Motivação no trabalho: entenda quais são os fatores e importância

motivacao no trabalho chefe motivacional

Com os índices de estresse na sociedade aumentando a cada ano, tem sido um desafio para os empregadores obter uma conciliação entre a saúde, a produtividade e a satisfação dos funcionários, ou seja motivação no trabalho.

Alcançar lucros e visibilidade cada vez maiores é importante, mas garantir motivação no trabalho e fortalecer a cultura organizacional é igualmente essencial para a confiança entre todos os integrantes da empresa, visando a uma melhor credibilidade e ao triunfo da organização.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar os principais fatores que influenciam a motivação no trabalho e os benefícios que essa prática pode proporcionar para os funcionários.

Boa leitura!

O que é motivação no trabalho?

A motivação no trabalho está relacionada com a vontade que o colaborador tem de permanecer naquele emprego, dessa forma, ela é o sentimento que move as suas ações em seu local de trabalho.

Resumindo, uma pessoa motivada tem o desejo de cumprir suas metas e com isso alcançar bons resultados, tanto por questões internas, quanto por estímulos externos.

A motivação no trabalho é extremamente importante para a dinâmica organizacional, influenciando de forma direta no comportamento da pessoa no trabalho.

Assim, quanto mais motivado o colaborador está ele irá desempenhar melhor as suas funções e ter uma produtividade maior.

Qual a diferença com a motivação organizacional?

Diferente da motivação no trabalho, a motivação organizacional é referente à estrutura empresarial e não ao colaborador em si.

Isso acontece pois ela se refere a todas as responsabilidades da empresa para manter sempre os seus funcionários motivados e gerando bons resultados.

Esse tipo de motivação é extremamente importante no local de trabalho, pelo fato de que o profissional desmotivado produz menos, rende menos e pode influenciar os seus colegas de trabalho a serem menos produtivos, o que pode ser extremamente prejudicial para a empresa.

Qual a importância da motivação no trabalho?

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Para a empresa, um funcionário desmotivado é sinônimo não somente de baixa produtividade, mas também está relacionado a um ambiente de trabalho hostil. Daí a importância da motivação no trabalho.

Isso acontece pois a falta de motivação para desempenhar as suas funções afeta de forma direta na autoestima profissional, pelo fato de se sentirem menos valiosos para a empresa e com isso eles alteram sua postura.

Assim, quando os colaboradores estão desmotivados, eles começam a procrastinar no momento de realizar suas obrigações e quando as executam elas o fazem com  menos atenção, ficando mais propícios a cometer erros.

A desmotivação também afeta o seu comprometimento e sua satisfação geral com a empresa.

Isso significa que a motivação está diretamente ligada com a produtividade, e, por isso, é muito importante manter a motivação de toda a equipe e não apenas de um único membro.

Ou seja, quanto mais motivado o empregado e a equipe estiverem, melhor será o trabalho executado.

Entretanto, esses não são os únicos benefícios de manter a equipe motivado, listamos outros benefícios, confira:

Aumento da produtividade e resultados para a empresa

O trabalhador motivado gera melhores resultados, o que é muito importante para a dinâmica da empresa, e a consequência é o aumento da produtividade.

Já que colaboradores mais unidos, com boa autoestima e motivados tendem a produzir mais e melhor.

Isso deixa claro que é extremamente importante que a empresa tenha ações que promovam a melhoria da motivação no ambiente de trabalho, pois assim elas contribuem para a melhora do serviço prestado e também para a geração de uma relação duradoura com o cliente.

Melhora a autoestima dos colaboradores

Outro grande benefício da motivação no trabalho é o aumento da autoestima e da confiança dos empregados, que se aplica tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

O profissional motivado começa a se ver de forma positiva e a se comportar de forma mais proativa, o que faz com que eles se sintam bem consigo mesmos e com os outros empregados, melhorando, assim, o clima organizacional.

Tal melhora na autoestima do colaborador gera reflexo no clima do ambiente de trabalho e na produtividade dos colaboradores, pois eles conseguem produzir mais e até mesmo passam a ter práticas mais inovadoras.

Relacionamentos interpessoais positivos

Quando o empregado está motivado desempenha melhor a sua função e começa a  se sentir bem melhor em seu ambiente de trabalho, fazendo com que ele se relacione bem com seus colegas de empresa.

O mais interessante é que tal processo também se retroalimenta pelo fato de que os empregados motivados são capazes de manter uns aos outros  sempre focados no trabalho e mais felizes na empresa.

Ou seja, motivar seus colaboradores é algo que irá contribuir positivamente no clima organizacional como um todo e pode até mesmo ajudar a estabelecer uma cultura organizacional positiva.

Trabalho em equipe

Com relacionamentos interpessoais positivos dentro da empresa, o trabalho em equipe fica muito mais fácil de ser desenvolvido.

Isso acontece pois a motivação gera um engajamento maior entre os colaboradores, aumentando assim a colaboração entre eles até mesmo nas tarefas mais simples.

Afinal, quando existe um relacionamento mais saudável entre os funcionários, é natural que eles se juntem para  produzir mais e melhor.

Além disso, com essas práticas também há uma chance significativa de haver uma diminuição de comportamentos negativos, como a fofoca no ambiente de trabalho.

Quais são os tipos de motivação profissional?

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Como já foi falado anteriormente neste artigo,  a motivação é fundamental no ambiente de trabalho, pois ela ajuda a ter uma melhor convivência  entre os empregados e com isso a produtividade se tornará maior e mais acelerada.

Entretanto, não existe somente uma forma de motivar os empregados, pois a motivação se manifesta de várias formas.

Nesse contexto, é importante citar os dois tipos de motivação principais: a intrínseca e a extrínseca.

Motivação intrínseca

A motivação intrínseca é referente à força interior de cada colaborador, o que significa que ela depende somente da pessoa que a possui, ou seja, ela é muito particular e pode variar de pessoa para pessoa.

Esse tipo de motivação, mesmo ela sendo individual, pode acabar sendo afetada por fatores internos e externos, e pode ser estimulada por objetivos, metas, sonhos e interesses pessoais.

Por esse motivo, mesmo que ela esteja mais relacionada ao empregado do que com a empresa, ela pode ser fomentada pelo ambiente de trabalho, no entanto, não depende do coletivo.

Com esse tipo de motivação é possível ter reflexos positivos que vão além do bem-estar do indivíduo e contribuem para a boa produtividade da empresa.

Motivação extrínseca

Já a motivação extrínseca é referente a fatores externos, ou seja, ela é diretamente ligada à coletividade, sendo a forma que a empresa irá se portar para motivar seus colaboradores a produzir de forma mais eficiente e eficaz.

As premiações ou bônus que a empresa oferece para os colaboradores que alcançam suas metas do mês ou da semana são ótimos exemplos de atitudes que podem ser promovidas no local de trabalho para aumentar esse tipo de motivação.

Além disso, é possível incentivar a motivação no ambiente de trabalho por meio de atividades diversificadas, treinamentos e outros benefícios para a equipe de trabalho como um todo.

No entanto, por mais que essas atividades sejam positivas, elas não podem ser o único motor de motivação, elas existem para trabalhar em conjunto com automotivação.

Como avaliar se os funcionários estão motivados?

Agora vamos explicar como pode ser feita a avaliação da motivação no trabalho para saber se os funcionários estão motivados ou não.

Produtividade diária

Como já falado anteriormente neste artigo, os empregados motivados produzem mais e melhor, e, por esse motivo, medir a produtividade diária é considerada uma boa maneira de fazer a avaliação do nível de motivação pessoal dos funcionários da empresa.

No entanto, é necessário que a empresa tome cuidado com o conceito de produtividade ao fazer isso, pois a palavra produtividade pode possuir diversos sentidos que acabam mudando de empresa para empresa e, várias vezes, não refletem a motivação dos funcionários.

Nesse cenário, uma boa forma de medir a produtividade diária dos colaboradores é criar metas diárias a que devem ser cumpridas ou então um calendário de tarefas.

Dessa forma, você irá conseguir saber se os colaboradores estão seguindo os prazos da forma correta.

Net Promoter Score

Antes de mais nada, vamos falar o que é Net Promoter Score que nada mais é uma metodologia para avaliar a satisfação de clientes que foi desenvolvida para fazer uma avaliação sobre o grau de fidelidade dos clientes para qualquer tipo de empresa.

Ela surgiu no ano de 2003 depois da publicação de Fred Reichheld, que é o Consultor da Bain & Company, na Harvard Business Review (uma revista de publicações da Universidade Harvard, nos EUA).

Ela foi explicada no artigo de nome “O número que você precisa crescer”, onde Fred informa suas descobertas, que, posteriormente, foram explicadas mais detalhadamente em seu livro “A pergunta definitiva”.

Essa metodologia é considerada indispensável para os gestores que estudam sobre a qualidade de produtos e/ou atendimento, e o referido livro explica como garantir a lealdade de seus clientes tendo como base o NPS.

O método Net Promoter Score é bem simples.

Basicamente, ele é a aplicação de um questionário breve, de somente duas perguntas, e que precisa ser respondido pelo cliente de forma bem sincera.

  • Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nosso serviço para um amigo?
  • Poderia descrever o motivo para sua nota?

A primeira pergunta gera a avaliação quantitativa, onde mostra se o cliente está satisfeito ou ou insatisfeito com sua empresa.

Com essa pontuação, os consumidores é feita a classificação dos consumidores em três diferentes níveis:

  • Promotores: que dão nota 9 ou 10, mostrando que eles tem altas chances de recomendar sua empresa;
  • Neutros: que dão nota 7 ou 8, mostrando que eles têm uma relação regular com a empresa, e que há pontos a serem melhorados;
  • Detratores: que dão nota de 0 a 6, mostrando que os clientes não estão contentes com sua empresa, o que pode levá-los a fazer uma propaganda negativa.

Enquanto a segunda pergunta é mais aberta e qualitativa, e tem por objetivo a obtenção de insights acerca das estratégias que estão dando certo, bem como as que necessitam de correção.

Retenção de funcionários

Outra métrica interessante para medir a motivação dos funcionários é a retenção de funcionários na empresa.

Altos níveis de turnover é um enorme indicativo de insatisfação por parte dos funcionários, já que funcionários infelizes provavelmente não estão motivados.

Com um mercado cada vez mais competitivo, encontrar bons profissionais disponíveis é cada vez mais complicado.

Por isso, muitas organizações entendem que a melhor prática é investir na equipe para reter seus talentos.

Essa é uma importante vantagem da gestão de benefícios. Em 2022 os trabalhadores estarão muito mais focados em qualidade de vida e realização profissional. Portanto oferecer bons salários já não é suficiente para fidelizar sua equipe.

É preciso elevar o nível de satisfação e de qualidade de vida no ambiente de trabalho. E se os benefícios forem extensivos aos familiares, o resultado é melhor ainda.

Clima organizacional

Não há nada pior que trabalhar em um ambiente de trabalho negativo para atrapalhar sua motivação do dia a dia. Um clima organizacional desagradável ou competitivo pode causar altos níveis de estresse e insatisfação com o trabalho.

Isso acontece pois o clima organizacional é o conjunto de uma série de fatores, como os sentimentos e as percepções que as pessoas têm em relação ao local de trabalho.

Eles podem ser positivos ou negativos, bem como seus impactos podem gerar bom desempenho ou não na empresa.

Esses elementos incluem a forma com que os trabalhadores se relacionam; como trabalham; níveis de comprometimento, de motivação e até de produtividade.

As melhorias devem ser contínuas em busca de tornar favorável o ambiente organizacional.

Essa tarefa deve ser de responsabilidade do recursos humanos (RH) e também dos líderes de departamentos. Para melhorar esse clima é importante que a empresa adote ferramentas de avaliação periódica como as pesquisas de clima organizacional.

Por meio de questionário bem elaborado, os  funcionários apontam o que funciona e o que precisa ser melhorado.

A partir dos resultados o RH deve criar estratégias para poder elevar os índices de satisfação, de promoção de talentos e de crescimento.

Como aumentar a motivação dos colaboradores?

motivacao no trabalho colegas trabalho

A motivação é o fator determinante para a tomada de ações e é importante para o equilíbrio da corporação.

É de conhecimento geral que um trabalhador que se sinta motivado e valorizado traz um rendimento maior para a empresa, mas ainda há dúvidas por parte dos empresários quanto aos benefícios que constam como um investimento ou gasto.

Com a contratação de funcionários, há deveres que devem ser cumpridos, e fornecer qualidade de vida no ambiente de trabalho é um deles.

Mas, além dos deveres, o bem-estar de todos os membros é importante para o clima da empresa.

Há diversos fatores de baixo ou nenhum custo que, quando são inseridos na organização, fazem total diferença na forma como os colaboradores trabalham e no andamento da companhia.

Para exemplificar, a seguir, elencamos alguns fatores que podem influenciar a motivação dos funcionários.

Assistência médica

O plano de saúde corporativo é um benefício bastante comum. Normalmente, é uma das vantagens que os colaboradores mais buscam antes de fazer parte de uma corporação.

São oferecidas diversas opções de planos e descontos, ficando à escolha do funcionário o que melhor se encaixa em sua situação. Há lugares em que a mensalidade do plano de saúde é totalmente arcada pela empresa.

Vale-cultura

A busca por lazer e bem-estar obteve uma alta nos últimos tempos, e o vale-cultura é um benefício interessante para oferecer aos funcionários.

Com esse fim, o empregador oferece um cartão magnético com um saldo disponível para a compra de livros e afins, ou fornece ingressos para eventos, como cinema, shows e teatro.

Bolsa de estudos

Muitos empregadores buscam investir na capacitação de seus funcionários para melhores resultados na empresa.

Em alguns casos, a organização oferece bolsas de até 100% em cursos especializados ou em cursos extracurriculares, como inglês ou plano de carreira.

Outras formas de beneficiar seus funcionários se dão por meio de gratificações e/ou da promoção de momentos de descontração no ambiente de trabalho e fora, como um almoço especial ou um happy hour, ficando a critério de cada organização decidir a melhor forma de investir para a motivação no trabalho.

Investir em capacitações e atividades extras

Não existe nada que motive mais o colaborador do que incentivar ele a aprender algo novo que mude a dinâmica no ambiente de trabalho.

Assim, oferecer treinamentos para capacitação e cursos são ótimas ferramentas que o RH pode usar para aumentar a motivação na empresa.

Mas lembre-se de fazer com que essas formações sejam um momento dinâmico e propício para a integração.

Criar um relacionamento

Lembre-se que o empregado passa a maior parte do seu dia no local de trabalho, por este motivo é muito importante construir relacionamentos saudáveis.

Tais relacionamentos farão com que o ambiente de trabalho seja mais harmonioso e produtivo, fazendo todos se manterem sempre motivados.

Oferecer um ambiente de trabalho favorável

Criar um ambiente de trabalho confortável com decoração, cores e organização do ambiente ajuda o colaborador a se manter motivado.

Quem nunca escutou pessoas dizendo que “amam a empresa” em que estão.

Por isso, sempre mantenha um ambiente de trabalho agradável e que forneça alguns momentos de prazer para aquele colaborador.

Dar feedbacks

O feedback é uma das maiores ferramentas de crescimento para qualquer empresa. Isso porque ela motiva os colaboradores e ajuda a melhorar os processos.

Ele  é o ato de conversas com os colaboradores, mostrando os erros e acertos de cada um, ou seja, é um retorno que a equipe recebe a partir de um projeto ou tarefa executada.

Esse feedback pode ser negativo ou positivo, aqui iremos focar nos aspectos e na contribuição do feedback positivo.

Portanto, trata-se de reconhecer e elogiar um comportamento ou tarefa realizada conforme o esperado ou que superou o esperado.

Em geral o feedback é dado pelo líder da equipe ou por alguma autoridade dentro do funcionamento do local de trabalho.

Assim, o líder mostra exemplos e metas alcançadas pelo colaborador em questão, e faz uma análise sobre cada uma delas, enfatizando os pontos fontes.

O objetivo desta prática é manter o funcionário motivado, entender todos os fatores que levaram a um bom resultado final e manter o bom comportamento e desempenho do colaborador a maior parte do tempo.

Como manter a motivação no trabalho?

Como visto no decorrer deste artigo, a  motivação é uma questão de mudança de perspectiva.

Entretanto, modificar esse cenário pode não ser tão fácil, e, por esse motivo, existem estudos dedicados à ciência da motivação e o que realmente está por trás dela, o que é de grande ajuda para tomar ações reais nesse sentido.

Assim, para manter a equipe sempre motivada se atente a esses três itens:

  • Tenha visão;
  • Estabeleça metas;
  • Valorize as conquistas.

Qual é o papel do líder na motivação no trabalho?

Como já falado anteriormente, manter o colaborador motivado é uma tarefa difícil, e, várias vezes, mesmo se tratando de fatores internos, ela exige um esforço coletivo.

A motivação em equipe também é uma coisa bem difícil de se fazer, e é nesse momento que surge uma figura importante que contribui tanto para a motivação coletiva quanto para a individual: o líder.

É ele quem deve criar uma metodologia que consiga superar as dificuldades do dia a dia e driblar a desmotivação da rotina.

Além disso, o líder deve dar o bom exemplo, e por esse motivo ele deve saber lidar, primeiramente, com a desmotivação individual.

Outro ponto importante é que o líder deve acompanhar o nível de motivação no trabalho de seus colaboradores.

Por isso, ao ser o líder de uma equipe, você deve saber lidar com os níveis de motivação e desmotivação de seus colaboradores.

Qual é o papel do RH na motivação no trabalho?

Existem alguns fatores que irão influenciar diretamente no nível de satisfação dos empregados, podemos citar alguns:

  • Ambiente de trabalho harmonioso e acolhedor;
  • Líderes que incentivam e empoderam seus liderados;
  • Autonomia e espaço para opiniões e novas ideias;
  • Reconhecimento da importância do trabalho a nível de equipe e individual;
  • Feedbacks constantes e orientação profissional.

Com isso em mente, o departamento de Recursos Humanos consegue criar estratégias que ajudam a  tornar os colaboradores sempre motivados e, consequentemente, mais produtivos e satisfeitos ao realizar suas atividades laborais.

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Conclusão

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Como foi possível notar no decorrer deste artigo, é muito importante manter os colaboradores motivados para, pois, dessa forma, eles serão mais produtivos o que irá beneficiar a empresa.

Alguns exemplos bem comuns de como motivar o colaborador são: um elogio ao bom trabalho, um “grito” para avisar toda a equipe que mais uma meta foi batida, ou até mesmo dar um prêmio simbólico. Isso mostra que todos estão no caminho certo!

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e aprendido mais sobre motivação no trabalho e agora saiba como elevar a produtividade da sua equipe.

Continue com a Conexa Saúde e saiba muito mais.

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