo cenário e estar em condições de competir, é preciso não só investir em pessoal qualificado, mas principalmente em gestão de pessoas.
Liderar não é tarefa fácil, como muitos pensam. As empresas sabem que é do líder a responsabilidade de levar a equipe a obter os melhores resultados. Por isso quem está à frente do trabalho precisa desenvolver habilidades que incentivem e impulsionam a produtividade dos funcionários. Chefes à moda antiga acabam contribuindo para o absenteísmo e até a perda de talentos, pois dificultam a convivência na empresa.
Quer saber mais sobre a nova liderança nas organizações? Então, não deixe de ler nosso post de hoje!
Liderança não é dom
Que alguns indivíduos têm mais facilidade de liderar que outros é indiscutível.
Mas não podemos dizer que isso é necessariamente um dom. A capacidade de liderar é uma habilidade que se desenvolve através das experiências que passamos na vida. O próprio dicionário classifica o líder como: “indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros”. Isso foi delegado a ele, não é nato.
É preciso fazer essa diferenciação porque alguns indivíduos são colocados nessa posição nas organizações sem sequer ser preparados para isso.
A importância da gestão de pessoas
A questão da preparação é muito importante para assumir um cargo de chefia. Isso porque, na maioria das vezes, o gestor tem apenas o conhecimento técnico da sua função, mas nem sempre tem preparo para conduzir as relações interpessoais.
Para isso é importante dominar também técnicas de gestão de pessoas e assim lidar com o comportamento de cada funcionário e do grupo como um todo, conduzindo os processos da melhor forma possível para o melhor resultado.
Principais características
Além de ter um comportamento condizente com a missão e os valores da empresa, o novo gestor tem que ser um porto seguro para sua equipe. Deve inspirar confiança, honestidade, caráter, tratar os funcionários com respeito.
Mas principalmente deve estar aberto a ideias e sugestões, e também a críticas. É aquele que está sempre presente para orientar seus subordinados e caminhar junto com eles com entusiasmo para inspirá-los a produzir mais e melhor.
Vantagens da nova liderança
As vantagens da nova liderança nas organizações são visíveis. Chefes mais engajados com as equipes dão mais sugestões e participam dos projetos em todas as suas fases, ganham a confiança dos funcionários, tornando-os mais abertos e incentivados a apresentar suas ideias com mais tranquilidade.
A quebra dessa barreira chefe-subordinado melhora o relacionamento e, consequentemente, reflete nos resultados. Funcionários estimulados tem maior índice de produtividade, tornando a empresa mais competitiva no mercado de trabalho.
Texto: Luciana Cavalcante
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