Diante do contexto de pandemia, que se materializou com o surgimento da COVID-19, novas possibilidades de garantia de saúde da população foram implementadas com mais vigor. Com isso, a telemedicina surge como uma grande oportunidade de empreender na saúde e assegurar atendimento médico à população.
Entretanto, por se tratar de uma ferramenta antes não muito explorada, muitos médicos se perguntam como garantir, em suas teleconsultas, a qualidade que eles conseguem ofertar em suas consultas físicas.
Experiência humanizada e personalizada
Diante disso, deve-se ressaltar que para garantir a fidelização e satisfação de seus pacientes em teleconsultas, é importante assegurar que toda a sua experiência de atendimento seja humanizada e personalizada, desde o momento do agendamento até o pós-teleconsulta. Para isso temos algumas dicas para você manter seu paciente satisfeito:
Personalize seu atendimento e seja cordial
A ausência do toque e da presença física do médico pode gerar uma ideia de afastamento para o paciente. A fim de evitar que isso ocorra, preste total atenção às suas queixas no momento da teleconsulta, seja gentil e crie uma relação única com cada indivíduo que passa pelo seu consultório virtual.
Um monitoramento cauteloso do paciente, envio de felicitações em datas especiais ou comemorativas e demonstração de preocupação com a família e vida pessoal do paciente são exemplos de gestos cordiais que fazem a diferença para que o indivíduo se sinta confortável e especial durante toda sua experiência na telemedicina.
Respeite horários
Não se atrase e respeite os horários: a pontualidade nos teleatendimentos é fundamental para explicitar o comprometimento do médico ao paciente. Verifique sua conexão com a internet, a funcionalidade de seu computador e a organização do ambiente em que ocorrerá a teleconsulta com antecedência, para evitar ocasionais atrasos.
Estratégias de Marketing Digital
Utilize estratégias de marketing digital para instruir e seus pacientes: o cadastro de pacientes em muitas plataformas de telemedicina contém informações como número de telefone e e-mail, use essas informações para enviar de conteúdos pertinentes e personalizados a cada paciente.
Para isso, o foco do material deve ser direcionado a individualidade de cada um, levando-se em consideração as queixas, faixa etária e contextos relatados no teleatendimento. Desta forma, sua clientela saberá que está lindando com um profissional comprometido e zeloso pelo seu bem estar.
Deixe seu paciente à vontade
Faça seus pacientes se sentirem à vontade para opinar sobre os teleatendimentos: incentive seu público a perguntar, elogiar e até mesmo criticar sua experiência com a telemedicina.
Assim você poderá mapear as forças, fraquezas e oportunidades de seu consultório virtual por meio de uma análise atualizada e exclusiva, e então posteriormente realizar as mudanças necessárias para que a qualidade de seus atendimentos seja excelente.
Mantenha-se atualizado e bem informado
A medicina requer atualização constante de seus profissionais. Afinal, novas descobertas e tecnologias como medicamentos, exames, terapias e técnicas medicas surgem a todo momento em um ritmo acelerado. Daí a importância de se acessar constantemente novos conteúdos acadêmicos de qualidade e se buscar por novas práticas validades no mercado.
Entretanto, mais importante do que apenas se manter atualizado, é manter também seus pacientes esclarecidos. Para isso você pode fazer uma página na internet para seu perfil profissional e nutri-la com materiais científicos, atualizados e interessantes que mostrem aos seus visitantes o competência de seu trabalho e a abrangência de seu conhecimento técnico.
Conheça o fluxo do paciente no aplicativo
Conheça o fluxo do paciente no aplicativo para que você possa auxilia-lo, caso necessário: a acessibilidade a novas tecnologias pode ser difícil de se alcançar para algumas pessoas. A fim de garantir que a experiência de seu paciente seja única e incrível, é importante que o médico o auxilie em todas as etapas necessárias. Portanto conheça o caminho que o paciente percorre até o momento do atendimento para que você possa guia-lo da melhor maneira possível.
Um monitoramento cauteloso do paciente, envio de felicitações em datas especiais ou comemorativas e demonstração de preocupação com a família e vida pessoal do paciente são exemplos de gestos cordiais que fazem a diferença para que o indivíduo se sinta confortável e especial durante toda sua experiência na telemedicina.
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