Subscribe Now

Trending News

Medicina à distância: conheça seus benefícios
Telemedicina

Medicina à distância: conheça seus benefícios

A consulta médica remota é mediada por tecnologias de informação e comunicação, entre o médico e o paciente localizados em espaços geograficamente distantes. 

Entretanto, é obrigatório a relação presencial na primeira consulta, para o estabelecimento do vínculo e empatia. 

Os avanços tecnológicos auxiliam a prática da Medicina, fornecendo educação continuada em saúde, pesquisa e fortalece medidas de prevenção e promoção da saúde. 

Ademais, o CFM relata que um dos principais benefícios dessa prática é ampliar o acesso à saúde e maximizar as medidas públicas com o cuidado à saúde.  

Quer saber mais sobre os benefícios e os aspectos relacionados à implementação da medicina à distância? Então, não deixe de ler nosso post de hoje!

Acompanhamento de forma síncrona e assíncrona

É preciso planejar se as consultas serão de forma síncrona, em tempo real ou assíncrona. É determinado um tempo determinado para as respostas das dúvidas, seja do paciente ou do profissional de saúde. 

Os serviços em tempo real possuem custo mais elevado. São necessários equipes on-line e prontamente disponíveis para responder no horário de funcionamento. 

Outra questão, é que a equipe deve ser preparada para os momentos de maior demanda ao serviço.

Redução dos custos  e melhor qualidade da prestação de serviço

Em diversos cenários geograficamente distantes há menos oferta de profissionais da saúde e com isso menos acesso presencial à assistência. Dessa forma, as principais justificativas para  a implantação de serviços da medicina são ampliação do acesso à saúde, melhor qualidade dos atendimentos e redução dos custos. 

A redução de custos ocorre pois com a telemedicina ocorre otimização do tempo dos médicos com o auxílio das tecnologias e menos tempo gasto com os deslocamentos.

Resolução das filas de espera para os atendimentos

Com a medicina à distância há melhor controle das especialidades necessárias em cada caso, e com isso ocorre um encaminhamento mais exato de qual a necessidade do paciente. Se for alguma alteração de fácil controle, é possível orientar o paciente e monitorá-lo de forma remota. 

Redução do tempo entre o diagnóstico e a intervenção terapêutica

Com a facilitação da tecnologia na saúde, o diagnóstico passa a ser precoce e assim melhores resultados com a conduta terapêutica e o risco de complicações são menores. 

4 aspectos envolvidos na implementação da telemedicina

Identificar as necessidades em saúde

É fundamental identificar as necessidades em saúde e a vulnerabilidade de cada local. Os dispositivos médicos, softwares, aplicativos são desenvolvidos na busca de um nicho de mercado, onde a sua atuação faz a diferença na determinada população.


Escolha da tecnologia

O essencial na implantação da telemedicina é avaliar a adequabilidade do cenário e a estrutura existente. O ideal é escolher a tecnologia com maior capacidade de adequação ao ambiente e a estrutura como a conectividade do local, recursos humanos, equipe técnica para o apoio.

Redução dos desfechos 

A escolha da tecnologia utilizada deve ser baseada nos desfechos primordiais como redução da mortalidade e morbidade.

Aspectos legais e éticos

O uso da tecnologia de informação e comunicação é importante para acessar, compartilhar e salvar as informações de cada paciente. No entanto, precisa ser vinculada à gestão de segurança de informação, preservando o direito do sigilo médico de todo paciente. 

Além disso, é preciso o consentimento do paciente para a teleconsulta, visto a necessidade de transmitir as informações pessoais do paciente. 

Este artigo fsobre Medicina à distância foi útil para você? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos relevantes e exclusivos como este.

Texto: Lyz Tavares

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *