Novembro azul: conscientização pode salvar vidas

Quando o assunto é prevenção é fato que as mulheres têm uma tendência maior de monitorar a saúde desde cedo. Talvez até por uma questão cultural, ainda hoje, alguns homens só costumam atentar para isso em situações extremas.

Felizmente esse comportamento vem mudando ao longo dos tempos, mas pode e deve melhorar. A mudança se deve principalmente a campanhas que incentivam o autocuidado, como o Novembro Azul.

A iniciativa tem o objetivo de alertar esse púbico quanto à prevenção do câncer de próstata através da massificação de informação, combatendo o preconceito e desmistificando antigos tabus que atrapalham a descoberta precoce da doença.

Quer conhecer a campanha e saber como se prevenir ou incentivar quem você ama a se cuidar? Então continue a leitura…

Campanha

Considerada umas das iniciativas de conscientização mais importantes do mundo, o Novembro Azul nasceu no Brasil, em 2011. Foi inspirada no movimento australiano Movember (Moustache/ November, o Bigode/Novembro).

A campanha foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e rapidamente ganhou repercussão e apoio de várias instituições governamentais, ONGs, empresas e sociedade civil, transformando-se numa grande mobilização pela saúde masculina.

Sua atuação tem como principal objetivo promover a mudança de comportamento dos homens no que se refere a consultas médicas e exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Números

A preocupação faz todo o sentido diante do alto número de casos registrados no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer esse é o segundo tipo mais comum masculino, perdendo apenas para o de pele.

E as estimativas não são nada animadoras, estando previstos 68 mil novos diagnósticos e 13 mil mortes por ano, diz o INCA. É um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Alguns tumores podem crescer rapidamente atingindo outros órgãos e podendo levar à morte. Mas a maioria cresce lentamente (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³), o que faz com que o monitoramento através de exames aumente a chance de descoberta precoce.

Chance de cura

Assim como o câncer de mama – como já falamos aqui no blog – o de próstata tem chance de cura superior a 90% se descoberto em sua fase inicial. Mas para isso é preciso ser vigilante e não descuidar dos cuidados preventivos.

Muitas vezes a falta de informação e até o preconceito faz com que o púbico masculino deixe de lado procedimentos simples, rápidos e indolores que são fundamentais para a identificação da doença.

Como forma de combater esse comportamento o instituto criador da campanha trabalha em três pilates: diálogo, autoconhecimento e promoção do bem-estar.

Detecção precoce

Conscientizar os homens da necessidade dos exames periódicos é um dos desafios da campanha, pois ainda há preconceito quando se fala sobre o exame de próstata, apesar de ser um dos mais importantes para esse rastreamento.

A investigação pode ser feita também através de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença ou exames periódicos nos grupos de risco.

Os exames são o de toque retal e o de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico), recomendados a homens partir de 50 anos, ou 45 anos para aqueles com histórico familiar ou afrodescendentes.

Sintomas

Alguns sintomas também podem ser levados em consideração em caso de suspeita da doença:

– Dificuldade de urinar
– Diminuição do jato de urina
– Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
– Sangue na urina

Lembrando que na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.

Conscientização

Informação e prevenção são grandes aliadas da saúde, não só para o diagnóstico do câncer de próstata, mas para o bem estar geral. Por isso é importante estar vigilante e com os exames em dia.

A saúde é mais importante do que qualquer preconceito. Quebrar essas barreiras é um ato de amor por si pelas pessoas que amamos.

Por isso a campanha propaga o discurso do autocuidado e da autoestima, plantando a semente dela ser nosso bem mais valioso e merecer atenção especial.

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