Como manter seu paciente satisfeito em meio digital

manter paciente

Diante do contexto de pandemia, que se materializou com o surgimento da COVID-19, novas possibilidades de garantia de saúde da população foram implementadas com mais vigor. Com isso, a telemedicina surge como uma grande oportunidade de empreender na saúde e assegurar atendimento médico à população.

Entretanto, por se tratar de uma ferramenta antes não muito explorada, muitos médicos se perguntam como garantir, em suas teleconsultas, a qualidade que eles conseguem ofertar em suas consultas físicas.

Experiência humanizada e personalizada

Diante disso, deve-se ressaltar que para garantir a fidelização e satisfação de seus pacientes em teleconsultas, é importante assegurar que toda a sua experiência de atendimento seja humanizada e personalizada, desde o momento do agendamento até o pós-teleconsulta. Para isso temos algumas dicas para você manter seu paciente satisfeito:

Personalize seu atendimento e seja cordial

A ausência do toque e da presença física do médico pode gerar uma ideia de afastamento para o paciente. A fim de evitar que isso ocorra, preste total atenção às suas queixas no momento da teleconsulta, seja gentil e crie uma relação única com cada indivíduo que passa pelo seu consultório virtual.

Um monitoramento cauteloso do paciente, envio de felicitações em datas especiais ou comemorativas e demonstração de preocupação com a família e vida pessoal do paciente são exemplos de gestos cordiais que fazem a diferença para que o indivíduo se sinta confortável e especial durante toda sua experiência na telemedicina.

Respeite horários

Não se atrase e respeite os horários: a pontualidade nos teleatendimentos é fundamental para explicitar o comprometimento do médico ao paciente. Verifique sua conexão com a internet, a funcionalidade de seu computador e a organização do ambiente em que ocorrerá a teleconsulta com antecedência, para evitar ocasionais atrasos.

Estratégias de Marketing Digital

Utilize estratégias de marketing digital para instruir e seus pacientes: o cadastro de pacientes em muitas plataformas de telemedicina contém informações como número de telefone e e-mail, use essas informações para enviar de conteúdos pertinentes e personalizados a cada paciente.

Para isso, o foco do material deve ser direcionado a individualidade de cada um, levando-se em consideração as queixas, faixa etária e contextos relatados no teleatendimento. Desta forma, sua clientela saberá que está lindando com um profissional comprometido e zeloso pelo seu bem estar.

Deixe seu paciente à vontade

Faça seus pacientes se sentirem à vontade para opinar sobre os teleatendimentos: incentive seu público a perguntar, elogiar e até mesmo criticar sua experiência com a telemedicina.

Assim você poderá mapear as forças, fraquezas e oportunidades de seu consultório virtual por meio de uma análise atualizada e exclusiva, e então posteriormente realizar as mudanças necessárias para que a qualidade de seus atendimentos seja excelente.

Mantenha-se atualizado e bem informado

A medicina requer atualização constante de seus profissionais. Afinal, novas descobertas e tecnologias como medicamentos, exames, terapias e técnicas medicas surgem a todo momento em um ritmo acelerado. Daí a importância de se acessar constantemente novos conteúdos acadêmicos de qualidade e se buscar por novas práticas validades no mercado.

Entretanto, mais importante do que apenas se manter atualizado, é manter também seus pacientes esclarecidos. Para isso você pode fazer uma página na internet para seu perfil profissional e nutri-la com materiais científicos, atualizados e interessantes que mostrem aos seus visitantes o competência de seu trabalho e a abrangência de seu conhecimento técnico.

Conheça o fluxo do paciente no aplicativo

Conheça o fluxo do paciente no aplicativo para que você possa auxilia-lo, caso necessário: a acessibilidade a novas tecnologias pode ser difícil de se alcançar para algumas pessoas. A fim de garantir que a experiência de seu paciente seja única e incrível, é importante que o médico o auxilie em todas as etapas necessárias. Portanto conheça o caminho que o paciente percorre até o momento do atendimento para que você possa guia-lo da melhor maneira possível. 

Um monitoramento cauteloso do paciente, envio de felicitações em datas especiais ou comemorativas e demonstração de preocupação com a família e vida pessoal do paciente são exemplos de gestos cordiais que fazem a diferença para que o indivíduo se sinta confortável e especial durante toda sua experiência na telemedicina.

É médico e gostaria de atender pacientes usando telemedicina? Clique no botão abaixo para começar!
Crie seu CONSULTÓRIO VIRTUAL agora mesmo!

Confira os 7 passos para começar o seu consultório virtual agora mesmo!

Atenda a qualquer hora, de qualquer lugar, até mesmo sem sair de casa!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!