máscaras caseiras máscaras caseiras

Máscaras caseiras: perguntas e respostas

3 minutos para ler

A falta de equipamentos para proteção individual, como máscaras, é um problema que estamos enfrentando devido ao imenso aumento da demanda por esses produtos.

Por isso, é muito importante priorizá-los para os profissionais de saúde, já que eles estão na frente de batalha e com maior risco de exposição. Mas, como ajudar na proteção da população que precisa sair de casa mesmo diante do atual cenário?

Uma solução encontrada pelo Ministério da Saúde foi o estímulo para a produção de máscaras caseiras por parte de população. Veja abaixo algumas perguntas e respostas comuns para o tema!

Usar máscaras vai impedir que eu pegue o Coronavírus?

Antes de tudo, é preciso explicar que especialistas são unânimes em afirmar que cobrir o rosto com tecidos diferentes pode reduzir, de forma significativa, as partículas com vírus que estão saindo por meio de tosses e espirros de uma pessoa infectada.

Entretanto, ao impedir a entrada do vírus o uso da máscara não se torna tão eficaz.

Como usar?

As máscaras devem cobrir totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais.

Também, não deve ser compartilhada e é importante não tocá-la quando estiver usando, pois as mãos podem contaminar a máscara, e também a máscara pode contaminar a mão caso tenha retido alguma partícula.

Qual o material mais indicado?

De acordo com o manual do Senai, as máscaras podem ser produzidas com tecido de algodão, tricoline e TNT. Segundo essa fonte, as máscaras de algodão são as mais eficientes.

Como devo tirar ou trocar a máscara?

Você deve trocar a máscara caso ela esteja suja ou úmida, devido a uso prolongado, geralmente após 2h. Para fazer a troca é necessário tirá-la, e para isso é muito importante lavar bem a mão antes, quando for remover pegar o laço ou elástico (nas laterais) e depois deixar de molho em uma mistura de água com água sanitária.

Como limpar a máscara?

Depois de deixar de molho, enxague com água corrente e lave com água e sabão. Depois deixe secar completamente, passe ferro quente e guarde em um saco plástico limpo para o próximo uso.

Quando devo descartar a máscara?

Quando apresentar sinais de desgaste ou não tiver funcionando corretamente, de acordo com as maneiras corretas de uso.

Como fazer?

No site do Senai ( https://senaicetiqt.com/acesse-os-manuais-tecnicos-para-producao-de-mascaras-alternativas/ ) há um passo-a-passo de como fazer as máscaras caseiras de diferentes maneiras. Vale a pena fazer a sua!

Referências

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/11/manual-traz-moldes-tecnicos-para-mascaras-caseiras-feitas-em-maquinario-industrial-ou-semi-industrial.ghtml

https://senaicetiqt.com/acesse-os-manuais-tecnicos-para-producao-de-mascaras-alternativas/

https://www.cdc.gov

https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46645-mascaras-caseiras-podem-ajudar-na-prevencao-contra-o-coronavirus

Texto Sávio Batista, acadêmico de medicina e estagiário Conexa.

Posts relacionados

Um comentário em “Máscaras caseiras: perguntas e respostas

Deixe um comentário