Com os índices de estresse na sociedade aumentando a cada ano, tem sido um desafio para os empregadores obter uma conciliação entre a saúde, a produtividade e a satisfação dos funcionários no trabalho.

Alcançar lucros e visibilidade cada vez maiores é importante, mas garantir motivação no trabalho e fortalecer a cultura organizacional é igualmente essencial para a confiança entre todos os integrantes da empresa, visando a uma melhor credibilidade e ao triunfo da organização.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar os principais fatores que influenciam a motivação no trabalho e os benefícios que essa prática pode proporcionar para os funcionários. Acompanhe!

A motivação no ambiente de trabalho

A motivação é o fator determinante para a tomada de ações e é importante para o equilíbrio da corporação. É de conhecimento geral que um trabalhador que se sinta motivado e valorizado traz um rendimento maior para a empresa, mas ainda há dúvidas por parte dos empresários quanto aos benefícios que constam como um investimento ou gasto.

Com a contratação de funcionários, há deveres que devem ser cumpridos, e fornecer qualidade de vida no ambiente de trabalho é um deles. Mas, além dos deveres, o bem-estar de todos os membros é importante para o clima da empresa. Há diversos fatores de baixo ou nenhum custo que, quando são inseridos na organização, fazem total diferença na forma como os colaboradores trabalham e no andamento da companhia.

Para exemplificar, a seguir, elencamos alguns fatores que podem influenciar a motivação dos funcionários.

Assistência médica

O plano de saúde corporativo é um benefício bastante comum. Normalmente, é uma das vantagens que os colaboradores mais buscam antes de fazer parte de uma corporação. São oferecidas diversas opções de planos e descontos, ficando à escolha do funcionário o que melhor se encaixa em sua situação. Há lugares em que a mensalidade do plano de saúde é totalmente arcada pela empresa.

Vale-cultura

A busca por lazer e bem-estar obteve uma alta nos últimos tempos, e o vale-cultura é um benefício interessante para oferecer aos funcionários. Com esse fim, o empregador oferece um cartão magnético com um saldo disponível para a compra de livros e afins, ou fornece ingressos para eventos, como cinema, shows e teatro.

Bolsa de estudos

Muitos empregadores buscam investir na capacitação de seus funcionários para melhores resultados na empresa. Em alguns casos, a organização oferece bolsas de até 100% em cursos especializados ou em cursos extracurriculares, como inglês ou plano de carreira.

Outras formas de beneficiar seus funcionários se dão por meio de gratificações e/ou da promoção de momentos de descontração no ambiente de trabalho e fora, como um almoço especial ou um happy hour, ficando a critério de cada organização decidir a melhor forma de investir para a motivação no trabalho.

É sempre de bom grado lembrar que, ao oferecer esses benefícios aos funcionários em favor da motivação no trabalho, não se trata de um gasto sem retorno, pois, quanto mais os colaboradores se sentirem acolhidos dentro de sua corporação, mais a qualidade de vida e de trabalho aumentará, e a empresa se tornará um exemplo no mercado, atraindo olhares para novos funcionários e parcerias.

E você, gostou do nosso post? Então, aproveite a visita ao blog e leia também como a telepsicologia pode oferecer bem-estar aos funcionários e ser uma ótima aliada para a sua empresa. 

Powered by Rock Convert